A CCR AutoBAn, concessionária responsável pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes, acaba de conquistar um reconhecimento por sua atuação junto aos clientes nas rodovias. A concessionária venceu a categoria Inovação na sétima edição do Prêmio Concessionária do Ano, conferido pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). O case vencedor foi a implantação do sistema de atendimento aos motoristas por meio do aplicativo WhatsApp.
Além desse importante resultado, a CCR AutoBAn ficou em segundo lugar no ranking que avaliou todas as concessionárias do Estado de São Paulo. A primeira colocação ficou com a CCR SPVias, que administra trechos da Castello Branco (SP 280) e Raposo Tavares (SP 270). Outra empresa do grupo, a CCR ViaOeste, ficou em quarto lugar.
A premiação avalia sete indicadores nos trabalhos desenvolvidos pelas concessionárias durante todo o ano sendo eles: Relacionamento com a Sociedade, Eficiência dos Serviços Operacionais, Melhorias nas Rodovias, Segurança Rodoviária, Escolha do Usuário, Inovação e Sustentabilidade.
Os dados foram monitorados ao longo de 2021 pelo Centro de Controle de Informações (CCI) da ARTESP, que monitora 24h/dia as melhorias e serviços implantados nas rodovias e os atendimentos prestados aos usuários, além de fiscalizações e vistorias feitas em campo. O acompanhamento mensal dos indicadores foi feito por uma comissão composta por representantes das diretorias da Agência.
Atendimento pelo WhatsApp
O prêmio de inovação conferido pela Artesp reconhece a eficiência do atendimento implantado pela CCR AutoBAn utilizando o aplicativo de mensagens WhatsApp, desde julho de 2021. Através desse sistema é possível obter informações sobre condições de tráfego e solicitar serviços como auxílio mecânico, resgate ou informar ocorrências nas rodovias.
Com esta ferramenta, o atendimento é feito por meio de Inteligência Artificial, que a partir da interação entre o cliente e o aplicativo, fornece as informações solicitadas pelos usuários ou direciona para um atendente humano, que dará continuidade no processo por meio do próprio WhatsApp. Em situações em que há urgência, o atendente humano, que está no Centro de Controle Operacional da CCR AutoBAn, assume imediatamente a demanda.
Ao acionar os serviços da concessionária por meio do WhatsApp, o motorista pode utilizar a ferramenta de compartilhamento de localização, enviando o local exato onde está para a equipe do SOS Usuário da CCR AutoBAn, o que auxilia a identificação do cliente nas rodovias. Os clientes do Sistema Anhanguera-Bandeirantes podem obter, por meio do WhatsApp, informações sobre as condições de tráfego nas rodovias, solicitar auxílio mecânico e atendimento do resgate, informar ocorrências, como acidentes, e obter dicas de direção segura.
Após implantação da tecnologia pela CCR AutoBAn, a CCR ViaOeste e a CCR RodoAnel, concessionárias de São Paulo que fazem parte do portfólio da CCR Rodovias, também implantaram o atendimento via WhatsApp.
Para utilizar o serviço, o cliente deve salvar o número (11) 4589-3999 na agenda de contatos do celular. O botão WhatsApp, presente na versão mobile e desktop do site da CCR AutoBAn – www.autoban.com.br – direciona o cliente automaticamente para o aplicativo ou versão web.
Sobre a CCR AutoBAn
A CCR AutoBAn é responsável, desde 1º de maio de 1998, pela administração do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A concessionária gerencia 316,8 quilômetros de rodovias, compreendendo a SP-330 (Via Anhanguera), de São Paulo a Cordeirópolis, com extensão de 147,04 quilômetros; a SP 348 (Rodovia dos Bandeirantes), de São Paulo a Cordeirópolis, com 159,67 quilômetros de extensão; a SP-300 (Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), com extensão de 2,6 quilômetros e a interligação SPI-102/330 (Rodovia Adalberto Panzan), com extensão de 7,44 quilômetros. Foi a quinta concessionária a integrar o Grupo CCR.