Após seis meses do início de operação do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) na BR-101 Sul/SC, a CCR ViaCosteira atendeu a mais de 25 mil usuários da rodovia. Esse número equivale a cerca de 140 pessoas atendidas por dia, desde o início do serviço em fevereiro deste ano.
Entre os atendimentos mais recorrentes estão o de socorro mecânico, com 8.222 eventos. Destes, 4.846 foram casos de pane mecânica, 1.770 de pneu furado, 756 de pane seca e 324 de superaquecimento do motor. Ainda, foram registradas 267 ocorrências de pane elétrica e 259 de bateria descarregada. Esse total equivale a uma média de 45 atendimentos mecânicos por dia.
Segundo o coordenador de Atendimento da CCR ViaCosteira, Paulo Roberto Linck, o objetivo da Concessionária, por meio do SAU, é oferecer ao usuário conforto e segurança durante sua viagem. “Os mais de 25 mil atendimentos nestes primeiros seis meses mostram a confiança que o usuário tem de utilizar a rodovia. Ele sabe que, ao passar pela rodovia da CCR ViaCosteira, terá uma viagem segura e que, em caso de qualquer imprevisto, pode contar com a gente”, explica.
Os chamados para os atendimentos foram feitos por meio do Disque CCR ViaCosteira, nas bases do SAU (Serviço de Atendimento aos Usuário), pelo WhatsApp ou pelas viaturas de inspeção de tráfego que diariamente fazem ronda por toda rodovia. O atendimento operacional é uma das atribuições da Concessionária, que integra o Programa de Concessão de Rodovias do governo federal, fiscalizado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) – 24 Horas
Os profissionais que trabalham à frente desses serviços são acionados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe os chamados e, imediatamente, avisa as equipes mais próximas para que o atendimento ocorra no menor tempo possível.
Importante destacar que toda essa operação acontece em sistema integral, 24 horas por dia, todos os dias da semana, numa estrutura composta por Bases de Atendimento, viaturas de apoio, socorro médico, mecânico, além de inspeção do tráfego. Tudo isso fica inteiramente à disposição do usuário, sem nenhum custo, sempre que ele necessitar de algum apoio durante o percurso.
No total são 4 Bases de Atendimento ao Usuário, 2 Bases Operacionais e 19 equipamentos, sendo: 6 ambulâncias, das quais 2 são UTI’s móveis, 5 guinchos entre leves e pesados, 6 viaturas de inspeção de tráfego, 2 caminhões para apreensão de animais, 2 caminhões de combate a incêndio e duas minis pás carregadeiras para atendimento a incidentes.
As viaturas de inspeção percorrem os 220 km, divididos em trechos, também 24 horas por dia. Se durante o percurso, a equipe visualizar qualquer fato incomum na rodovia ou algum usuário necessitando de apoio, eles realizam o primeiro atendimento e ficam à disposição do cliente.
Para entrar em contato, o usuário tem disponíveis o site www.ccrviacosteira.com.br, o aplicativo CCR Rodovias Sul, disponível na Apple Store e Play Store, o Disque CCR ViaCosteira que também atende ligação de celular à cobrar: 0800 255 55 50 e WhatsApp (48) 3211-3130 que para utilizar o serviço, o cliente deve salvar o número na agenda de contatos do celular. O botão WhatsApp, presente na versão mobile e na página principal do site da CCR ViaCosteira direciona o cliente automaticamente para o aplicativo ou versão web. Novos pacotes de informações em breve serão acrescentados.
CCR ViaCosteira
A CCR ViaCosteira é responsável pela administração de 220,4 quilômetros da BR 101, no Sul do estado de Santa Catarina, região de grande importância agroindustrial e turística por contar com algumas das mais belas praias do Brasil. A concessão passa por 19 municípios, entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. A ViaCosteira responde, ainda, pela operação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e pelos Túneis Morro do Agudo, em Paulo Lopes, e Morro do Formigão, em Tubarão.