Cruzamento entre as ruas Ângelo Burbelo, no Tatuquara e Jorge Tortato, no Campo do Santana, é perigoso e causa acidentes. Solução para o problema depende do Ippuc e da Comec
A Autopista Planalto Sul, que detém a concessão de Curitiba até a Divisa com SC/RS, mostra preocupação com o cruzamento em nível das ruas Ângelo Burbello e Jorge Tortato, no Tatuquara, por apresentar grandes riscos para os usuários.
A concessionária é a responsável pela duplicação até Fazenda Rio Grande e o cruzamento faz parte das obras, mas são de responsabilidade do Ippuc e da Comec.
Em setembro, do ano passado, a concessionária entregou à população um segmento entre os km 117,4 e km 121,2 da Pista Norte, totalizando 3,8 km. O cruzamento foi sinalizado pela Autopista Planalto Sul, mas ainda oferece riscos.
Foi assinado um convênio entre Comec, Ippuc e a concessionária, em que está prevista a execução uma trincheira na Rua Vereador Ângelo Burbelo, km 119, e um trevo em desnível nas proximidades da Rua Jorge Tortato no km 122. Como o cronograma dessas obras é posterior ao final da duplicação, a concessionária irá executar provisoriamente dois retornos em nível, permitindo que os moradores dos bairros do entorno possam retornar em locais menos distantes da rodovia duplicada.
O projeto inicial da concessionária foi mudado por conta das intervenções da Comec e do Ippuc que fizeram alterações na sua proposta. Estes retornos em nível estão em fase de detalhamento do projeto executivo e em processo de contratação das obras e com término previsto para maio.
A grande precupação da concessionária está no fato de nenhum dos dois órgãos, nem Ippuc e nem Comec, sequer iniciaram as obras.
Enquanto isso, a duplicação até Fazenda Rio Grande está concluída mas os trechos entre os cruzamentos da Ângelo Burbelo e Jorge Tortato continuam bloqueados por conta das obras do Ippuc e Comec que não começaram.
Acompanhe o cronograma das obras feitas pela concessionária :
Km 117,5 ao km 119,2 – Segmento em pista dupla numa extensão de 1.700m.
Km 119,2 ao km 119,6 – Segmento de uma faixa de tráfego em pista dupla, extensão de 400m com restrição ao cruzamento da Rua Vereador Ângelo Burbello no km 119,4.
Km 119,6 ao km 121,1 – Segmento em pista dupla numa extensão de 1.500m.
Km 121,1 ao km 123 – Segmento em pista simples numa extensão de 1.900m com restrição do cruzamento da Rua Jorge Tortato, no km 122.
Km 123 ao km 124,7 – Segmento em pista dupla numa extensão de 1.700m.
Acidentes – Como o tráfego aumentou por conta das obras que melhoram a rodovia, os acidentes também cresceram. Desde 2008, ano em que a Autopista Planalto Sul assumiu a concessão, os acidentes da Ângelo Burbelo, no km 119,9, aumentaram 42% e na Jorge Tortato, km 122 o aumento foi de 35%.
Veja o gráfico abaixo :
KM |
2008 |
2009 |
2010 |
2011 |
2012 |
2013 |
TOTAL |
119+400 |
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19 |
52 |
68 |
78 |
66 |
65 |
348 |
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KM |
2008 |
2009 |
2010 |
2011 |
2012 |
2013 |
TOTAL |
122+000 |
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9 |
21 |
34 |
30 |
57 |
|
190 |
“Temos que analisar o que é melhor para o usuário. Nossa preocupação é com o bem estar do motorista, do pedestre da nossa rodovia. Fizemos uma sinalização paliativa nos cruzamentos, que funciona, mas continuam a acontecer acidentes. Se nem a prefeitura de Curitiba,