ÍNDICE ABCR
O Índice ABCR é calculado com base no fluxo total de veículos que passa pelas praças pedagiadas.
Em 2012, o Índice foi incorporado ao cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), pelo IBGE, o que reforça sua grande relevância como indicador econômico.
- Brasil
- São Paulo
- Rio de Janeiro
Índice ABCR apresenta estabilidade em julho
Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 2,4%
São Paulo, 08 de agosto de 2025 – O Índice ABCR referente a julho de 2025 se manteve estável (0,1%) na comparação dessazonalizada com junho. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria.
Mantida a comparação dessazonalizada, o resultado refletiu a estabilidade no fluxo de veículos leves (0,0%) e o crescimento de 1,8% entre os veículos pesados.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice total avançou 1,2%, impulsionado pelo crescimento de 0,8% no fluxo de veículos leves e, de forma mais intensa, de 2,5% entre os veículos pesados.
Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 2,4%, fruto do aumento de 2,3% de veículos leves e 2,6% de pesados.
“Em julho, o fluxo total de veículos nas praças pedagiadas monitoradas pela ABCR manteve-se estável na série dessazonalizada. Essa estabilidade foi resultado de um comportamento distinto entre os segmentos: enquanto o tráfego de veículos leves permaneceu praticamente inalterado, refletindo um cenário econômico mais restritivo para o consumo das famílias — marcado por inflação persistente e crédito limitado —, o tráfego de veículos pesados apresentou crescimento. Apesar da estagnação recente, o índice de veículos leves ainda se mantém em patamar elevado, sustentado pelo dinamismo do mercado de trabalho, com aumento da renda e da população ocupada, o que favorece o consumo de viagens”, comentam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Gonçalves.
“Por outro lado, o segmento de veículos pesados registrou avanço após dois meses de estabilidade, impulsionado principalmente pelo escoamento da segunda safra de milho e pelo suporte do mercado de trabalho à produção industrial e ao comércio. Ainda que o índice esteja próximo do maior patamar histórico, a tendência recente aponta para uma desaceleração, com menor demanda por fretes agrícolas e sinais de acomodação no setor industrial. Essa dinâmica reflete os efeitos das condições financeiras restritivas, que têm impactado o consumo de bens industriais e, consequentemente, o transporte de cargas”, pontuam.
Leves
Pesados
Total
07/25 | 07/24
07/2025 | 07/2024
0,8%
2,5%
1,2%
07/25 | 06/25
COM AJUSTE SAZONAL
07/2025 | 06/2025
C/ AJUSTE SAZONAL
0,0%
1,8%
0,1%
ÚLTIMOS DOZE MESES
ÚLTIMOS DOZE MESES
2,3%
2,6%
2,4%
ACUMULADO NO ANO
ACUMULADO NO ANO
2,2%
2,3%
2,2%
Em São Paulo, índice ABCR avança 0,5 % em julho
Em São Paulo, o fluxo pedagiado total de veículos cresceu 0,5% em julho, na série livre de efeitos sazonais. Mantida a mesma métrica, o segmento de leves permaneceu estável (0,0%), enquanto o de pesados registrou alta de 1,8%.
Em relação ao mesmo período de 2024, o índice total registrou alta de 1,1%. O fluxo pedagiado de veículos leves avançou 0,6%, enquanto o de veículos pesados cresceu 2,7%.
Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 1,8%, fruto do aumento de 1,7% de veículos leves e 2,3% de pesados.
Leves
Pesados
Total
07/25 | 06/24
07/2025 | 07/2024
0,6%
2,7%
1,1%
07/25 | 06/25
COM AJUSTE SAZONAL
07/2025 | 06/2025
C/ AJUSTE SAZONAL
0,0%
1,8%
0,5%
ÚLTIMOS DOZE MESES
ÚLTIMOS DOZE MESES
1,7%
2,3%
1,8%
ACUMULADO NO ANO
ACUMULADO NO ANO
1,4%
1,7%
1,5%
No Rio de Janeiro, índice ABCR aumenta 0,2% em julho
No Rio de Janeiro, o fluxo total teve alta 0,2% comparado a junho na série dessazonalizada. O resultado decorreu do aumento de 0,8% de pesados, contrastando com a estabilidade de leves (0,1%).
Na comparação com julho de 2024, o índice total registrou queda de 2,5%. O resultado foi determinado pela queda de 2,9% de leves e, em menor magnitude, 0,5% de pesados, mantida a comparação interanual.
Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 1,6%, fruto do aumento de 1,1% de veículos leves e 3,7% de pesados.
