Após um mês de início das obras, Concessionária trabalha em ritmo acelerado nas diversas frentes de intervenções
Após um mês do início das obras de duplicação da BR-386, a CCR ViaSul trabalha em ritmo acelerado no andamento das ações. As equipes da Concessionária atuam desde o último 1º de julho, quando da emissão da Autorização de Supressão Vegetal (ASV), último documento necessário para o início das operações.
Até o momento 15 frentes compostas com cerca de 300 trabalhadores diretos realizam atividades de supressão da vegetação, terraplenagem, escavação de material rochoso, drenagem, fabricação de infraestruturas de obra de arte especiais (estacas, vigas para pontes) e de placas de sinalização vertical. Todas essas ações integram as etapas iniciais necessárias para a sequência da duplicação. Além disso, outros 200 trabalhadores atuam indiretamente na duplicação, nos setores administrativos e técnicos, totalizando 500 colaboradores.
Para auxiliar na execução de todo o trabalho, são utilizadas 70 máquinas entre escavadeiras, rolo pneumáticos, motoniveladoras, guindastes, caminhões, tratores, pás carregadeiras e motosserras.
Tais ações acontecem entre os quilômetros 325 e 330, em Marques de Souza, primeira metade do trecho I a receber a duplicação. A partir do ano que vem, as ações concentram-se no trecho do município de Lajeado.
Ainda neste primeiro trecho em Marques de Souza, após a conclusão das obras de supressão e terraplenagem, inicia-se a etapa de compactação do solo, ou seja, a preparação do local para o recebimento das camadas de pavimento. Em alguns locais, ainda, estão previstas detonações de materiais rochosos, que serão previamente informadas pelos canais de comunicação da CCR ViaSul.
Após a conclusão de todos esses serviços que integram a primeira etapa, as equipes darão início à implantação das primeiras camadas do pavimento, com previsão para acontecer ainda este ano.
Além da duplicação dos 20,3 quilômetros, a CCR ViaSul irá construir 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores. Ainda, irá implantar diversos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.
Ao todo, serão cerca de R$ 300 milhões somente nesta primeira etapa.
Em 9 anos, a CCR ViaSul irá duplicar mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais. Ainda, serão construídos 52 novos acessos, 28 novas interconexões, 27 retornos em nível, 18 novas passarelas, quatro passagens inferiores e 58,3 quilômetros de nova iluminação.
Todo esse investimento faz parte do programa de Concessão Federal no Rio Grande do Sul, tendo como órgão regulador a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).