Alunos da rede pública participaram de workshop do artista André Bart com o Projeto “Cores do Amanhã”
Conectando arte, educação e responsabilidade social, o Projeto “Cores do Amanhã” realizou, nos dias 5 e 6 de outubro, a pintura de grafites em muros de duas escolas municipais de Cachoeirinha (RS). Os alunos das instituições E.M. Maria Fausta Teixeira, no bairro Vila Marcia e da E.M. Professor Ivo Antônio Rech, do Parque Mal. Rondon, participaram de um workshop sobre os aspectos que envolvem o grafite com o artista André Bart, e tiveram contato com todo o material para experienciar essa manifestação artística.
Alunos e professores estiveram engajados nas atividades durante os últimos meses, desempenhando atividades que vão desde o desenvolvimento do projeto, passando pelo trabalho em sala de aula e a elaboração das ilustrações, até a projeção das artes nos muros das escolas. Maria Soares, professora de Artes da E.M. Maria Fausta Teixeira, apresentou em sala de aula telas como Tarsila do Amaral bem como outros trabalhos com a temática e destacou a participação dos discentes na atividade. “O dia de hoje foi maravilhoso, primeiro porque fomos brindados com o sol, depois de tanta chuva. E agora, a experiência. A gente que trabalha com arte, uma coisa é trabalhar a teoria da cor, da mistura de cores, e outra coisa é eles mexerem com a mistura, produzem cor de pele, realizarem na prática. Eles passaram o dia com essa vivência, da questão das cores e da experiência do grafite”, pontua.
A inspiração da estudante Ellen Pereira, 14 anos, veio das peças de quebra-cabeça, onde “cada peça representa um tipo de pessoa e no final todas elas se unem para demonstrar como a sociedade deveria ser, respeitando as diferenças”, explica. Sobre a realização do projeto na escola, ela é categórica: “Qualquer artista gostaria de ter uma grande obra sua exposta, principalmente no muro de uma escola assim. O ambiente fica mais agradável quando tem várias cores e, principalmente, com a mensagem que tem por trás”.
Sobre o Projeto
O “Cores do Amanhã” é uma iniciativa cultural presente em 10 cidades do Brasil que utiliza o grafite como meio de expressão para discutir a questão da cidadania. No município de Cachoeirinha (RS), professores das duas escolas participaram, em agosto, de uma oficina sobre “Respeito às Diferenças”. Posteriormente, dispersaram os conhecimentos aos alunos incentivando os mesmos a refletirem em sala de aula de forma a criarem ilustrações que retratem a visão deles sobre a temática. O projeto contou com a participação de 1.080 alunos e 17 professores, resultando em um total de 92 desenhos inscritos.
Na sequência, após a realização de votação popular e da seleção por meio de uma comissão julgadora, as duas escolas foram contempladas com o Dia do Grafite e tiveram seus muros grafitados com inspiração nas artes vencedoras dos alunos Ellen Pereira, da E.M. Maria Fausta Teixeira e Matheus Yago Vieira, da E.M. Professor Ivo Antônio Rech. Os grafites foram executados com a instrução dos vencedores e a orientação de André Bart, contando também com a colaboração dos colegas de classe e professores, que também assinaram seus nomes nas artes.
O projeto Cores do Amanhã no Rio Grande do Sul contou com o apoio do Instituto CCR na região de atuação da CCR ViaSul, além da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeirinha. A realização é da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Arte e Respeito
De acordo com a UNESCO, o Brasil possui uma enorme diversidade criativa de expressões culturais, e sua diversidade cultural pode ser uma questão central para o desenvolvimento de projetos no país, especialmente voltados para os Povos Indígenas e os Afrodescendentes. Ao abordar discussões sobre diversidade, igualdade, necessidades especiais, bullying e questões racial e de gênero, o Cores do Amanhã incentiva a criação de ações que promovam a gentileza à toda a comunidade.
As fotos do Dia do Grafite nas escolas podem ser encontradas neste link.
Sobre o Instituto CCR | Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação e Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 15 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.
Sobre a Horizonte Educação e Comunicação
Há mais de 30 anos planejamos e realizamos projetos educacionais, culturais e editoriais, sob encomenda de dezenas de empresas e instituições. Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 130 projetos nacionais realizados, com atuação em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas. Acesse: http://www.edhorizonte.com.br/
Sobre a ABCR
A ABCR é uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 1996, que representa o segmento de concessões rodoviárias, responsável pela segurança viária do país. Atualmente, a ABCR conta com 49 empresas associadas que representam a voz de quem investe em rodovias no Brasil, em níveis federal, estadual e municipal.