Com o objetivo de incentivar a leitura, a CCR SPVias, através da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura, levará entre os dias 8 e 11 de junho o projeto “Ler é uma viagem” para os municípios de Itapeva, Itararé, Taquarivaí e Capão Bonito.
“Ler é uma viagem” convidará os professores das cidades beneficiadas a exercitarem a criatividade por meio da escrita de cartas, tendo como base o livro “Dom Quixote de Lobato”, de Monteiro Lobato. A partir desse tema, num ambiente de descontração e participação, que inclui sessões de leitura pública com música ao vivo, o projeto apresenta a leitura em diversos formatos, que vão além dos clássicos da literatura.
A primeira atividade proposta pela oficina é escrever uma carta, sem destinatário obrigatório. Na sequência, a idealizadora do projeto, a atriz Élida Marques, interpreta Dom Quixote, personagem título do projeto que, junto com seu fiel escudeiro Sancho Pança – vivido pelo músico Marlos Mateus – inicia a leitura de cartas. A atividade continua com todos lendo cartas de outros participantes e mostrando como é possível se encantar e ter diferentes interpretações a cada linha.
De acordo com o relações institucionais da CCR SPVias, Alexandre Conrado, a ideia do “Ler é uma viagem” é oferecer ferramentas aos professores para a produção de aulas dinâmicas e interativas. “A partir de provocações que envolvem literatura e música, os educadores serão sensibilizados para resgatar o prazer pela leitura nos alunos”, afirma.
SERVIÇO 8 de junho –Itararé
Local: Salão XV (Rua XV de novembro, 931-Centro).
Horário: 8h30 às 10h30 e das 14h30 às 16h30
9 de junho – Itapeva
Local: Rua Engenheiro Nei Cuiabano, 345 – Jardim Maringá
Horário: 9h às 11h e das 14h às 16h
10 de junho – Taquarivaí
Local: Rua Ana Caetano de Souza, 101- Centro
Horário: 14h às 16h
11 de junho – Capão Bonito
Local: Secretaria Municipal de Educação (Av. Santos Dumont, 50, Praça Dr. Thomaz Eurico Gomes/Centro).
Horário: 9h às 11h e 14h às 16h