Programa Caminhos para a Cidadania lança “caça ao tesouro” com sugestões de leitura para crianças
O Instituto CCR desenvolveu um mapa literário com sugestões de livros infantis brasileiros para divertir as crianças, em casa ou na escola, para comemorar o Dia Nacional do Livro (29 de outubro). Com as restrições impostas pelo isolamento social, celebrar essa data por meio de passatempos literários não serve apenas como lazer, mas como uma forma de fazer com que crianças e adultos viajem para novos ambientes sem precisar sair.
Por isso, o programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, propõe uma caça ao tesouro, com cinco enigmas para desvendar tesouros literários do Brasil, passando por cinco estados e, a cada livro, uma nova experiência será descoberta. Para começar a aventura, basta ir ao site http://www.caminhosparaacidadania.com.br/area-do-professor/sugestoes-de-atividades/dia-nacional-do-livro-110203 e entrar na brincadeira.
“A nossa ideia é mostrar às crianças obras de autores contemporâneos Brasil adentro. São indicações que irão ampliar o conhecimento sobre a história literária de diversos locais do nosso País”, esclarece Ariane Teles, responsável pelo Caminhos para a Cidadania.
Estando em casa, com os pais ou na escola, com os professores, atividades lúdicas que incentivem as crianças a ler não são apenas um passatempo divertido. Elas também ajudam a melhorar a escrita e ampliar o vocabulário, além de estimular a criatividade.
Mais sobre o Caminhos para a Cidadania
O programa é uma ação socioeducacional para alunos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania, mobilidade urbana e meio ambiente a escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Até 2019, foi direcionado aos alunos do 4º e 5º anos e, em 2020, estendeu suas atividades aos alunos de 1º a 3º, a pedido das escolas. Em 2019, o Caminhos para a Cidadania iniciou o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos. Em 2020, o programa tornou-se totalmente digital, inclusive para os alunos. Além dos conteúdos voltados aos municípios adeptos ao programa, o site conta com várias outras atividades, jogos e dicas disponíveis ao público geral. O site é o www.caminhosparaacidadania.com.br. Na via Dutra, o programa conta com o apoio da CCR NovaDutra.
Sobre o Instituto CCR: O Instituto CCR, fundado em 2014, é a entidade privada sem fins lucrativos que gerencia a investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, o Caminhos para a Cidadania – atendendo mais de 1,3 mil escolas – e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões . Com foco em inclusão social, saúde e educação, o Instituto CCR já beneficiou comunidades no Brasil e no exterior, em locais onde as concessionárias da companhia atuam. Desde a sua criação, já foram gerenciados R$ 151 milhões, e, somente em 2019, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas em 152 cidades, no Brasil e no exterior. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.
Sobre a CCR NovaDutra: A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A Concessionária tem 24 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR.