Concessionária exibe mensagens de conscientização nas rodovias
Marília, 6 de novembro de 2019. Em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a Entrevias participa, de 1 a 30 de novembro, do movimento Novembro Azul, iniciativa que estimula a conscientização sobre o câncer de próstata e necessidade de diagnóstico precoce. Durante todo o mês, diferentes iniciativas estão programadas nas rodovias administradas pela Concessionária.
Nos dezenove PMVs (painéis de mensagens eletrônicas) ao longo dos 570 quilômetros, as mensagens “Previna-se contra o câncer de próstata” e “Procure um urologista” serão exibidas diariamente, com um alcance para usuários dos mais diferentes trechos. As rodovias administradas pela empresa recebem cerca de 120 mil veículos por dia. O site da empresa também exibe um banner de informação a respeito da campanha. Além das ações voltadas aos usuários de rodovia, a empresa também distribuiu bottons personalizados aos 600 colaboradores, e promoverá, no dia 29, uma palestra interna com um profissional da saúde.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata (Datasus 2017) e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, sendo essa a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 68.220 novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Recomendações
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação e, naqueles da raça negra, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativa de vida acima de dez anos.
Saiba mais
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, e responsável por produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides. Mais informações: https://portaldaurologia.org.br/faq/10-perguntas-sobre-o-cancer-de-prostata/).
O diagnóstico do câncer de próstata é feito exclusivamente através da biópsia da próstata. Para indicar corretamente a biópsia, o urologista precisa levar em consideração vários fatores, dentre eles o toque retal. A finalidade desse exame é detectar qualquer alteração na próstata (endurecimento, nódulos) que possa estar relacionada com a presença do câncer. Apesar de desconfortável, é parte fundamental da avaliação prostática, servindo também para auxiliar na decisão da melhor forma de tratamento, caso o câncer esteja presente. O PSA é o marcador mais utilizado no auxílio ao diagnóstico de câncer de próstata. Isoladamente, o PSA elevado não significa necessariamente que o indivíduo tem câncer de próstata, por isso a necessidade do toque retal.
Sobre a Entrevias Concessionária de Rodovias – A Entrevias Concessionária de Rodovias é responsável pela operação, manutenção e modernização do lote Rodovias do Centro-Oeste Paulista, com um total de 570 quilômetros de vias no eixo entre Florínea, na divisa com o Paraná, e Igarapava, na divisa com Minas Gerais. O contrato de concessão assinado com o governo do Estado de São Paulo – Artesp é a agência fiscalizadora – prevê investimentos de R$ 3,9 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implantação de tecnologias e inovações que contribuem para prestação de serviços de alta qualidade aos usuários. Visite o site da empresa: www.entrevias.com.br. Em caso de emergência nas rodovias ligue para 0800-3000-333.