Leves
Pesados
Total
07/25 | 06/24
07/2025 | 07/2024
-2,9%
-0,5%
-2,5%
07/25 | 06/25
COM AJUSTE SAZONAL
07/2025 | 06/2025
C/ AJUSTE SAZONAL
0,1%
0,8%
0,2%
ÚLTIMOS DOZE MESES
ÚLTIMOS DOZE MESES
1,1%
3,7%
1,6%
ACUMULADO NO ANO
ACUMULADO NO ANO
1,3%
2,4%
1,5%
Quanto maior o nível de atividade, maiores serão os deslocamentos, e vice-versa:
Medir os deslocamentos nas rodovias é
uma forma de, indiretamente, captar:
- Atividade econômica
- Produção
- Consumo da população
- Investimento
Relação com:
– Consumo da população
– Renda disponível
– Emprego
O fluxo de cargas aumenta na medida que as pessoas estão com poder de compra e consumo.
Veículos Pesados
Caminhões, ônibus e tratores
Relação com:
– Volume de produção
– Indústria agrícola
O fluxo de cargas aumenta na medida em que a produção cresce no País
Como é calculado o Índice ABCR
O passar dos anos mostrou a grande relevância do Índice ABCR na análise conjuntural da economia brasileira, dado que é um indicador de alta frequência e que se correlaciona com indicadores econômicos relevantes, como o PIB, a produção na indústria, as vendas no comércio varejista, os salários, entre outros.
O Índice ABCR considera apenas o fluxo das rodovias sob concessão privada. A ABCR e a Tendências Consultoria Integrada não calculam números-índices para cada concessionária. O cálculo é feito com base no fluxo de cada concessionária, mas o número-índice é calculado apenas para o país, índice agregado Brasil, estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O Índice ABCR é dessazonalizado com base no método X-12 ARIMA. Trata-se de combinação de uma regressão linear da função média com a regressão para os termos de erro, que são modelados segundo um modelo ARIMA. O processo de modelagem ARIMA faz uma projeção da série analisada para trás e para frente, escolhendo a especificação que resulta na melhor aderência; o resultado é uma maior confiabilidade para os resultados mais recentes e uma maior suavização da série ao longo da amostra. O X-12 permite outros avanços, como:
- a inclusão do efeito de dias úteis;
- efeitos do tipo ano bissexto;
- detecção automática de outliers;
- mudanças de nível ao longo das séries;
- escolha automática da forma de decomposição da série.
No procedimento, foram considerados, ainda, efeitos específicos para o calendário brasileiro. Quando ocorre a entrada de novas praças, para evitar distorções nas variações, as informações são computadas, porém não entram no cálculo do indicador até que ocorra uma nova revisão da base, quando houver dados disponíveis para dois anos ou mais, possibilitando observar um padrão sazonal. Quando há mudança de cobrança (unidirecional ou bidirecional) são utilizados ajustes para corrigir as distorções geradas. O padrão utilizado é a cobrança bidirecional.
COMO É CALCULADO O ÍNDICE ABCR
O passar dos anos mostrou a grande relevância do Índice ABCR na análise conjuntural da economia brasileira, dado que é um indicador de alta frequência e que se correlaciona com indicadores econômicos relevantes, como o PIB, a produção na indústria, as vendas no comércio varejista, os salários, entre outros.
O Índice ABCR considera apenas o fluxo das rodovias sob concessão privada. A ABCR e a Tendências Consultoria Integrada não calculam números-índices para cada concessionária. O cálculo é feito com base no fluxo de cada concessionária, mas o número-índice é calculado apenas para o país, índice agregado Brasil, estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
O Índice ABCR é dessazonalizado com base no método X-12 ARIMA. Trata-se de combinação de uma regressão linear da função média com a regressão para os termos de erro, que são modelados segundo um modelo ARIMA. O processo de modelagem ARIMA faz uma projeção da série analisada para trás e para frente, escolhendo a especificação que resulta na melhor aderência; o resultado é uma maior confiabilidade para os resultados mais recentes e uma maior suavização da série ao longo da amostra. O X-12 permite outros avanços, como:
- a inclusão do efeito de dias úteis;
- efeitos do tipo ano bissexto;
- detecção automática de outliers;
- mudanças de nível ao longo das séries;
- escolha automática da forma de decomposição da série.
No procedimento, foram considerados, ainda, efeitos específicos para o calendário brasileiro. Quando ocorre a entrada de novas praças, para evitar distorções nas variações, as informações são computadas, porém não entram no cálculo do indicador até que ocorra uma nova revisão da base, quando houver dados disponíveis para dois anos ou mais, possibilitando observar um padrão sazonal. Quando há mudança de cobrança (unidirecional ou bidirecional) são utilizados ajustes para corrigir as distorções geradas. O padrão utilizado é a cobrança bidirecional.
