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Praças de Pedágio na BR-040 começam a operar amanhã

A partir de 0h de 30 de julho, 9 praças de pedágio da BR-040, localizadas no trecho de 936,8 quilômetros entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), iniciarão a operação de arrecadação, conforme autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A tarifa começará a ser aplicada após15 meses de investimentos em obras de modernização e recuperação da rodovia e da oferta de uma série de serviços aos usuários.

CRONOGRAMA DA OPERAÇÃO

Conforme autorização da ANTT, inicialmente, 9 das 11 praças de pedágio começarão a operar no dia 30 de julho:

Praças

Início da Arrecadação

Praça 1 – Cristalina/GO, km 93

00h do dia 30/7

Praça 2 – Paracatu/MG, km 18

Praça 3 – Lagoa Grande/MG, km 91

Praça 4 – João Pinheiro/MG, km 172

Praça 5 – São Gonçalo do Abaeté/MG, km 254

Praça 6 – Felixlândia/MG, km 328

Praça 7 – Curvelo/MG, km 405

Praça 8 – Capim Branco/MG, km 487

Praça 11 – Barbacena/MG, km 714

O início da operação das praças de pedágio 9 (Itabirito/MG) e 10 (Conselheiro Lafaiete/MG), previstas no contrato de concessão, aguarda a autorização da ANTT. O funcionamento delas também será precedido de 10 dias de operação assistida e amplamente divulgado pela Via 040.

TARIFA

A tarifa básica do pedágio é de R$ 4,60. A tabela abaixo traz as tarifas por categoria de veículo:

PAGAMENTO AUTOMÁTICO

O usuário que desejar pode agilizar a passagem pelas praças de pedágio usando o sistema de pagamento automático. O modelo funciona a partir da instalação de um equipamento (chamado de TAG) no interior do veículo, geralmente no para-brisa, que permite a abertura da cancela sem a necessidade de parada nas cabines.

A cobrança é feita por meio de uma fatura enviada mensalmente ao usuário. As empresas credenciadas pela ANTT são Auto Expresso, ConectCar e Sem Parar. O dispositivo pode ser adquirido diretamente junto às empresas, em postos de combustível e pontos de venda dessas marcas ao longo da rodovia.

ORIENTAÇÕES

Os usuários devem ficar atentos a algumas dicas para que trafeguem de maneira ágil e segura pelas praças de pedágio. A Via 040 reforça a importância do respeito à sinalização, como no caso da velocidade máxima permitida na praça de pedágio (40 km/h) e da distância de segurança que deve ser respeitada entre os veículos (30 metros). Os motoristas devem respeitar a sinalização para que usem as pistas adequadas na praça de pedágio, como no caso das faixas exclusivas para pagamento automático, que estarão acessíveis àqueles que já possuem o dispositivo eletrônico instalado no veículo.

No caso do pagamento direto, é recomendável que os usuários tenham o dinheiro separado antes de chegarem às cabines de cobrança, o que agiliza o atendimento e evita retenções.

FATOS E DADOS

1 – Quantos empregos foram gerados pelas praças de pedágio?

Para atender aos usuários, foram contratados 381 colaboradores que atuarão diretamente na operação de arrecadação. As equipes passaram por capacitação, com vistas a prestarem um atendimento ágil e de qualidade.

A projeção é de que, nos próximos quatro anos de intervenções e serviços, a modernização da BR-040 gere cerca de 6,5 mil vagas de empregos no pico das obras, direta e indiretamente. As contratações ocorrem preferencialmente nos municípios que abrigam as praças de pedágio, o que acaba gerando renda e dinamizando as economias locais.

2 – Quais melhorias já foram executadas pela Via 040?

A autorização da ANTT para início da arrecadação do pedágio foi concedida mediante a realização de diversas melhorias na BR-040. Abaixo, alguns exemplos do trabalho desenvolvido pela Concessionária:

  • Duplicação de 56,3 quilômetros da rodovia na primeira etapa de obras, em Goiás e Minas Gerais;
  • Recuperação de cerca de 700 quilômetros de pavimento;
  • Reforma de 204 pontes e viadutos;
  • Revitalização da sinalização horizontal, com pintura de 4.403 quilômetros de faixas nas pistas de rolamento;
  • Instalação de 12.125 placas de sinalização;
  • Instalação de 292.383 tachas refletivas (olhos de gato) na rodovia;
  • Implantação de 122 mil metros de defensas metálicas nas margens e canteiros centrais das pistas;
  • Construção 3.200 metros de barreiras rígidas;
  • Instalação de 10 painéis de mensagens variáveis na rodovia;
  • Instalação de 20 novos radares;
  • Recolhimento de um volume de resíduos na rodovia equivalente a 2.108 caminhões, como entulho, massa verde, pneus, etc.;
  • Manutenção completa do sistema de drenagem da rodovia, com limpeza de 680 bueiros e de 520 quilômetros de valetas.

