Acordo tem início com o apoio à exposição temporária “Essa nossa canção”
A partir desta semana, a CCR AutoBAn e o Grupo CCR patrocinarão a entrada gratuita no Museu da Língua Portuguesa (MLP) aos sábados, dia de maior movimento. A ação integra as medidas previstas em acordo, assinado na última quarta (12), no qual a empresa assume o patrocínio principal da Temporada 2023/2024 do Museu. O marco inicial desta parceria, viabilizada pelo Instituto CCR – entidade responsável pelos projetos socioculturais do Grupo – via Lei Federal de Incentivo à Cultura, é a exposição temporária “Essa nossa canção”, que entra em cartaz nesta sexta-feira, 14 de julho.
Sob curadoria de Carlos Nader e Hermano Vianna, com consultoria especial de José Miguel Wisnik e coordenação geral de Isa Grinspum Ferraz, a mostra destaca a riqueza e diversidade da língua portuguesa através da canção popular brasileira. Os ritmos nacionais serão representados do rock ao samba, do funk ao axé e do sertanejo à bossa nova.
O apoio aos museus se insere na política da CCR de incentivo à educação e à cultura nas suas áreas de atuação. O Museu da Língua Portuguesa está situado na Estação da Luz, servida pela linha 4 amarela de metrô, gerenciada pelo Grupo. “Acreditamos que o acesso à cultura é fator determinante para a mobilidade social, daí a importância de patrocinarmos a visitação gratuita aos sábados no MLP. Através do Instituto CCR continuaremos alargando nossas parcerias para contribuirmos para a democratização da cultura”, afirma Miguel Setas, CEO do Grupo CCR.
Outras iniciativas
Além do patrocínio ao Museu da Língua Portuguesa, desde 2022, por meio do seu Instituto, a CCR é mantenedora do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O apoio à entidade permitiu a retomada das visitas grátis às terças-feiras, pelo programa Terças Gratuitas, estimulando a inclusão social. Neste ano, a Companhia também passou a promover visitas ao Museu das Favelas, em São Paulo, para escolas e associações de moradores, viabilizando transporte e alimentação.
Em sua trajetória, a Empresa patrocina há sete anos a Flipelô (Feira Literária Internacional do Pelourinho), em Salvador. Neste ano, além de contribuir com a realização do festival, a CCR promoverá a campanha “Viajando Pelos Caminhos da Cultura” para ampliar a visibilidade do evento.
Sobre a CCR AutoBAn
A CCR AutoBAn é responsável, desde 1º de maio de 1998, pela administração do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A concessionária gerencia 316,8 quilômetros de rodovias, compreendendo a SP-330 (Via Anhanguera), de São Paulo a Cordeirópolis, com extensão de 147,04 quilômetros; a SP 348 (Rodovia dos Bandeirantes), de São Paulo a Cordeirópolis, com 159,67 quilômetros de extensão; a SP-300 (Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), com extensão de 2,6 quilômetros e a interligação SPI-102/330 (Rodovia Adalberto Panzan), com extensão de 7,44 quilômetros. Foi a quinta concessionária a integrar o Grupo CCR.
Sobre Grupo CCR
O Grupo CCR atua em serviços de infraestrutura para mobilidade humana, focado nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos. São 37 ativos, presença em 13 estados brasileiros e 17 mil colaboradores. O grupo é responsável pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos, diariamente. Em mobilidade urbana administra serviços de transporte de passageiros de metrôs, trens, VLT e barcas, transportando diariamente, 3 milhões de passageiros. E no segmento de aeroportos, com 19 terminais sob sua gestão, atende a mais de 40 milhões de clientes anualmente. Mais em: grupoccr.com.br
Sobre a ABCR
A ABCR é uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 1996, que representa o segmento de concessões rodoviárias, responsável pela segurança viária do país.
Atualmente, a ABCR conta com 49 empresas associadas que representam a voz de quem investe em rodovias no Brasil, em níveis federal, estadual e municipal.