A MGO Rodovias – Concessionária de Rodovias Minas Gerais Goiás S.A. completou ontem, 08/01/2017, três anos de administração da BR-050, os primeiros de um contrato de concessão de 30 anos firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT em 5 de dezembro de 2013.
Nesse período, quem trafega pela rodovia percebe que muita coisa mudou. A concessionária investiu mais de R$ 560 milhões em melhorias significativas, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários. A execução diária de serviços de conservação e sinalização; obras de melhoria e ampliação da rodovia; e a operação de tráfego na BR-050 marcam a presença da MGO Rodovias nos 436,6 quilômetros sob concessão, de Cristalina, em Goiás, a Delta, em Minas Gerais.
Considerada uma das principais vias de ligação entre o Distrito Federal e São Paulo, a BR-050 percorre municípios de atividade agroindustrial e comércio atacadista e recebe, diariamente, uma média de 50 mil veículos. Para atender a esses motoristas e a todos os usuários da rodovia, com excelência na prestação de serviços e em infraestrutura rodoviária, a concessionária emprega direta e indiretamente mais de 1.500 pessoas, gerando renda e estímulos à economia dos municípios na sua área de atuação.
Investimentos de curto e longo prazos
Com esse compromisso de proporcionar sempre o melhor em serviços e infraestrutura, a previsão é de que a MGO Rodovias invista mais de R$ 250 milhões em melhorias neste ano. Ao longo dos 30 anos de concessão serão R$ 3 bilhões, dos quais 1 bilhão destinado às obras de melhorias e ampliação da capacidade, com a duplicação de 218,5 quilômetros de rodovia no trecho goiano da BR-050. O planejamento inclui a construção de novas pistas, implantação de vias marginais, viadutos, passagens inferiores, passarelas, correções de traçado e melhorias em acessos a cidades.
Serviços de Conservação e Sinalização
Atuando em 7 frentes de trabalho, de Cristalina (GO) a Delta (MG), na Divisa MG/SP, equipes de conservação, manutenção e sinalização de empresas a serviço da concessionária, que somam 202 trabalhadores, executaram:
- Roçada, capina e poda da vegetação em 183 mil m² do trecho sob concessão, abrangendo as áreas adjacentes ao acostamento nos dois lados da rodovia e canteiro central nos trechos de pista dupla;
- Implantação de 55 mil metros lineares de novas defensas metálicas, instaladas às margens e canteiros centrais da rodovia;
- Aplicação de 5,6 mil toneladas de asfalto em reparos localizados nas pistas e em tapa buracos;
- Pintura de 823 mil m² de faixas de sinalização no pavimento;
- Instalação de mais de 12 mil placas de sinalização vertical (de regulamentação, advertência, educativa, institucional, indicativa e de obras);
- Colocação de 92.848 metros lineares de refletivos (elementos de proteção e segurança) em pontes, viadutos, barreiras New Jersey e defensas metálicas, o equivalente a 5.803 unidades de refletivos.
- Implantação de 64 mil tachas refletivas no pavimento;
- Recuperação de 31.889 metros lineares de sarjetas, canaletas, meios-fios, Saídas d’água – OAC (Obras de arte corrente)
Recuperação de pavimento
Em trechos considerados críticos da BR-050, tanto em Goiás quanto em Minas Gerais, foram restaurados o equivalente a mais de 580 quilômetros de pista simples. Desse total, 245 quilômetros foram de correção de degraus e desníveis. Os trabalhos de melhoria contemplaram a recuperação estrutural do pavimento e eliminação de imperfeições em trechos específicos.
Obras de melhorias e ampliação da rodovia
Já as obras de melhorias e ampliação/duplicação da BR-050 começaram em junho de 2014 e seguem de acordo com o cronograma estabelecido no Programa de Exploração da Rodovia – PER. Nos três primeiros anos de concessão, a MGO Rodovias duplicou 39,2 quilômetros da BR-050, em Goiás, e construiu dois viadutos, nos km 125 e km 140. Estão em execução outros 51,8 quilômetros, previstos para serem entregues em junho de 2017. Os usuários podem trafegar pelas novas pistas duplicadas em Cristalina – km 99+400 ao km 110+700, Ipameri – km 119+900 ao km 140+600 e Campo Alegre de Goiás – km 143+647 ao 150+875.
Pesagem e fiscalização da rodovia
Nesse período de três anos foram concluídas outras obras importantes para a segurança viária na BR-050, como a reforma, construção e modernização de quatro postos de pesagem veicular (balanças); e a construção e reforma de três Delegacias e Postos de Fiscalização da PRF, tanto em Goiás quanto em Minas Gerais.