ÍNDICE ABCR
O Índice ABCR é calculado com base no fluxo total de veículos que passa pelas praças pedagiadas.
Em 2012, o Índice foi incorporado ao cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), pelo IBGE, o que reforça sua grande relevância como indicador econômico.
- Brasil
- São Paulo
- Rio de Janeiro
Índice ABCR cresce 0,8% em janeiro
São Paulo, 10 de fevereiro de 2025 – O Índice ABCR referente a janeiro de 2025 apresentou alta de 0,8% na comparação dessazonalizada com dezembro. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria. Mantida a comparação dessazonalizada, o resultado decorreu da alta de 3,3% de veículos pesados em contraste com a redução de 0,3% de veículos leves.
Comparado ao mesmo período do ano passado, o índice total avançou 2,6%, devido ao crescimento de 2,5% de leves e 2,7% de pesados.
Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 3,4%, fruto do aumento de 3,1% de veículos leves e 4,3% de pesados.
“O desempenho de janeiro reflete a recuperação parcial do tráfego de veículos pesados, cujo crescimento compensou a leve queda no tráfego de veículos leves, mantendo a comparação livre de efeitos sazonais. Do ponto de vista econômico, o resultado sugere uma tendência gradual de desaquecimento da atividade econômica, em razão dos efeitos iniciais da política monetária restritiva, que impõe menor ímpeto à demanda e investimentos industriais. Entretanto, vale destacar que os efeitos de calendário acentuaram essa dinâmica nos últimos resultados, especialmente em dezembro. Ainda assim, o fluxo do segmento segue em nível histórico elevado, sustentado principalmente pelas condições aquecidas do mercado de trabalho”, comentam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Gonçalves.
“O fluxo de veículos leves recuou pelo segundo mês consecutivo, considerando a métrica dessazonalizada. O segmento também apresenta uma dinâmica errática que sugere uma perda de desempenho, embora se mantenha historicamente elevado, apenas 0,6% abaixo do maior patamar da série histórica (nov/24). Do ponto de vista macroeconômico, os sinais iniciais de perda de tração refletem as limitações das condições financeiras e o menor impulso das transferências de renda governamentais, em um contexto de inflação pressionada. Esses fatores tendem a impactar negativamente as decisões de viagens a passeio e lazer. De toda forma, a contínua expansão da massa de rendimentos do trabalho segue oferecendo suporte para que o indicador se mantenha em patamar elevado”, completam.
Leves
Pesados
Total
01/25 | 01/24
01/2025 | 01/2024
2,5%
2,7%
2,6%
01/25 | 12/24
COM AJUSTE SAZONAL
01/2025 | 12/2024
C/ AJUSTE SAZONAL
-0,3%
3,3%
0,8%
ÚLTIMOS DOZE MESES
ÚLTIMOS DOZE MESES
3,1%
4,3%
3,4%
ACUMULADO NO ANO
ACUMULADO NO ANO
2,9%
4,6%
3,3%
Em São Paulo, Índice ABCR cresce 0,7% em janeiro
Em São Paulo, o fluxo pedagiado total de veículos cresceu 0,7% em janeiro na comparação dessazonalizada. Mantida a comparação livre de efeitos sazonais, o segmento de leves teve modesta alta de 0,3% e pesados aumentou 4,5%.
Em relação ao mesmo período de 2024, o índice total aumentou 2,1%. O fluxo pedagiado de veículos pesados cresceu 2,0% e veículos leves mostrou alta de 2,5%.
Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 2,1%, fruto do aumento de 2,0% de veículos leves e 2,5% de pesados.
Leves
Pesados
Total
01/25 | 01/24
01/2025 | 01/2024
2,0%
2,5%
2,1%
01/25 | 12/24
COM AJUSTE SAZONAL
01/2025 | 12/2024
C/ AJUSTE SAZONAL
0,3%
4,5%
0,7%
ÚLTIMOS DOZE MESES
ÚLTIMOS DOZE MESES
2,0%
2,5%
2,1%
ACUMULADO NO ANO
ACUMULADO NO ANO
2,9%
5,1%
3,4%
No Rio de Janeiro, Índice ABCR cresce 0,9% em janeiro
No Rio de Janeiro, o fluxo total cresceu 0,9% comparado a dezembro na série dessazonalizada. O resultado decorreu do crescimento de 1,0% de leves, enquanto pesados manteve estabilidade (-0,1%).
Na comparação com janeiro de 2024, o índice total registrou alta de 4,7%. O resultado foi determinado pela alta de 3,7% de pesados, em maior intensidade, e 4,9% de leves, mantida a comparação interanual.
Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 4,7%, fruto do aumento de 4,9% de veículos leves e 3,7% de pesados.
