Desde março, o sistema de pesagem em movimento implantado pela CCR RioSP na Via Dutra (BR-116) está em operação nos quatro postos de pesagem da rodovia. A Via Dutra é associada da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, que desde 1996 representa o setor de concessões de rodovias.
O sistema de pesagem em movimento é composto por equipamentos instalados na Rodovia Dutra – pórticos com câmeras com a tecnologia OCR – ficam localizados nos km 179 da pista sentido São Paulo, em Guararema (SP), no km 0 da pista sentido Rio de Janeiro, em Queluz (SP), no km 307 da pista sentido São Paulo, em Resende (RJ) e no km 223 da pista sentido São Paulo, em Paracambi (RJ).
Com a implantação do novo sistema, a balança seletiva, existente nos postos de pesagem atuais, foi desativada sendo os veículos selecionados para a pesagem de precisão através do sistema de pesagem em movimento direto na rodovia, sem a necessidade de entrar no posto de pesagem.
Agora, o caminhoneiro só é obrigado a entrar na balança na Rodovia Dutra, que é operada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), caso os sensores indiquem excesso de peso. Quando isso ocorrer o motorista do caminhão será avisado por meio de mensagem em Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) da rodovia. Já o veículo que estiver dentro do limite de peso permitido para à Rodovia Dutra segue viagem.
Conheça mais sobre a tecnologia de pesagem em movimento na Rodovia Dutra
É essa tecnologia implantada nos pórticos e no pavimento que fazem a classificação, leitura de placas e dimensionamento (altura comprimento e largura) combinados com a leitura da característica do veículo para sua correta classificação e pesagem.
Todo o procedimento é monitorado por câmeras. Os equipamentos auxiliam a identificar fuga de veículos por meio de imagens panorâmicas e de placas, que caracterizem a infração do veículo que deixou de respeitar sinalização de encaminhamento ao posto de fiscalização.
Tudo o que você precisa saber sobre pesagem de caminhões
Placas indicando a pesagem obrigatória de caminhões são comuns nas rodovias e têm um propósito importante: evitar o excesso de peso na carga em rodovias concessionárias, que coloca em risco a segurança dos demais usuários das estradas e causa danos ao pavimento.
Além disso, cargas com peso acima do indicado prejudicam o veículo, aumentando o desgaste de pneus, freios e suspensão, bem como o consumo de combustível. Portanto, é fundamental saber quando o caminhão deve passar pela pesagem obrigatória, conhecer novas tecnologias como a pesagem em movimento e respeitar os limites indicados.
Obedecer a pesagem obrigatória em rodovias é lei
A obrigação de pesar os caminhões nas estradas não é algo novo, sendo implementada desde 1979 durante o período de modernização e regulamentação das rodovias brasileiras. O Paraná foi o primeiro estado a receber um posto de pesagem na rodovia BR-277. A Portaria nº 870/2010 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estabelece critérios para a fiscalização do peso em veículos como ônibus, micro-ônibus, caminhões, caminhões-trator e trator de rodas.
O artigo 323 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conhecido como “Lei da Balança”, regula a pesagem com base em critérios como o peso por eixo, garantindo a distribuição equilibrada da carga. O peso máximo permitido para um eixo isolado com dois pneus é de seis toneladas e para um eixo isolado com quatro pneus é de 10 toneladas, dentre outras especificações.
Há tolerâncias para o excesso de peso, permitindo até 5% do peso bruto do veículo. Se a carga exceder esse limite, poderá ser necessário dividir a carga com outro veículo para continuar a viagem. Se o excesso for de 10%, haverá multa. Se o peso exceder 12,5% do permitido, será necessário transbordar a carga e também haverá multa.
A evasão da balança é motivo de multa e penalidade para caminhoneiros que obstruem ou dificultam a fiscalização do transporte. Em alguns lugares do Brasil onde não há balanças, a fiscalização é feita por agentes que verificam o peso da mercadoria nas notas fiscais.
Como funciona a pesagem tradicional em rodovias concessionárias
Além do sistema de pesagem em movimento, composto por equipamentos como os instalados na Rodovia Dutra, com câmeras com a tecnologia OCR, existem outros meios de pesagem como:
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O processo de pesagem de caminhões pode ser feito por vários dispositivos.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em postos de pesagem veicular estáticos, o veículo passa pela pré-pesagem ao entrar no posto. Se estiver dentro dos limites permitidos, pode continuar a viagem. Caso contrário, será pesado novamente e, se houver excesso, serão aplicadas multas e outras penalidades.
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Já em postos de pesagem veicular dinâmicos, o veículo deve passar pelo posto
a uma velocidade de até 6 km/h. Se o peso estiver dentro do permitido, o veículo pode seguir viagem sem parar. No entanto, se houver excesso de carga, podem ser aplicadas multas e a carga pode ser remanejada ou transbordada. Atualmente, existem sensores eletrônicos que medem o peso do caminhão em alta velocidade. Se houver infração, o veículo será parado posteriormente para aplicação da multa.
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Verificação feita por funcionários do posto ou policiais rodoviários.
Quando perceberem excesso de peso, verificarão os documentos obrigatórios, como a nota fiscal do produto transportado e os documentos do veículo. Esses documentos são exigidos em todo o país. Se a carga for perigosa, o motorista deve ter uma credencial obtida através do curso de movimentação operacional de produtos perigosos.
Sobre a CCR RioSP: A CCR RioSP é responsável pela administração das Rodovias Presidente Dutra (BR-116) e Rio-Santos (BR-101), num total de 626 km de extensão. A Via Dutra liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do país – Rio de Janeiro e São Paulo – que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. Já a BR-101, entre Ubatuba (SP) e o Rio de Janeiro (RJ), passa por uma região litorânea que tem grande fluxo turístico. Saiba mais em www.ccrriosp.com.br.