- BR
- SP
- RJ
Índice ABCR apresenta estabilidade em julho
Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 2,4%
São Paulo, 08 de agosto de 2025 – O Índice ABCR referente a julho de 2025 se manteve estável (0,1%) na comparação dessazonalizada com junho. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria.
Mantida a comparação dessazonalizada, o resultado refletiu a estabilidade no fluxo de veículos leves (0,0%) e o crescimento de 1,8% entre os veículos pesados.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice total avançou 1,2%, impulsionado pelo crescimento de 0,8% no fluxo de veículos leves e, de forma mais intensa, de 2,5% entre os veículos pesados.
Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 2,4%, fruto do aumento de 2,3% de veículos leves e 2,6% de pesados.
“Em julho, o fluxo total de veículos nas praças pedagiadas monitoradas pela ABCR manteve-se estável na série dessazonalizada. Essa estabilidade foi resultado de um comportamento distinto entre os segmentos: enquanto o tráfego de veículos leves permaneceu praticamente inalterado, refletindo um cenário econômico mais restritivo para o consumo das famílias — marcado por inflação persistente e crédito limitado —, o tráfego de veículos pesados apresentou crescimento. Apesar da estagnação recente, o índice de veículos leves ainda se mantém em patamar elevado, sustentado pelo dinamismo do mercado de trabalho, com aumento da renda e da população ocupada, o que favorece o consumo de viagens”, comentam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Gonçalves.
“Por outro lado, o segmento de veículos pesados registrou avanço após dois meses de estabilidade, impulsionado principalmente pelo escoamento da segunda safra de milho e pelo suporte do mercado de trabalho à produção industrial e ao comércio. Ainda que o índice esteja próximo do maior patamar histórico, a tendência recente aponta para uma desaceleração, com menor demanda por fretes agrícolas e sinais de acomodação no setor industrial. Essa dinâmica reflete os efeitos das condições financeiras restritivas, que têm impactado o consumo de bens industriais e, consequentemente, o transporte de cargas”, pontuam.
Leves
Pesados
Total
07/25 | 07/24
07/2025 | 07/2024
0,8%
2,5%
1,2%
07/25 | 06/25
COM AJUSTE SAZONAL
07/2025 | 06/2025
C/ AJUSTE SAZONAL
0,0%
1,8%
0,1%
ÚLTIMOS DOZE MESES
ÚLTIMOS DOZE MESES
2,3%
2,6%
2,4%
ACUMULADO NO ANO
ACUMULADO NO ANO
2,2%
2,3%
2,2%
Em São Paulo, índice ABCR avança 0,5 % em julho
Em São Paulo, o fluxo pedagiado total de veículos cresceu 0,5% em julho, na série livre de efeitos sazonais. Mantida a mesma métrica, o segmento de leves permaneceu estável (0,0%), enquanto o de pesados registrou alta de 1,8%.
Em relação ao mesmo período de 2024, o índice total registrou alta de 1,1%. O fluxo pedagiado de veículos leves avançou 0,6%, enquanto o de veículos pesados cresceu 2,7%.
Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 1,8%, fruto do aumento de 1,7% de veículos leves e 2,3% de pesados.
Leves
Pesados
Total
07/25 | 06/24
07/2025 | 07/2024
0,6%
2,7%
1,1%
07/25 | 06/25
COM AJUSTE SAZONAL
07/2025 | 06/2025
C/ AJUSTE SAZONAL
0,0%
1,8%
0,5%
ÚLTIMOS DOZE MESES
ÚLTIMOS DOZE MESES
1,7%
2,3%
1,8%
ACUMULADO NO ANO
ACUMULADO NO ANO
1,4%
1,7%
1,5%
No Rio de Janeiro, índice ABCR aumenta 0,2% em julho
No Rio de Janeiro, o fluxo total teve alta 0,2% comparado a junho na série dessazonalizada. O resultado decorreu do aumento de 0,8% de pesados, contrastando com a estabilidade de leves (0,1%).
Na comparação com julho de 2024, o índice total registrou queda de 2,5%. O resultado foi determinado pela queda de 2,9% de leves e, em menor magnitude, 0,5% de pesados, mantida a comparação interanual.
Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 1,6%, fruto do aumento de 1,1% de veículos leves e 3,7% de pesados.
Leves
Pesados
Total
07/25 | 06/24
07/2025 | 07/2024
-2,9%
-0,5%
-2,5%
07/25 | 06/25
COM AJUSTE SAZONAL
07/2025 | 06/2025
C/ AJUSTE SAZONAL
0,1%
0,8%
0,2%
ÚLTIMOS DOZE MESES
ÚLTIMOS DOZE MESES
1,1%
3,7%
1,6%
ACUMULADO NO ANO
ACUMULADO NO ANO
1,3%
2,4%
1,5%