Sensores instalados na pista dispensam a construção de postos de pesagem; Iniciativa da concessionária Ecovias do Cerrado com a ANTT busca experiência para expandir modelo de fiscalização para outras rodovias
A Ecovias do Cerrado, concessionária da EcoRodovias, e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciaram no último dia 16/08 a operação da primeira balança de pesagem de veículos de carga na velocidade da via. O dispositivo, instalado no km 640 da BR-365, em Uberlândia-MG, oferece vantagens tanto à concessionária e aos órgãos reguladores – como a possibilidade de fiscalizar 100% dos veículos comerciais e ônibus circulantes – quanto aos motoristas profissionais, que não precisam mais fazer desvios no trajeto, evitando paradas e possíveis atrasos na viagem.
Em um primeiro momento, a balança entrará em operação em caráter experimental. Será o primeiro dispositivo do País que dispensa a construção de um Posto de Pesagem Veicular (PPV), com balanças e pátios às margens da via, para fazer a fiscalização.
Inovação
Com essa inovação, a pesagem do caminhão ou ônibus ocorrerá de forma automática e diretamente na via. Seu funcionamento se dará por meio de sensores de alta precisão instalados nas faixas principais da rodovia e que aferem diretamente a carga durante a passagem do veículo. De forma simultânea, câmeras inteligentes posicionadas em um pórtico vão identificar o modelo, a quantidade de eixos e o tipo de caminhão ou ônibus que está sendo pesado.
O Diretor Superintendente da Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes, destaca que o sistema otimiza o processo de fiscalização de excesso de cargas. “O modelo de pesagem comum, que utiliza os PPVs, tem capacidade operacional reduzida porque depende, entre outras coisas, de uma triagem de veículos. Além disso, a fiscalização é feita em baixa velocidade, usando até duas balanças para detectar a sobrecarga. A tecnologia que estamos implementando na Ecovias do Cerrado, por sua vez, faz todo o processo de pesagem de forma instantânea, bastando ao motorista passar sobre os sensores instalados sobre o pavimento, sem precisar reduzir a velocidade”, diz.
Benefício das balanças
O Gerente de Atendimento ao Usuário da concessionária, Bruno Araújo Silva, enfatiza os benefícios trazidos pelo novo sistema.
“O excesso de cargas é um problema diretamente relacionado ao maior desgaste do pavimento e alguns tipos de acidentes, como tombamentos. Um sistema capaz de fiscalizar de forma direta todos os veículos de carga traz melhorias para a segurança viária e aos próprios transportadores, que passam a competir em um cenário mais justo em seu setor”, afirma.
Além da balança em Uberlândia, a Ecovias do Cerrado irá implantar, ainda em setembro, outra balança desse modelo no km 107 da BR-364, em Cachoeira Alta-GO, e outras duas até o final do próximo ano.
Sistema de Pesagem
– Pórtico e sensores são instalados na rodovia
– Veículo passa sobre sensores, sem necessidade de reduzir velocidade
– Câmeras em pórtico escaneiam e identificam o tipo do veículo
– Mensagem em Painel de Mensagem comunica resultado da pesagem
Vantagens do sistema
– Monitoramento de todos os veículos pesados;
– Maior eficiência na fiscalização;
– Aumento na detecção de sobrecargas;
– Diminuição do desgaste da rodovia;
– Mais segurança viária;
– Promoção da competição justa no setor de transportes.
Vantagens do sistema
– Monitoramento de todos os veículos pesados;
– Maior eficiência na fiscalização;
– Aumento na detecção de sobrecargas;
– Diminuição do desgaste da rodovia;
– Mais segurança viária;
– Promoção da competição justa no setor de transportes.
A pesagem em movimento na BR-365 integra o Sandbox regulatório da ANTT, que permite criar um ambiente experimental para implementação de novas tecnologias e modelos operacionais mais modernos e eficientes. De acordo com a Agência, o projeto está focado na segurança viária, na automação dos processos, no conforto e bem-estar dos usuários, na fluidez do tráfego, entre outros.
Segurança
Além da pesagem em movimento, a EcoRodovias, por meio de suas concessionárias, tem buscado implantar tecnologias voltadas à segurança, fluidez e prestação de serviços nas rodovias, como a instalação de câmeras inteligentes (IA) com detecção automática de incidentes, meios para garantir a conectividade dos veículos com os centros de controle das rodovias, pagamentos por meios digitais, internet nas rodovias e cabines de pedágio com autoatendimento, por exemplo. A empresa também tem buscado se antecipar a futuras demandas que estão em pauta no Governo, como pesagem de caminhões em movimento, fiscalização inteligente por velocidade média e uso de drones dotados de câmeras com inteligência artificial para inspeção de tráfego, monitoramento de encostas, envio de suprimentos, suporte em acidentes, entre outras aplicações – já há projetos em testes em algumas rodovias do Grupo que funcionam como laboratórios para essas tendências.
Sobre a EcoRodovias
A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. Subsidiária do Grupo ASTM, atualmente administra 11 concessões de rodovias que somam 4,7 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Ao longo de mais de 20 anos, a EcoRodovias está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país, viabilizando caminhos nunca antes imaginados. Integra importantes carteiras relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança, tais como Novo Mercado da B3 e o Índice de Sustentabilidade Empresarial. Possui diversas certificações internacionais, incluindo a ISO 37001, de combate ao suborno. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.
Sobre a ABCR
A ABCR é uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 1996, que representa o segmento de concessões rodoviárias, responsável pela segurança viária do país. Atualmente, a ABCR conta com 49 empresas associadas que representam a voz de quem investe em rodovias no Brasil, em níveis federal, estadual e municipal.