Em meio à safra, veículos longos e pesados circulam em velocidade reduzida; refletivos às vezes em más condições e falta de distanciamento seguro agravam o problema.
Ribeirão Preto, 6 de agosto de 2020. Motoristas que se deslocam pelas rodovias de Ribeirão Preto e entorno, no eixo viário que vai de Bebedouro a Igarapava, precisam ficar atentos à maior presença de veículos canavieiros nas estradas devido ao escoamento da safra da cana-de-açúcar na região, já reconhecida por sua expressiva produção sucroalcooleira.
De janeiro a 3 de agosto de 2020, a Concessionária registrou 20 acidentes envolvendo caminhão do tipo canavieiro no trecho em que opera, sendo 11 deles com vítimas e nove sem, além de três mortes. Do total das ocorrências, 60% foram causadas por colisão traseira, e a maior parte delas, 40%, registrada na SP-322 (Rodovia Attílio Balbo/Armando de Salles Oliveira), entre os municípios de Sertãozinho e Pitangueiras, e os outros 35% na SP-330 (Rodovia Anhanguera), cuja extensão tem muitas áreas de aclive. Nela, os casos se concentram entre os municípios de Orlândia, São Joaquim da Barra e Guará. O estudo interno que considerou os 299 quilômetros administrados apontou ainda que os acidentes ocorrem na maioria dos casos à noite e durante a madrugada, sem condições adversas como neblina ou fumaça.
À noite ou com visibilidade reduzida, os riscos são iminentes, já que nem todos condutores de canavieiros seguem as recomendações previstas na legislação de trânsito, como a resolução 643/2016 do Contran, que determina a utilização de faixas refletivas na lateral e traseira de veículos de transporte rodoviário com peso bruto acima de 4.536 kg e tampouco mantêm a iluminação traseira adequada, infração passível de multa, de acordo com o artigo 230 do código brasileiro de trânsito (trafegar com equipamento obrigatório em desacordo). Além disso, a falta de distância segura e desatenção de condutores de veículos de passeio também potencializam os perigos.
Na madrugada desta segunda-feira (3), um motorista morreu após colidir com o seu utilitário na traseira de um canavieiro carregado com bagaço de cana, por volta das 5h30 da manhã, no km 381 da SP-322, em Bebedouro. O motorista do canavieiro não se feriu, mas foi autuado pela Polícia Militar Rodoviária por conduzir o veículo em mau estado de conservação e trafegar com equipamento ineficiente/inoperante, já que estava com iluminação externa irregular e refletivos em mau estado, segundo boletim de ocorrência.
A característica dos acidentes como o registrado esta semana no trecho administrado pela concessionária mostra uma predominância da colisão traseira, o que reforça a importância dos usuários de rodovia manterem a distância segura do veículo que trafega à frente e considerarem a diferença de velocidade existente, já que veículos pesados circulam com lentidão devido ao peso da carga, o que piora em trechos de aclive, por exemplo.
“Motoristas que seguem em velocidade normal e já estão “embalados” podem se deparar com veículos que chegam a reduzir, às vezes, para 40 km/hora em trechos de subida”, diz Fábio Ortega, gestor de segurança viária. Na SP-322, a velocidade regulamentada é de 90 km/h para veículos comerciais e 110 km/h para veículos de passeio.
Segundo o tenente da Polícia Militar Rodoviária Péricles Veronezi Flora, o excesso de peso e a baixa velocidade, aliados à imprudência de alguns motoristas de veículo pesado, ajudam a explicar as causas de acidentes com canavieiros. Ele diz que muitos motoristas desrespeitam os limites de peso e ignoram a legislação de trânsito, que determina a obrigatoriedade do uso das faixas refletivas, recurso que ajuda a dar mais visibilidade aos veículos, assim como iluminação traseira. “Ainda há muita irregularidade em relação ao uso da faixa refletiva e sua manutenção adequada, mas principalmente desrespeito ao limite de peso. São infrações comuns nas estradas e com esse tipo de veículo”, diz. Outro fator que prejudica durante a safra a visibilidade dos refletivos é a falta de limpeza dos veículos após saírem dos canaviais.
De acordo com Flora, todas essas irregularidades podem gerar aplicação de multa pela Polícia Rodoviária e motoristas que se depararem com esse tipo de situação podem comunicar o fato à polícia, informando rodovia, km e características.
O gestor de segurança viária da Entrevias reforça que condutores precisam estar atentos às velocidades regulamentadas na rodovia, por meio da comunicação feita com as sinalizações horizontal e vertical, ambas refletivas, ser prudente na hora da ultrapassagem e, principalmente em trechos de aclive, redobrar a atenção. “A concessionária não tem poder de polícia, ou seja, de autuar ou fiscalizar, mas ela investe em infraestrutura e melhorias constantes para tornar o deslocamento cada vez mais seguro. Ainda assim, a conscientização é fundamental, assim como a fiscalização”, completa.
Usuários que se deslocam pela área concedida à Entrevias contam com suporte 24 horas por dia, para as mais diferentes ocorrências e podem estabelecer contato com a empresa em caso de incidentes através do 0800 3000 333 ou pelo Entrevias Wi-fi SOS.
Sobre a Entrevias Concessionária de Rodovias – A Entrevias Concessionária de Rodovias é responsável pela operação, manutenção e modernização do lote Rodovias do Centro-Oeste Paulista, com um total de 570 quilômetros de vias no eixo entre Florínea, na divisa com o Paraná, e Igarapava, na divisa com Minas Gerais. O contrato de concessão assinado com o governo do Estado de São Paulo – Artesp é a agência fiscalizadora – prevê investimentos de R$ 3,9 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implantação de tecnologias e inovações que contribuem para prestação de serviços de alta qualidade aos usuários. Visite o site da empresa: www.entrevias.com.br. Em caso de emergência nas rodovias ligue para 0800-3000-333.
Foto: Fábio Melo