Situado em uma dos trechos mais movimentados da BR-040, o Posto de Atendimento ao Usuário 16, no Km 525, em Contagem, já atende a motoristas, passageiros e pedestres com mais conforto e acessibilidade. Modernizado, o posto ganhou instalações mais amplas e sustentáveis, somando-se a outras 11 estruturas entregues aos usuários entre janeiro e maio de 2016. Apenas na área de cobertura da base operacional, entre os quilômetros 503 (Esmeraldas) e 547 (Nova Lima), as equipes da Via 040 atuaram, desde outubro de 2014, em 27.611 eventos na rodovia, média de 47 por dia.
O Posto de Atendimento de Contagem auxilia tanto usuários em viagens de longa distância quanto aqueles que fazem o trajeto diário entre cidades da Região Metropolitana e Belo Horizonte, caso de Sete Lagoas e Ribeirão das Neves, por exemplo. Aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, tem área de 12 mil metros quadrados com espaço para descanso, banheiros e fraldário, além de canais de comunicação com a Concessionária.
A edificação segue padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência, como rampas, e atendimento direcionado para usuários com problemas de visão ou audição.
LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA
O posto de atendimento 16 cobre um trecho de aproximadamente 44 quilômetros da BR-040, entre Esmeraldas e Nova Lima, o que inclui o Anel Rodoviário de Belo Horizonte, que registra picos de circulação da ordem de 150 mil veículos por dia.
Em conjunto ao acolhimento dos usuários da rodovia, a estrutura abriga as equipes da Via 040 responsáveis por serviços como socorro mecânico e médico, além da frota composta por ambulâncias, guinchos e viaturas de inspeção, dentre outros equipamentos.
Neste segmento da BR-040, o trabalho das equipes viárias da Concessionária contribui para evitar congestionamentos que afetam toda a Região Metropolitana da capital. Uma carreta, ou mesmo veículo de passeio, quebrada no Anel Rodoviário pode obstruir uma faixa de rolamento e gerar reflexos quilométricos no trânsito. Em média, a Via 040 atende a esse tipo de ocorrência levando entre 10 (guincho leve) e 24 minutos (guincho pesado).
“O posto de atendimento 16 se junta ao posto 17, situado em Nova Lima, que também foi modernizado. A Região Metropolitana de Belo Horizonte, trecho da BR-040 com um dos mais altos índices de fluxo de veículos, oferece a milhares de usuários atendimento de alta qualidade, tanto para quem trafega em direção ao Rio de Janeiro quanto para Brasília. Estamos implantando na BR-040 um dos sistemas mais modernos do mundo quando o assunto é atendimento em rodovia”, explica o diretor de Operações da Via 040, José Aparecido de Oliveira.
AJUDA NA HORA CERTA
Dos 27.611 atendimentos registrados na área do posto 16, 10.712 – 38,7% do total – estão relacionados a panes secas, mecânicas, elétricas e problemas no sistema de rodagem do veículo.O auxílio prestado pela Concessionária quando a bateria descarrega, o pneu fura ou o cabo de vela se solta representa menos transtornos e soluções mais rápidas, principalmente no período noturno.
Em 19 meses de operação, 1.496 veículos foram atendidos no segmento de 44 quilômetros. Além das panes, as equipes de atendimento atuaram no socorro a vítimas de acidentes, combate a incêndios na faixa de domínio, coordenação do deslocamento de cargas especiais e recolhimento de animais nas pistas, dentre outrassituações.
Tratando-se do serviço médico de emergência, os profissionais da Via 040 realizaram 2.987 atendimentos clínicos no trecho em questão.
PONTOS DE REFERÊNCIAS
O gerente de Operações da Via 040, Fabiano Silva, destaca que, nos postos de atendimento, os usuários podem obter informações úteis sobre trajetos e indicações sobre serviços básicos como unidades de saúde, rede hoteleira e borracharias. “O trabalho de modernização trouxe outras mudanças, como nova sinalização, o que facilita a identificação do posto na rodovia por parte do usuário, iluminação mais eficiente e monitoramento por câmeras, oferecendo mais segurança aos motoristas, passageiros e pedestres que recorrem ao atendimento nesta estrutura”, destaca.
PRÉDIOS SUSTENTÁVEIS
A Via 040 está promovendo a modernização de 20 postos de atendimento do trecho sob concessão da BR-040. As estruturas estão posicionadas, em média, a cada 45 quilômetros. Doze postos modernizados já estão em operação.
O método construtivo adota tecnologia verde. Baseado no sistema wood frame (painéis industrializados), o modelo traz vantagens como o isolamento térmico, que contribui para reduzir o consumo de energia com climatização. Vários postos estão localizados no Centro-Oeste do país e no Noroeste de Minas Gerais, regiões com clima predominantemente quente.
A modernização viabilizou a criação de sistemas de coleta e armazenamento de águas pluviais, proporcionando o reaproveitamento e economia de recursos hídricos. Todos os postos de atendimento contam ainda com uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).
Outra vantagem é que, por se tratarem de estruturas pré-fabricadas, há menor geração de resíduos e o processo de montagem traz menos riscos para os colaboradores envolvidos nas obras.
LOCALIZAÇÃO DOS POSTOS DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS
Em negrito, estruturas em operação já modernizadas
4 POSTOS DE ATENDIMENTO EM GOIÁS |
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Posto de Atendimento 1 |
Valparaíso de Goiás – Km 1,8 |
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Posto de Atendimento 2 |
Luziânia – Km 51 |
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Posto de Atendimento 3 |
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Posto de Atendimento 4 |
Cristalina – Km 148 |
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17 POSTOS DE ATENDIMENTO EM MINAS GERAIS |
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