Mais de 200 trabalhadores atuam em 16 frentes nas quatro rodovias sob concessão
Quando falamos de concessão rodoviária, uma das primeiras referências que vem à mente, após a figura do pedágio, certamente é a cena de uma rodovia limpa, com vegetação aparada, bem sinalizada, tudo isso tendo, ao centro, uma rodovia com pistas planas, sem buracos ou imperfeições, o que acaba tornando o pavimento uma vitrine.
Porém, muito mais do que estética, uma pavimentação adequada transforma a experiência do motorista e, principalmente, contribui para a segurança de todos que utilizam a rodovia. E para proporcionar essa experiência, é preciso ter conhecimento e entendimento de tudo o que isso envolve. Monitoramento diário, análises, estudos e testes práticos, desempenhados por equipes especializadas no negócio.
Desde que assumiu a concessão das BRs 101, 386, 448 e Freeway em 2019, a CCR ViaSul, concessionária associada ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), já executou mais de 400 quilômetros de recuperação de pavimento. Os trabalhos são desempenhados por, aproximadamente, 16 frentes compostas por mais de 200 trabalhadores, que realizam ações como microrrevestimento, microfresagem, fresagem, recomposição (CBUQ), drenos e de conservação.
Para a execução de todos esses serviços a CCR ViaSul já investiu mais de R$ 505 milhões. Para 2023, a Concessionária prevê outros quase R$ 200 milhões em pavimentação, além dos cerca de R$ 50 milhões já investidos.
Destes serviços, destaque para as frentes de microfresagem, que atuam na execução do aprimoramento do acabamento da capa asfáltica por meio da correção de pequenas irregularidades, ou seja, são responsáveis pelo efeito de ‘suavidade’ do pavimento, gerando mais conforto durante o trajeto pois reduz a trepidação do veículo. Até agora, são 185 quilômetros de melhoria nesse sentido só neste ano.
Ainda, conforme o planejamento da CCR ViaSul, só em 2023 devem ser feitos, aproximadamente, o equivalente a 250 quilômetros em intervenções no pavimento ao longo das quatro rodovias, ou seja, o correspondente a mais da metade do trecho sob concessão. Destas, a BR-386 é a que deve ter a maior extensão de serviços realizados, com 170 quilômetros, seguida pela BR-101, com 53 kms.
Do início do ano até agora foram revitalizados mais de 15 quilômetros no total, e as equipes seguem trabalhando. Em alguns casos, devido à necessidade de intervenções mais intensas, os serviços chegam a acontecer 24 horas por dia. Todos esses locais estão sinalizados, porém, ainda assim, a Concessionária reforça aos motoristas que sigam as orientações das equipes, reduzindo a velocidade ao aproximarem-se dos trechos em obras.
Mais informações sobre os pontos com intervenções podem ser obtidas no site www.ccrviasul.com.br, pelo Disque CCR ViaSul no 0800 000 0290, pelo WhatsApp (51) 3303-3858 ou, ainda, pelo aplicativa ‘CCR Rodovias Sul’, gratuitamente para iOS e Android.
Sobre a CCR ViaSul
A CCR ViaSul é responsável pela administração, conservação, ampliação e operação de 473,4 quilômetros de rodovias no Rio Grande do Sul, conectando pontos de maior relevância econômica no Estado. A concessão passa por 36 municípios, distribuídos em quatro trechos: BR 290 (Freeway) – 98,1 kms entre Osório e Porto Alegre; BR 101 – 87,9 kms entre Osório e Torres; BR 386 – 265,8 kms entre Canoas e Carazinho e BR 448 – 21,6 kms entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul. A concessionária responde, ainda, pela operação do vão móvel da ponte do Guaíba.
Sobre a ABCR
A ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) é uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 1996, que representa o segmento de concessões rodoviárias, responsável pela segurança viária do país.
Atualmente, a ABCR conta com 49 empresas associadas que representam a voz de quem investe em rodovias no Brasil, em níveis federal, estadual e municipal.