Algumas estruturas em Marques de Souza têm mais de 50% das etapas concluídas
Quem trafega pelo trecho em obras da duplicação da BR-386, em Marques de Souza, já percebe a transformação que vem acontecendo nos locais por meio das mais de 20 frentes da CCR ViaSul que atuam nas intervenções trabalham em ritmo acelerado para concluir os 20,3 quilômetros deste primeiro trecho.
Entre as principais entregas previstas estão as novas pontes. No projeto elaborado pelas equipes de Engenharia da Concessionária, serão seis novas estruturas, além da adequação das seis estruturas já existentes, entre os quilômetros 326,1 e 339,1. Para isso, a Concessionária irá utilizar 244 estacas, 71 vigas de concreto pré-moldado e 35 pilares. Desses totais, já estão prontas 118 estacas (48% do total previsto), 37 vigas de concreto (52%) e quatro pilares (11%).
De acordo com o coordenador de Engenharia da CCR ViaSul, Fábio Hirsch, os números comprovam o trabalho acelerado das equipes. “Na estrutura da nova ponte de Várzea Marques de Souza I, por exemplo, já iniciamos os trabalhos de construção dos pilares e travessas, para, posteriormente, implantarmos as vigas”, destaca.
Entre outras ações já em andamento, o coordenador cita a execução das estacas, que integram a parte da fundação, nas pontes da Várzea Marques de Souza II e Sanga Picada Flor, tanto na nova estrutura quanto no alargamento da já existente. Já na nova ponte da Várzea Marques de Souza III, já acontecem os trabalhos de concretagem das vigas, bem como a implantação de estacas do alargamento da estrutura já existente.
“Para a construção de todas essas estruturas, novas e já existentes, estimamos uma utilização de 2.170 m³ de concreto, além de 370 toneladas de ferro. Até agora, já usamos 700 m³ de concreto e 120 toneladas de ferro”, indica.
Outras intervenções
São cerca de 600 trabalhadores diretos e indiretos atuando em 20 frentes da duplicação, exercendo as atividades de supressão vegetal, terraplenagem, escavação de material rochoso, drenagem, fabricação de infraestruturas de obra de arte especiais (estacas, vigas para pontes) e de placas de sinalização vertical.
Concomitante a essas etapas, as equipes de terraplenagem atuam na colocação e compactação das camadas de aterro de até 8 metros de altura em alguns locais. Essas equipes irão preparar o solo para receber as primeiras camadas do pavimento e a ‘nova rodovia’ começa a ficar mais evidente.
Para a realização de todos esses processos são utilizadas aproximadamente 100 máquinas entre escavadeiras, rolo pneumáticos, motoniveladoras, guindastes, caminhões, tratores, pás carregadeiras e motosserras.
Ao todo estão previstos cerca de R$ 300 milhões nas obras de duplicação deste primeiro trecho.
Além da duplicação dos 20,3 quilômetros no trecho, a CCR ViaSul irá construir 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores. Ainda, serão implantados novos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.
Até 2030, a CCR ViaSul irá duplicar mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais. Ainda, serão construídos 52 novos acessos, 28 novas interconexões, 27 retornos em nível, 18 novas passarelas, quatro passagens inferiores e 58,3 quilômetros de nova iluminação.
Todo esse investimento faz parte do programa de Concessão Federal no Rio Grande do Sul, tendo como órgão regulador a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).