Leves
Pesados
Total
01/25 | 01/24
01/2025 | 01/2024
4,9%
3,7%
4,7%
01/25 | 12/24
COM AJUSTE SAZONAL
01/2025 | 12/2024
C/ AJUSTE SAZONAL
1,0%
-0,1%
0,9%
ÚLTIMOS DOZE MESES
ÚLTIMOS DOZE MESES
4,9%
3,7%
4,7%
ACUMULADO NO ANO
ACUMULADO NO ANO
1,6%
6,1%
2,4%
Quanto maior o nível de atividade, maiores serão os deslocamentos, e vice-versa:
Medir os deslocamentos nas rodovias é
uma forma de, indiretamente, captar:
- Atividade econômica
- Produção
- Consumo da população
- Investimento
Relação com:
– Consumo da população
– Renda disponível
– Emprego
O fluxo de cargas aumenta na medida que as pessoas estão com poder de compra e consumo.
Veículos Pesados
Caminhões, ônibus e tratores
Relação com:
– Volume de produção
– Indústria agrícola
O fluxo de cargas aumenta na medida em que a produção cresce no País
Como é calculado o Índice ABCR
O passar dos anos mostrou a grande relevância do Índice ABCR na análise conjuntural da economia brasileira, dado que é um indicador de alta frequência e que se correlaciona com indicadores econômicos relevantes, como o PIB, a produção na indústria, as vendas no comércio varejista, os salários, entre outros.
O Índice ABCR considera apenas o fluxo das rodovias sob concessão privada. A ABCR e a Tendências Consultoria Integrada não calculam números-índices para cada concessionária. O cálculo é feito com base no fluxo de cada concessionária, mas o número-índice é calculado apenas para o país, índice agregado Brasil, estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O Índice ABCR é dessazonalizado com base no método X-12 ARIMA. Trata-se de combinação de uma regressão linear da função média com a regressão para os termos de erro, que são modelados segundo um modelo ARIMA. O processo de modelagem ARIMA faz uma projeção da série analisada para trás e para frente, escolhendo a especificação que resulta na melhor aderência; o resultado é uma maior confiabilidade para os resultados mais recentes e uma maior suavização da série ao longo da amostra. O X-12 permite outros avanços, como:
- a inclusão do efeito de dias úteis;
- efeitos do tipo ano bissexto;
- detecção automática de outliers;
- mudanças de nível ao longo das séries;
- escolha automática da forma de decomposição da série.
No procedimento, foram considerados, ainda, efeitos específicos para o calendário brasileiro. Quando ocorre a entrada de novas praças, para evitar distorções nas variações, as informações são computadas, porém não entram no cálculo do indicador até que ocorra uma nova revisão da base, quando houver dados disponíveis para dois anos ou mais, possibilitando observar um padrão sazonal. Quando há mudança de cobrança (unidirecional ou bidirecional) são utilizados ajustes para corrigir as distorções geradas. O padrão utilizado é a cobrança bidirecional.
COMO É CALCULADO O ÍNDICE ABCR
O passar dos anos mostrou a grande relevância do Índice ABCR na análise conjuntural da economia brasileira, dado que é um indicador de alta frequência e que se correlaciona com indicadores econômicos relevantes, como o PIB, a produção na indústria, as vendas no comércio varejista, os salários, entre outros.
O Índice ABCR considera apenas o fluxo das rodovias sob concessão privada. A ABCR e a Tendências Consultoria Integrada não calculam números-índices para cada concessionária. O cálculo é feito com base no fluxo de cada concessionária, mas o número-índice é calculado apenas para o país, índice agregado Brasil, estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
O Índice ABCR é dessazonalizado com base no método X-12 ARIMA. Trata-se de combinação de uma regressão linear da função média com a regressão para os termos de erro, que são modelados segundo um modelo ARIMA. O processo de modelagem ARIMA faz uma projeção da série analisada para trás e para frente, escolhendo a especificação que resulta na melhor aderência; o resultado é uma maior confiabilidade para os resultados mais recentes e uma maior suavização da série ao longo da amostra. O X-12 permite outros avanços, como:
- a inclusão do efeito de dias úteis;
- efeitos do tipo ano bissexto;
- detecção automática de outliers;
- mudanças de nível ao longo das séries;
- escolha automática da forma de decomposição da série.
No procedimento, foram considerados, ainda, efeitos específicos para o calendário brasileiro. Quando ocorre a entrada de novas praças, para evitar distorções nas variações, as informações são computadas, porém não entram no cálculo do indicador até que ocorra uma nova revisão da base, quando houver dados disponíveis para dois anos ou mais, possibilitando observar um padrão sazonal. Quando há mudança de cobrança (unidirecional ou bidirecional) são utilizados ajustes para corrigir as distorções geradas. O padrão utilizado é a cobrança bidirecional.
