Entre as principais obras, está a construção de quase 100 km de pistas marginais
O principal corredor rodoviário do país – a rodovia Presidente Dutra – passou por várias transformações desde a sua inauguração há 71 anos. A rodovia foi construída com as mais modernas técnicas de engenharia da época e com equipamentos especialmente importados para isso, o que permitiu a redução da distância rodoviária entre as duas capitais São Paulo e Rio de Janeiro em 111 quilômetros, comparando-se o novo caminho com o traçado da velha rodovia, inaugurada em 1928.
Mas a rodovia caiu no esquecimento. Os investimentos somente foram retomados com o início da concessão pela CCR NovaDutra, em março de 1996, inicialmente com os trabalhos de conservação, como roçagem de mato, e manutenção, com instalação de defensa metálica, placas de sinalização e pintura de solo.
Obras
Inovação e pioneirismo são marcas da NovaDutra. A antiga BR-2 contava com pista simples, operando em mão-dupla em quase toda sua extensão. Em dois únicos segmentos havia pistas separadas para os dois sentidos de tráfego: nos 46 quilômetros compreendidos entre a Avenida Brasil e a garganta de Viúva Graça (hoje, Seropédica), no Rio de Janeiro, e nos 10 quilômetros localizados entre São Paulo e Guarulhos, no trecho paulista. Hoje, a rodovia é toda duplicada nos 402 kms administrados pela concessionária.
Além disso, foram construídas quase 100 quilômetros de pistas marginais, sendo 41 kms na grande São Paulo e outros 28 na Baixada Fluminense. Outros trechos da via Dutra também foram beneficiados com a construção de 25 kms de pistas marginais, como em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP).
Porém as transformações não param por aí. A CCR NovaDutra realizou a recuperação e modernização de 153 pontes, 107 viadutos e 50 passarelas. Além disso, foram construídas 38 novas pontes e viadutos e 65 passarelas. Foram feitos investimentos na construção de 43 novos trevos e acessos e em 405 pontos de contenção de encostas.
Também foram feitos investimentos na recuperação de 24 milhões de metros quadrados de pavimento – o equivalente a mais de três mil e trezentos campos de futebol. No mesmo período foram foi feita a sinalização horizontal de mais de três milhões de metros quadrados. “Todos esses investimentos permitiram o desenvolvimento de polos industriais, comerciais e de serviços, gerando empregos e renda para milhares de pessoas ao longo dos 36 municípios que estão à margem da Dutra”, explica Carla Fornasaro, diretora-presidente da CCR NovaDutra.
Sobre os investimentos realizados para o desenvolvimento da rodovia, descrevemos abaixo os que foram realizados após o início da concessão da CCR NovaDutra, iniciada em 1º de março de 1996. Confira:
– 507 obras de artes especiais;
– 815 terraplenos;
– 10,7 milhões de áreas pavimentadas;
– Implantação de 430 mil m² de sinalização horizontal;
– Implantação de 2.192 quilômetros de dispositivos de segurança (barreiras, defensas e telas);
– Construção de 94,6 quilômetros de pistas marginais;
– Construção de 38 novas pontes e viadutos;
– Recuperação de 153 pontes, 107 viadutos e 50 passarelas;
– Construção de 65 novas passarelas;
– Implantação de 186,4 kms de telas antiofuscantes;
– Construção de 43 novos trevos e acessos;
– Contenção de encostas em 405 pontos.
Sobre a CCR NovaDutra: A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A Concessionária tem 26 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR.