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Usuários da BR-040 contam com nova estrutura de atendimento no trecho entre Nova Lima e Itabirito

Mais conforto e acessibilidade para os usuários da BR-040. São estes os principais ganhos obtidos com a modernização dos postos de atendimento aos usuários da Via 040, presentes em todo o trecho sob concessão, entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG). Em abril de 2016, a Concessionária concluiu os trabalhos no Posto de Atendimento 17 (PA 17), localizado no Km 569 da rodovia, em Nova Lima. Entre 22 de outubro de 2014 e 30 de abril de 2016, apenas na área de cobertura deste ponto de apoio, as equipes da Via 040 atuaram em 13.460 eventos na rodovia, média de 25 por dia.

O Posto de Atendimento de Nova Lima, voltado para o auxílio não só dos usuários em viagens de longa distância, mas também daqueles que fazem o trajeto diário entre a Região Metropolitana e Belo Horizonte, fica aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com uma área construída de 100 metros quadrados, oferece espaço para descanso, banheiros e fraldário, além de canais de comunicação com a Concessionária. A edificação segue todos os padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência, como rampas, piso tátil e atendimento direcionado para usuários com problemas de visão ou audição.

O PA 17 atende a um trecho de aproximadamente 45 quilômetros da BR-040, entre o Km 547 (Nova Lima) e o Km 589 (Itabirito). Em conjunto ao acolhimento dos usuários da rodovia, a estrutura abriga as equipes da Via 040, responsáveis por serviços como socorro médico e mecânico, e a frota composta por ambulâncias, guinchos e viaturas de inspeção, dentre outros equipamentos.

“Estamos implantando na BR-040 um dos sistemas mais modernos do mundo quando o assunto é atendimento aos usuários de rodovias. Queremos que motoristas e passageiros enxerguem os postos de atendimento como um ponto de apoio seguro e confortável, onde ele poderá descansar ou resolver qualquer questão relacionada à sua viagem de forma rápida, sempre com cortesia e eficiência”, explica o diretor de Operações da Via 040, José Aparecido de Oliveira.

AJUDA NA HORA CERTA

Dos 13.460 atendimentos registrados na área do PA 17, 5.887 – 43,7% do total – estão relacionados a panes secas, mecânicas, elétricas e problemas no sistema de rodagem do veículo. O auxílio prestado pela Concessionária quando a bateria descarrega, o pneu fura ou o cabo de vela se solta, situações corriqueiras na rodovia, representa menos transtornos e soluções mais rápidas, principalmente no período noturno.

Em 18 meses de operação, 8.457 veículos foram atendidos no segmento de 45 quilômetros entre Nova Lima e Itabirito. Além das panes, as equipes de atendimento atuaram no socorro a vítimas de acidentes, combate a incêndios na faixa de domínio, coordenação do deslocamento de cargas especiais e recolhimento de animais nas pistas, dentre outras situações.

No caso do serviço de atendimento médico de emergência, 2.117 usuários receberam os cuidados dos profissionais disponibilizados pela Via 040 no trecho em questão.

PONTOS DE REFERÊNCIAS

O gerente de Operações da Via 040, André Araújo, destaca que, nos postos de atendimento, os usuários podem obter informações úteis sobre trajetos e indicações sobre serviços básicos como unidades de saúde, rede hoteleira e borracharias.

Araújo acrescenta que o trabalho de modernização trouxe mudanças como nova sinalização, que facilita a identificação por parte do usuário, iluminação eficiente e monitoramento por câmeras, proporcionando mais segurança.

“Os postos acabam se transformando em pontos de referência da rodovia. O usuário sabe que ali encontrará ajuda nas mais diversas situações, desde o acesso a banheiros higienizados e fraldário até auxílio em casos de emergências médicas. Isso é muito importante, principalmente em trechos mais isolados da BR-040, com menor densidade de empreendimentos comerciais”, explica o gerente de Operações.

PRÉDIOS SUSTENTÁVEIS

A Via 040 está promovendo a modernização de 20 postos de atendimento do trecho sob concessão da BR-040. As estruturas estão posicionadas, em média, a cada 45 quilômetros. Nove postos modernizados já estão em operação.

Os trabalhos de modernização adotam tecnologia verde. Baseado no sistema construtivo wood frame (painéis industrializados), o modelo traz vantagens como o isolamento térmico, que contribui para reduzir o consumo de energia com climatização. Vários postos estão localizados no Centro-Oeste do país e no Noroeste de Minas Gerais, regiões com clima predominantemente quente.

A modernização viabilizou a criação de sistemas de coleta e armazenamento de águas pluviais, proporcionando o reaproveitamento e economia de recursos hídricos. Todos os postos de atendimento contam ainda com uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).

Outra vantagem é que, por se tratarem de estruturas pré-fabricadas, há menor geração de resíduos e o processo de montagem traz menos riscos para os colaboradores envolvidos nas obras.

LOCALIZAÇÃO DOS POSTOS DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS

Em destaque, as estruturas em operação já modernizadas


4 POSTOS DE ATENDIMENTO EM GOIÁS

Posto de Atendimento 1

Valparaíso de Goiás – Km 1,8

Posto de Atendimento 2

Luziânia – Km 51

Posto de Atendimento 3

Cristalina – Km 96

Posto de Atendimento 4

Cristalina – Km 148

17 POSTOS DE ATENDIMENTO EM MINAS GERAIS

Posto de Atendimento 5

Paracatu – Km 43

Posto de Atendimento 6

Paracatu – Km 85

Posto de Atendimento 7

João Pinheiro – Km 128

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Posto de Atendimento 8

João Pinheiro – Km 190

Posto de Atendimento 9

João Pinheiro – Km 225

Posto de Atendimento 10

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6.1 Como exercer os seus direitos?

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8. ATUALIZAÇÕES AO AVISO DE PRIVACIDADE

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Este termo foi atualizado em julho de 2022.

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