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Entrevistado: José Francisco Azevedo, Gestor de Operações da concessionária Colinas

Em entrevista à Agência ABCR, José Francisco Azevedo, gestor de Operações da Colinas, concessionária que administra as rodovias Castello Branco, Santos Dumont, Via Rondon/D. Gabriel Paulino Bueno Couto, Antonio Romano Schincariol/Fausto Santomauro e Contorno de Itu, ligando as cidades de Sorocaba, Itu, Campinas, Piracicaba, Jundiaí, em São Paulo, aborda importantes ações da concessionária para conscientizar o maior número de usuários e aumentar a segurança nas rodovias. Semanalmente, a Colinas realiza ações educativas e preventivas que integram o Plano de Redução de Acidentes – PRA, voltadas aos diversos tipos de usuários: pedestres, ciclistas, motoristas e caminhoneiros. Em 2010 foram realizadas 20 ações. No total, 4.592 usuários foram orientados pelas equipes de operações da concessionária. Esse ano, a campanha, iniciada em fevereiro, já envolveu 1.791 usuários dos trechos concedidos à empresa.

Perguntas:

Agência ABCR – O Programa de Concessão caminha para completar duas décadas dentro de poucos anos, como o senhor avalia as contribuições que as concessões trouxeram para as estradas brasileiras?

José Francisco Azevedo – O Programa de Concessão contribuiu muito para o aumento da qualidade e a segurança dos motoristas que trafegam pelas estradas brasileiras. Por meio da parceria firmada entre o poder público e a iniciativa privada podemos hoje usufruir de rodovias seguras e confortáveis, dotadas de serviços fundamentais como, por exemplo, resgate pré-hospitalar, guincho, inspeção de tráfego e monitoramento 24h por dia.

Agência ABCR – Qual a importância da utilização de modernas tecnologias para transformar as rodovias em vias cada vez mais seguras e quais as principais iniciativas da Colinas nesse sentido?

JFA – Sem dúvida, a tecnologia promoveu uma verdadeira transformação no setor rodoviário. Com informações em tempo real, equipamentos modernos e recursos humanos bem treinados, é possível disponibilizar aos usuários um atendimento rápido, seguro e eficiente, aumentar a fiscalização sobre os condutores e os veículos e, com isso, reduzir significativamente o número de acidentes de trânsito.

A Colinas conta com um centro de controle operacional (CCO) integrado a câmeras de CFTV, painéis de mensagens variáveis, analisadores de tráfego, estação meteorológica, telefone de emergência (call box) a cada quilômetro e medidores de velocidade. Essa tecnologia, que é periodicamente revitalizada e ampliada, permite monitorar, de forma ininterrupta, seu sistema rodoviário, além de possibilitar o acionamento imediato dos diversos recursos disponíveis para a prestação de serviço de atendimento aos usuários (resgate e primeiros socorros, inspeção de tráfego, socorro mecânico, serviço de remoção de veículos, combate à incêndio, remoção de animais, etc.).

Agência ABCR – Como o senhor avalia o progresso das ações de educação sobre segurança no trânsito no Brasil?

JFA –Sabemos que trabalhar com a mudança de comportamento é um exercício contínuo e que exige dedicação, perseverança e, acima de tudo, tempo. E o caso das ações de educação sobre segurança no trânsito está inserido nesse contexto. Acredito que as concessionárias de rodovia têm fomentado importantes debates sobre a segurança no trânsito no Brasil. Estudiosos e a própria imprensa têm publicações interessantes sobre o tema. Agora, há que se considerar que, ainda estamos distantes de uma realidade aceitável quanto ao comportamento seguro e adequado no trânsito. Ações de educação têm contribuído para o início de uma reflexão mais consistente e aproximada sobre o assunto.

Por outro lado, os usuários estão cada vez mais conscientes de seus deveres e direitos. Participam e demonstram boa aceitação nas ações educativas. No entanto para que alcancemos nosso objetivo, a ação preventiva tem que ser permanente. Por isso a Colinas possui um cronograma semanal dessas ações que integram o Programa de Redução de Acidentes, o PRA. São campanhas direcionadas aos diversos públicos: ciclistas, motociclistas, caminhoneiros, pedestres. A mais nova delas tem como foco o uso do cinto de segurança traseiro. Acredito que a educação no trânsito seja uma solução de longo prazo para termos motoristas mais responsáveis nas rodovias e ruas. Infelizmente ainda sentimos muito o reflexo das imprudências na direção, o que nos leva a realizar as campanhas continuamente.

Agência ABCR – Qual a importância da prevenção para a diminuição dos acidentes de trânsito? Quais são os principais cuidados que os motoristas devem tomar para se evitar acidentes?

JFA –Os feriados prolongados, o período de férias ou mesmo os finais de semana são caracterizados por um clima de diversão e descontração; e é considerando essas características que alertamos para a checagem dos itens de segurança do veículo antes da viagem, como pneu, óleo, estepe, setas, enfim, as condições gerais do automóvel. Já os cuidados pessoais incluem: não dirigir com sono, sob efeito de álcool, com animais no interior do veículo, não fumar e nem falar ao celular enquanto dirige. Evitar períodos de pico também é importante para uma viagem mais tranquila e segura. O uso do cinto de segurança é imprescindível por todos os ocupantes do veículo.

Agência ABCR – Quais os principais pontos e ações do Plano de Redução de Acidentes – PRA da Colinas.

JFA –Nesse ano, a Colinas está com foco em ações voltadas para a redução de acidentes e mortes por atropelamentos. Nossa atenção também está nas ocorrências com os motociclistas. Para os pedestres, a implantação de alambrados, barreiras rígidas e intensificação de sinalização são as principais ações, além das campanhas educativas realizadas em pontos estratégicos.

Nas ações voltadas aos motociclistas, a concessionária conta com a importante participação da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que realiza blitz enquanto nossa equipe faz a conscientização dos motociclistas, colagem de adesivo refletivo nos capacetes e repintura de placas.

Agência ABCR – Quais os principais números alcançados pela campanha, em 2010?

JFA –A Colinas registrou aumento no índice de adesão ao uso do cinto de segurança no banco de trás. No ano de 2009, em todo trecho de concessão, apenas 27% dos passageiros do banco traseiro usavam o cinto de segurança. Em 2011, houve um amento de 13% na utilização dos cintos. Com certeza as ações educativas contribuíram para esse resultado positivo.

Agência ABCR – Quais as perspectivas da concessionária para o PRA, em 2011?

JFA –As perspectivas da Colinas, a partir do compromisso com o PRA, é reduzir em 10% o índice de morte por atropelamento de pedestre ou colisão traseira. Além dessa redução, durante esse ano, a concessionária destacou alguns trechos como pontos de atenção para intervenções como, por exemplo, implantação de alambrados no canteiro central, intensificação de sinalização horizontal e vertical, inclusive, antineblina.

Agência ABCR – Embora o uso do cinto de segurança seja fundamental para quem viaja no banco de trás do carro, pesquisa feita pela Colina

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