Em 2022, as concessionárias de rodovias investiram R$ 15,4 bilhões nos trechos sob sua responsabilidade no Brasil. Como 75% de toda produção nacional é distribuída por meio do modal rodoviário, os investimentos da iniciativa privada e os indicadores que vêm sendo colhidos comprovam que melhorar a qualidade das rodovias se reflete em melhor logística de distribuição de bens de consumo, maior escoamento da produção, entre outros benefícios.
A seguir compartilhamos alguns indicadores das rodovias concedidas no Brasil. Os dados são da Melhores Rodovias do Brasil – ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), que representa o setor de concessão das rodovias no Brasil, e de outros órgãos do setor de transportes.
Melhores rodovias
Pesquisa da CNT (Confederação Nacional dos Transportes) aponta que 22 das 25 melhores rodovias do país são concedidas. O relatório de 2022 mostra que 84% dos trechos das rodovias federais concedidas são consideradas ótimas ou boas, enquanto 73% das rodovias federais públicas são péssimas, ruins ou regulares.
Agilidade
O Boletim ABCR+ de julho feito com o apoio da Macroplan Analystics com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do Google Maps mostra que a velocidade média nas rodovias concedidas é 8,5% maior do que as administradas pelo poder público. Este fator indica maior rapidez no transporte de cargas e passageiros, e gera ganhos de produtividade logística para o setor produtivo como um todo, que consegue chegar ao destino com mais segurança e em menos tempo.
Investimentos
Foram investidos R$ 236 bilhões nas rodovias concedidas ao longo de 26 anos. Os investimentos em manutenção e duplicação de trechos, entre outras melhorias, são refletidos, inclusive, em redução das fatalidades e aumento da segurança viária. As rodovias concedidas oferecem atendimento e monitoramento 24hrs ao usuário bem como atendimento médico e mecânico em caso de acidentes.