3 – Quais serviços a Via 040 oferece aos usuários da BR-040?

Os usuários contam, desde outubro de 2014, com serviços 24 horas por dia, sete dias por semana, que incluem atendimento médico de emergência, socorro mecânico, inspe ção viária, combate a incêndios e recolhimento e afugentamento de animais. Até o momento, foram realizados mais de 54 mil atendimentos aos usuários. A estrutura empenhada é composta por:

  • 29 ambulâncias;
  • 35 guinchos;
  • 23 viaturas de inspeção rodoviária;
  • 6 caminhões-pipa;
  • 6 veículos especiais para recolhimento de animais;
  • 21 postos de atendimento ao usuário.

AVISO DE PRIVACIDADE

1. DIRETRIZES E ABRANGÊNCIA

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3.3 Armazenamento de Dados e Informações

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    1. Prestador de serviços ou parceiro comercial realizando tratamento de dados pessoais em nome e no interesse da ABCR, como seu operador de dados pessoais;
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Também poderão ser compartilhados quando a ABCR tiver obtido o livre, inequívoco e expresso consentimento do titular para o compartilhamento de dados.

5. MEDIDAS DE SEGURANÇA

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6. DIREITOS DOS TITULARES

Os titulares de dados pessoais podem exercer a qualquer momento os seguintes direitos, em conformidade com a Lei de Proteção de Dados Pessoais e nos limites nela dispostos, mediante solicitação:

  • Confirmação da existência de tratamento dos Dados Pessoais;
  • Acesso aos Dados Pessoais;
  • Correção de Dados Pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD;
  • Portabilidade dos Dados Pessoais para outro fornecedor de um serviço ou produto, sujeito à regulamentação da autoridade nacional;
  • Solicitação de apagamento ou anonimização dos Dados Pessoais tratados com base no seu consentimento, exceto quando a lei autorizar a manutenção destes dados por outro fundamento;
  • Informações sobre as entidades públicas e privadas com as quais a ABCR tenha realizado o uso compartilhado dos seus Dados Pessoais;
  • Informações sobre a possibilidade de não dar consentimento ao tratamento dos seus Dados Pessoais e sobre as consequências de tal ação; e
  • Revogação seu consentimento, quando o tratamento tenha sido feito com base no consentimento do titular.

6.1 Como exercer os seus direitos?

A ABCR facilitará o exercício de direitos pelos titulares sempre que possível e nos termos da lei. A associação possui um canal de comunicação específico para gerenciar as comunicações com titulares e possibilitar o exercício de direitos.

Poderão ser feitas sugestões, reclamações e solicitações de informação relacionadas ao tratamento de dados pessoais, inclusive para o exercício dos direitos indicados no presente documento e garantidos pela legislação nacional por meio do e-mail privacidade@abcr.org.br ou pelo seguinte endereço, aos cuidados do Encarregado de proteção de Dados Pessoais: Rua Geraldo Flausino Gomes, 61 Conj 61, Brooklin, Cep 04575-060, SP/SP.

A ABCR poderá coletar informações para fins de confirmação da identidade do titular de dados solicitante, na medida de seu interesse e sua segurança.

7. HIPERLINKS PARA OUTROS SITES

O site da ABCR pode incluir links para sites de terceiros ou para outras aplicações de softwares ou plug-ins. A ABCR não é responsável pelo conteúdo ou funcionalidade de nenhum site externo. Caso um site externo solicite dados pessoais, tais informações serão tratadas conforme a política de privacidade de tal site e não conforme este aviso.

8. ATUALIZAÇÕES AO AVISO DE PRIVACIDADE

O presente Aviso de Privacidade poderá ser atualizado periodicamente, sem qualquer aviso prévio e/ou comunicação. É recomendável que o visitante sempre confira as atualizações indicadas pela data de atualização.

Todas as alterações deverão ser consideradas como de aplicação e vigência imediata.

Este termo foi atualizado em julho de 2022.

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