Nesta terça-feira, o Governador Geraldo Alckmin anuncia o início da elaboração de projetos executivos para novas intervenções viárias de ampliação do acesso ao Porto de Santos. Três obras serão executadas pela concessionária Ecovias na Rodovia Anchieta (SP-150) e visam ordenar os diferentes tipos de tráfego na entrada de Santos melhorando a fluidez viária e a qualidade de vida na região. A proposta é separar os veículos de carga dos de passeio na chegada à Baixada Santista. Com a autorização do Governo do Estado, a Ecovias fará os projetos executivos do pacote de obras abaixo:
– Retificação da Pista Sul da Via Anchieta, com interligação das vias marginais sob novo viaduto no km 65 da Pista Sul;
– Novo viaduto de conexão entre as marginais da Via Anchieta no bairro de Piratininga e;
– Nova alça de saída do viaduto Augusto Scarabotto, no sentido Planalto da Via Anchieta.
A elaboração dos projetos executivos é mais um passo para a implantação das obras. O pacote de obras atende as demandas de ampliação do Porto de Santos, conferindo maior fluidez e segurança para todos os usuários do Sistema Anchieta Imigrantes. As melhorias tornarão o acesso ao Porto mais ágil, reduzindo custos operacionais e potencializarão o crescimento econômico regional e nacional, considerando tratar-se do maior porto do país.
Para os moradores da região, os congestionamentos serão reduzidos com a segregação do tráfego de cargas e de passageiros e, consequentemente haverá diminuição no consumo de combustível e na emissão de poluentes.
O anúncio é fruto de convênio celebrado em 2013 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (SLT) e Codesp, para realizar estudos no sentido de melhorar o acesso rodoviário à cidade e ao Porto de Santos. O Município e a Secretaria Especial de Portos (União) ingressaram no ajuste na qualidade de intervenientes.
O objeto do convênio foi definido a partir de estudo realizado pela Prefeitura de Santos, em 2012, que previa a realização de diversas intervenções na Via Anchieta, avenidas municipais e no acesso ao porto e para o qual se previam obras da ordem de R$ 620 milhões, em outubro de 2013 (ou R$ 700 milhões, em valores de junho de 2015).
Após a celebração do convênio, a DERSA foi contratada, em março de 2014, para desenvolver os estudos e elaborar os projetos. Com base em inúmeros levantamentos, estudos, contagens de tráfego e reuniões técnicas e coleta de contribuição de todos os parceiros, a Companhia vinculada à SLT organizou e testou diversas alternativas viárias que resultaram em sucessivos melhoramentos e reduziram o custo total estimado do empreendimento para R$ 378 milhões, gerando economia de 46%.
Além das obras sob responsabilidade do Estado, a serem executadas pela Ecovias e cujo investimento soma R$ 123 milhões, fica a cargo da Codesp, com valor total estimado em R$ 126 milhões, a interligação da Via Anchieta à Avenida Perimetral da Margem Direita. Já a Prefeitura fará a interligação em desnível da Avenida Nossa Senhora de Fátima à Via Anchieta (R$ 37 milhões) e a interligação da Marginal Sul da Via Anchieta com a Rua Julia Ferreira de Carvalho, via ponte sobre o Rio São Jorge (R$ 92 milhões), intervenções que somam R$ 129 milhões.
Os valores correspondem apenas às obras previstas. Não contemplam, portanto, outros possíveis gastos, como gerenciamento, licenciamento ambiental, remoção de interferências e desapropriações.
A implantação das obras da Prefeitura de Santos utilizará recursos de financiamento contratado pelo Município junto à Caixa Econômica Federal. As obras da Codesp ainda não estão definidas, mas provavelmente serão executadas a partir do orçamento da estatal federal.
A previsão de conclusão dos trabalhos a cargo da DERSA (projetos executivos das intervenções que serão implantadas por Codesp e Prefeitura de Santos) é março de 2016.
Veja os anúncios feitos pelo governador Geraldo Alckmin
ENTREGA DE PROJETOS BÁSICOS E ELEMENTOS DE LICITAÇÃO À PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS
Atendendo a solicitação da Prefeitura de Santos e após ter sido autorizada pela Secretaria de Logística e Transportes e pela Codesp, a DERSA refez os projetos básicos para as intervenções, os quais estão acompanhados de todos os elementos para a licitação das obras. Com eles, a Prefeitura de Santos poderá iniciar o processo de licitação destas obras, que serão realizadas com financiamento contratado pelo Município junto à Caixa Econômica Federal. Paralelamente, a DERSA desenvolverá o projeto executivo das seguintes intervenções:
– Interligação em desnível da Avenida Nossa Senhora de Fátima à Via Anchieta.
– Interligação da Marginal Sul da via Anchieta com a Rua Julia Ferreira de Carvalho, via ponte sobre o Rio São Jorge.
AUTORIZAÇÃO PARA A CONCESSIONÁRIA ECOVIAS DESENVOLVER PROJETO EXECUTIVO E OBRAS ENTRE OS QUILÔMETROS 60 E 65 DA ANCHIETA
Após a realização de estudos viários e dos projetos básicos pela DERSA, o governador autoriza a concessionária a elaborar os projetos executivos das seguintes intervenções na região:
– Retificação da Pista Sul da Via Anchieta, com interligação das vias marginais sob novo viaduto no km 65 da Pista Sul.
– Novo viaduto de conexão entre as marginais da Via Anchieta no bairro Piratininga.
– Implantação de nova alça de saída do Viaduto Augusto Scarabotto (Alemoa) no sentido Planalto da Via Anchieta.
ANÚNCIO DE PROJETOS BÁSICO E EXECUTIVO DE NOVO ACESSO À MARGEM DIREITA DO PORTO DE SANTOS
Atendendo a solicitação da Codesp (de 21 de julho de 2015), o governador anuncia que a Secretaria de Logística e Transportes, por meio da DERSA, iniciará o projeto de engenharia e detalhamento executivo para um novo acesso à Perimetral Portuária da Margem Direita do Porto de Santos, a partir dos via dutos (existente e novo) do km 65 da Via Anchieta.