Concessionária já atua em 24 dos 47 km de terceiras faixas que visam melhorar a fluidez do tráfego entre Bragança Paulista e Mairiporã
As obras das faixas adicionais da concessionária de rodovia – que faz das associadas da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), – que avançam no trecho paulista da BR-381, tiveram início em dezembro do ano passado. A Arteris Fernão Dias já trabalha em dois dos seis lotes do empreendimento, que beneficiará o tráfego nas regiões de Bragança Paulista, Atibaia e Mairiporã. Cerca de 60 mil veículos transitam diariamente pelo trecho.
A concessionária de rodovia investe mais de R$ 300 milhõesas obras de melhoria. Ao todo, serão 47 km de faixas adicionais. “A atuação em trechos facilita o planejamento das intervenções e, também, as liberações assim que forem concluídos. Desta forma, os usuários já se beneficiam do empreendimento enquanto trabalhamos em outros seguimentos”, explica o diretor de operações da Arteris Fernão Dias, que é associada da ABCR, Alisson Freire.
Atualmente, cerca de 340 profissionais atuam diretamente no empreendimento, com prioridade para trabalhadores da região. Já em obras, o Trecho 1, tem 18,7 quilômetros e abrange as cidades de Bragança Paulista e Atibaia. Neste local já foi concluída a execução de muro de contenção no km 24 e seguem em andamento a execução do mais um muro no km 31 e alargamento da ponte sobre o Rio Atibaia no km 37. Foram iniciados também os serviços de terraplenagem, pavimentação e drenagem da via.
“Por ser um trecho de alto volume de tráfego, o planejamento é feito para impactar da menor maneira possível a operação da rodovia. Toda movimentação conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal, que participa ativamente deste processo”, destaca o gerente de obras da Arteris Fernão Dias, Gabriel Ramos.
Em outra frente de obra, que compreende o trecho que atende a cidade de Atibaia, as equipes avançam com a construção de 5,6 quilômetros de faixa adicional entre o km 41 e o km 35, na pista sentido Belo Horizonte, com a conclusão do muro gabião. As próximas etapas incluem serviços de pavimentação, drenagem, sinalização viária e paisagismo.
Meio ambiente
As obras de faixas adicionais também geram impactos positivos para o meio ambiente. As inciativas previstas no Plano de Controle Ambiental Simplificado, firmado com o Ibama, trará diversos benefícios como o aumento da proteção do solo para evitar erosões e outros problemas físicos no entorno da rodovia. Dentro deste plano, estão em andamento ainda 85km de drenagem nas vias e 219.076m² de paisagismo.
Novos trechos na rodovia concessionária
Além dos trechos 1 e 2, com a recente retificação da Licença de Implantação (LI), englobando toda o projeto, a Arteris Fernão Dias dará início às obras dos trechos de 3 a 6, na região de Atibaia e Mairiporã, com 23 km de extensão.
“Vencida esta etapa, poderemos avançar com os demais trechos. Os processos estão em andamento e conseguiremos alocar mais trabalhadores e equipamentos para esta importante obra que beneficiará a população da região e o tráfego de longa distância”, afirma o diretor da concessionária, Alisson Freire.
Investimentos na BR-381
Com mais de R$ 3 bilhões investidos em melhorias na Rodovia Fernão Dias desde 2008, a empresa segue empenhada em contribuir com o setor de infraestrutura, ampliando a mobilidade e trafegabilidade nos 562 quilômetros de rodovia sob sua administração.
O trabalho desenvolvido pela concessionária nestes quase 15 anos também ajudou a salvar vidas. A concessionária reduziu em 52% as fatalidades das ocorrências na BR-381 entre 2010 e 2020. Com isso, alcançou a meta da ONU para um trânsito mais seguro, que previa a redução mínima de 50% das fatalidades no trânsito ao longo da década. A concessionária renovou o compromisso para os próximos 10 anos.
Sobre a ABCR – Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias
A Melhores Rodovias do Brasil – ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) é uma organização privada sem fins lucrativos, criada em 1996, que representa o setor de concessões de rodovias.
Entre os objetivos da organização está a promoção do setor de concessões de rodovias, a colaboração para o desenvolvimento de soluções ambientais, a defesa da segurança jurídica, a busca por melhorias regulatórias, entre outros.
Atualmente, são 50 empresas associadas que representam a voz de quem investe em rodovias no Brasil, em níveis federal, estadual e municipal.