- BR
- SP
- RJ
Índice ABCR cresce 0,8% em janeiro
São Paulo, 10 de fevereiro de 2025 – O Índice ABCR referente a janeiro de 2025 apresentou alta de 0,8% na comparação dessazonalizada com dezembro. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria. Mantida a comparação dessazonalizada, o resultado decorreu da alta de 3,3% de veículos pesados em contraste com a redução de 0,3% de veículos leves.
Comparado ao mesmo período do ano passado, o índice total avançou 2,6%, devido ao crescimento de 2,5% de leves e 2,7% de pesados.
Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 3,4%, fruto do aumento de 3,1% de veículos leves e 4,3% de pesados.
“O desempenho de janeiro reflete a recuperação parcial do tráfego de veículos pesados, cujo crescimento compensou a leve queda no tráfego de veículos leves, mantendo a comparação livre de efeitos sazonais. Do ponto de vista econômico, o resultado sugere uma tendência gradual de desaquecimento da atividade econômica, em razão dos efeitos iniciais da política monetária restritiva, que impõe menor ímpeto à demanda e investimentos industriais. Entretanto, vale destacar que os efeitos de calendário acentuaram essa dinâmica nos últimos resultados, especialmente em dezembro. Ainda assim, o fluxo do segmento segue em nível histórico elevado, sustentado principalmente pelas condições aquecidas do mercado de trabalho”, comentam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Gonçalves.
“O fluxo de veículos leves recuou pelo segundo mês consecutivo, considerando a métrica dessazonalizada. O segmento também apresenta uma dinâmica errática que sugere uma perda de desempenho, embora se mantenha historicamente elevado, apenas 0,6% abaixo do maior patamar da série histórica (nov/24). Do ponto de vista macroeconômico, os sinais iniciais de perda de tração refletem as limitações das condições financeiras e o menor impulso das transferências de renda governamentais, em um contexto de inflação pressionada. Esses fatores tendem a impactar negativamente as decisões de viagens a passeio e lazer. De toda forma, a contínua expansão da massa de rendimentos do trabalho segue oferecendo suporte para que o indicador se mantenha em patamar elevado”, completam.
Leves
Pesados
Total
01/25 | 01/24
01/2025 | 01/2024
2,5%
2,7%
2,6%
01/25 | 12/24
COM AJUSTE SAZONAL
01/2025 | 12/2024
C/ AJUSTE SAZONAL
-0,3%
3,3%
0,8%
ÚLTIMOS DOZE MESES
ÚLTIMOS DOZE MESES
3,1%
4,3%
3,4%
ACUMULADO NO ANO
ACUMULADO NO ANO
2,9%
4,6%
3,3%
Em São Paulo, Índice ABCR cresce 0,7% em janeiro
Em São Paulo, o fluxo pedagiado total de veículos cresceu 0,7% em janeiro na comparação dessazonalizada. Mantida a comparação livre de efeitos sazonais, o segmento de leves teve modesta alta de 0,3% e pesados aumentou 4,5%.
Em relação ao mesmo período de 2024, o índice total aumentou 2,1%. O fluxo pedagiado de veículos pesados cresceu 2,0% e veículos leves mostrou alta de 2,5%.
Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 2,1%, fruto do aumento de 2,0% de veículos leves e 2,5% de pesados.
Leves
Pesados
Total
01/25 | 01/24
01/2025 | 01/2024
2,0%
2,5%
2,1%
01/25 | 12/24
COM AJUSTE SAZONAL
01/2025 | 12/2024
C/ AJUSTE SAZONAL
0,3%
4,5%
0,7%
ÚLTIMOS DOZE MESES
ÚLTIMOS DOZE MESES
2,0%
2,5%
2,1%
ACUMULADO NO ANO
ACUMULADO NO ANO
2,9%
5,1%
3,4%
No Rio de Janeiro, Índice ABCR cresce 0,9% em janeiro
No Rio de Janeiro, o fluxo total cresceu 0,9% comparado a dezembro na série dessazonalizada. O resultado decorreu do crescimento de 1,0% de leves, enquanto pesados manteve estabilidade (-0,1%).
Na comparação com janeiro de 2024, o índice total registrou alta de 4,7%. O resultado foi determinado pela alta de 3,7% de pesados, em maior intensidade, e 4,9% de leves, mantida a comparação interanual.
Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 4,7%, fruto do aumento de 4,9% de veículos leves e 3,7% de pesados.
Leves
Pesados
Total
01/25 | 01/24
01/2025 | 01/2024
4,9%
3,7%
4,7%
01/25 | 12/24
COM AJUSTE SAZONAL
01/2025 | 12/2024
C/ AJUSTE SAZONAL
1,0%
-0,1%
0,9%
ÚLTIMOS DOZE MESES
ÚLTIMOS DOZE MESES
4,9%
3,7%
4,7%
ACUMULADO NO ANO
ACUMULADO NO ANO
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6,1%
2,4%