O sistema viário do Paiva, gerido pela Concessionária Rota dos Coqueiros, foi bem avaliado pelos seus usuários em recente pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). 97% dos motoristas entrevistados revelaram que estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços da concessionária, atribuindo a nota média espontânea de 8,4. Esta é a quarta vez consecutiva que a Rota dos Coqueiros conquista média acima de 8 desde o início das pesquisas.
O questionário foi aplicado no período de 3 a 9 de agosto, com amostra de 420 entrevistados que responderam a questões sobre segurança viária, sinalização, qualidade de conservação da via, qualidade dos serviços de auxílio ao usuário, tempo de espera nas cabines e qualidade do atendimento dos funcionários, razões para trafegar na via e projetos socioambientais, entre outros temas.
Os bons resultados obtidos este ano foram impactados principalmente por dois itens: a satisfação com relação à segurança contra acidentes, no qual 88% dos entrevistados se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos, e a avaliação da sinalização horizontal, que recebeu aprovação com esses dois conceitos de 98% dos usuários, os maiores índices alcançados pela concessionária nos dois quesitos desde a implantação da pesquisa.
Quando a abordagem foi a razão para a utilização da Rota dos Coqueiros, a segurança foi apontada por 66% dos usuários, seguida do conforto por 55% e pela certeza de chegar no horário ao local desejado por 55%. As boas condições e manutenção do asfalto, que influenciam na segurança do usuário, o trânsito livre e a consequente economia de tempo, a comodidade, a bela paisagem e a organização da via foram destacados pelos entrevistados.
A Concessionária Rota dos Coqueiros investiu cerca de R$ 76 milhões em obras e manutenção na rodovia nos últimos cinco anos de operação, o que resultou nos altos percentuais de satisfação da pesquisa. Esse valor foi aplicado em obras de drenagem, requalificação de sinalização vertical e horizontal, pisos intertravados e abrigos de ônibus, melhoria no pavimento, iluminação da via e das edificações (prédios administrativos e cabines de arrecadação). Esses investimentos garantem o conforto, a agilidade e a comodidade ao usuário.
A relação do funcionário com o cliente também foi abordada na pesquisa e avaliada pelo usuário, que se mostrou satisfeito com o atendimento prestado, assim como com o temo de espera nas cabines, em ambos os casos houve ótima aprovação, sendo afirmada por 98% e de 95% dos entrevistados, respectivamente. O conjunto de serviços oferecidos pela concessionária levou 97% dos usuários a responderem que vale a pena trafegar pela Rota dos Coqueiros e que têm a intenção em continuar utilizando a rodovia.
A boa avaliação do capital humano da concessionária mostra o empenho da Rota dos Coqueiros, em relação aos seus integrantes. A Concessionária adota uma cultura organizacional que valoriza e investe na carreira do profissional, além de garantir o bem-estar no ambiente de trabalho. Algumas das ações em favor do integrante são o Programa Ideia Premiada, que bonifica autores de projetos que reduzam custos operacionais, e o Programa de Valorização dos Arrecadadores (PVA) para os funcionários que se destacam no desempenho de suas atividades. Os cinco integrantes que se destacam compõem um ranking e os três primeiros participam de um “pódio” com suas fotos, que fica exposto durante o mês inteiro no quadro de avisos da empresa.
“Para a Rota dos Coqueiros, o resultado foi positivo por manter a satisfação do usuário em relação aos serviços prestados pela Concessionária. Isso reflete no conhecimento do condutor sobre os benefícios que a via concessionada proporciona. A pesquisa mostra que as pessoas perceberam que a arrecadação do pedágio é importante para a garantia do conforto, a rapidez e a segurança”, explica Rafaela Elaine, gerente geral da Concessionária Rota dos Coqueiros.
Pesquisas anteriores – Na pesquisa de satisfação de 2014, a Concessionária Rota dos Coqueiros também conquistou 97% dos usuários. O item de maior destaque da pesquisa foi a sinalização, com as placas informando o limite de velocidade aprovadas por 97% dos condutores. Em 2013, 96% dos motoristas aprovaram a Rota dos Coqueiros. A limpeza das placas de sinalização, no item de conservação, foi mencionada por 98% dos entrevistados. Já em 2012, quando foi realizada a primeira pesquisa de satisfação, 98% dos motoristas aprovaram a Rota dos Coqueiros. A conservação da via foi aprovada por 99% dos usuários, como limpeza das placas de sinalização, pintura da ponte, grama e matos aparados, limpeza das pistas e canteiros, além das condições de pavimento.
Pesquisa de satisfação do usuário – Rota dos Coqueiros
2012 |
2013 |
2014 |
2015 |
98% |
96% |
97% |
97% |
Redução de acidentes – A Rota dos Coqueiros realizou recentemente uma pesquisa interna que mostrou a redução de acidentes no sistema viário do Paiva. Comparando o primeiro semestre do ano passado (74) com os primeiros seis meses deste ano (21) houve uma redução em 72% no número de acidentes na rodovia, principalmente em saídas de pista nas curvas e rotatórias e quedas de motos. O resultado comprova o foco da concessionária em proporcionar a segurança viária, o conforto e a agilidade ao usuário durante o percurso.
A concessionária investiu no ano passado em uma nova maneira de indicar curvas mais acentuadas e potencialmente perigosas, que contribuiu para a redução de acidentes na via. Buscando unir sustentabilidade ambiental à segurança e a comodidade dos usuários, a Rota dos Coqueiros implantou pequenos “jardins” com cerca de 50 “flores” espalhadas em três trechos diferentes da via, com calotas coloridas e varas de bambu, dando reforço a sinalização existente. Além disso, a pintura dos meios-fios das rotatórias e o reforço nas sinalizações verticais também contribuíram para a redução dos incidentes. Mensalmente, cerca de R$ 96 mil são investidos em limpeza e paisagismo.