Para garantir a fluidez e zelar pela segurança dos usuários que trafegam pela BR- 101 Sul/SC, as viaturas de Inspeção da frota do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da CCR ViaCosteira circulam 24 horas por dia para garantir a prestação de serviços na rodovia, apartir de suas quatro bases.
Os veículos operacionais têm como missão o auxílio ao usuário. Em sua rotina, as viaturas de Inspeção atuam no monitoramento da rodovia, removem objetos e executam sinalizações de caráter emergencial sempre com foco na prevenção de acidentes
Ao todo, seis viaturas estão providas de cones para sinalização, GPS, câmera de monitoramento, giroflex, rádio transmissor utilizado para comunicação com o CCO – Centro de Controle Operacional da CCR ViaCosteira e mais de 40 ferramentas para auxiliar os usuários.
O serviço de inspeção de tráfego identifica potenciais riscos e age imediatamente no local, seja sinalizando pontos de interferência no tráfego, apoiando os motoristas em ocorrências na pista e agilizando o acionamento de outros recursos necessários. São as viaturas do SAU que mais percorrem pela rodovia: em média, são 600 quilômetros por dia. Elas circulam ininterruptamente por rotas pré-determinadas, agindo sempre que necessário, seja no apoio a uma pane elétrica, ou retirando da pista um objeto encontrado.
Os colaboradores responsáveis por operarem essas viaturas foram qualificados por especialistas do Grupo CCR oriundos de outras unidades, que realizaram treinamentos prévios para operar as viaturas.
Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) – 24 Horas
Os profissionais que trabalham à frente desses serviços são acionados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe os chamados e, imediatamente, avisa as equipes mais próximas para que o atendimento ocorra no menor tempo possível.
Importante destacar que toda essa operação acontece em sistema integral, 24 horas por dia, todos os dias da semana, numa estrutura composta por Bases de Atendimento, viaturas de apoio, socorro médico, mecânico, além de inspeção do tráfego. Tudo isso fica inteiramente à disposição do usuário, sem nenhum custo, sempre que ele necessitar de algum apoio durante o percurso.
No total são 4 Bases de Atendimento ao Usuário, 2 Bases Operacionais e 19 equipamentos, sendo: 6 ambulâncias, das quais 2 são UTI’s móveis, 5 guinchos entre leves e pesados, 6 viaturas de inspeção de tráfego, 2 caminhões para apreensão de animais, 2 caminhões de combate a incêndio e duas mini pás carregadeiras para atendimento a incidentes.
As viaturas de inspeção percorrem os 220 km, divididos em trechos, também 24 horas por dia. Se durante o percurso, a equipe visualizar qualquer fato incomum na rodovia ou algum usuário necessitando de apoio, eles realizam o primeiro atendimento e ficam à disposição do cliente.
Para entrar em contato, o usuário tem disponíveis o site www.ccrviacosteira.com.br, o aplicativo CCR Rodovias Sul, disponível na Apple Store e Play Store, e o número do Disque CCR ViaCosteira que também atende ligação de celular à cobrar: 0800 255 55 50 e agora também pelo aplicativo WhatsApp (48) 3211-3130.
CCR ViaCosteira
A CCR ViaCosteira é responsável pela administração de 220,4 quilômetros da BR 101, no Sul do estado de Santa Catarina, região de grande importância agroindustrial e turística por contar com algumas das mais belas praias do Brasil. A concessão passa por 19 municípios, entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. A ViaCosteira responde, ainda, pela operação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e pelos Túneis Morro do Agudo, em Paulo Lopes, e Morro do Formigão, em Tubarão.