Programa internacional que gratifica os melhores trabalhos acadêmicos realizados no Brasil, Chile, França, Espanha e Porto Rico, em gestão de infraestrutura de transportes foi entregue nesta manhã, na Reitoria da Universidade de São Paulo aos vencedores do Prêmio Internacional de Cátedras e do 2º Prêmio Nacional Cátedra Abertis-USP de Gestão em Infraestrutura de Transportes.
No Brasil a Cátedra é coordenada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), com apoio da Fundação Abertis, acionista do Grupo Arteris. A Arteris, uma das maiores operadoras de concessões de rodovias do país, com mais de 3.700 quilômetros em operação nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, acredita que o desenvolvimento de uma sociedade e, por consequência, o crescimento do país passa pelo investimento em educação no longo prazo. Para tanto, desenvolve e apoia múltiplas iniciativas, entre elas, a Cátedra Abertis.
O grupo entende que o ambiente acadêmico exerce um importante papel de traduzir o pensamento e o conhecimento das universidades em ideias e projetos capazes de aprimorar as soluções de mercado hoje existentes em prol de maior segurança e eficiência no setor de infraestrutura de rodovias. Em 2016, a Abertis trouxe para o Brasil a Cátedra Abertis, iniciativa presente em vários outros países, com o objetivo de potencializar a formação em gestão de infraestrutura do transporte, pesquisa, desenvolvimento e inovação.
“Os investimentos mais promissores para o futuro de um país são a educação e a inovação. Iniciativas como a Cátedra contribuem com este objetivo. Para isso, é papel da iniciativa privada colaborar com as universidades para estimular no avanço da pesquisa e do conhecimento em benefício da sociedade”, afirmou David Díaz, presidente da Arteris.
O Prêmio Internacional de Cátedras, realizado em um país diferente a cada ano, conta com toda a rede de Cátedras Abertis e consiste em três categorias diferentes: Doutorado, Mestrado e Segurança Viária. Os vencedores foram: Pierre-Antoine Laharotte (Universidad de Lyon/França), Gabriel Michau (Universidad de Lyon/França), Hédi Hamdane (Universidad Aix-Marseille/França), Markus Niehaus (Pontificia Universidad Católica de Chile/Chile).
No prêmio nacional, os vencedores foram: Fábio Sartori Vieira (Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo), Marcos Fritzen (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Lucas de Castro (Universidade Federal de Viçosa) na categoria de doutorado – houve um empate – e Mayara Monteiro (Universidade Federal de Pernambuco) na categoria de mestrado.
Para a participação do prêmio, acadêmicos de todas as universidades e faculdades, públicas ou privadas, que possuam programa de pós-graduação, podem se inscrever por um site que a Escola Politécnica disponibiliza. Os temas dos trabalhos de doutorados, mestrados e dissertações sobre segurança viária devem estar relacionados ao segmento de infraestrutura de transportes.
Seguindo critérios previamente determinados pela Fundação Abertis e pelas instituições de ensino público de engenharia civil, a universidade lança o projeto. Dessa forma, ao receber os trabalhos, a Cátedra faz uma triagem dos materiais do ponto de vista científico, tecnológico e político por intermédio de um comitê interno de catedráticos, passando, por fim, pelo comitê Arteris (composto de profissionais de engenharia, sustentabilidade, Abertis e diretor da Cátedra local).
Trabalhos premiados – 2º Prêmio Cátedra Abertis-USP de Gestão em Infraestrutura de Transportes
Prêmio Melhor Doutorado
- Desenvolvimento e Validação de Função de Transferência – Marcos Antonio Fritzen (Orientadora: Laura Maria Goretti da Motta):
Um dos maiores problemas na engenharia rodoviária é estimar de forma satisfatória a vida útil de pavimentos novos e restaurados, especialmente em relação a trincas por fadiga ou à deformação permanente. Essa incerteza na previsão da vida útil dos pavimentos asfálticos está relacionada atualmente ao alto grau de empirismo existente no método de dimensionamento de pavimentos flexíveis, vigente no país desde 1966. Esta tese teve como objetivo contribuir com o estabelecimento de um novo método teórico – empírico definindo uma calibração para a previsão do dano por fadiga baseada nos ensaios mecânicos de laboratório, e na análise de segmentos experimentais de vias construídos e monitorados anualmente, desde sua implantação, totalizando 45 segmentos construídos em diferentes condições estruturais e níveis de tráfego.
- Crescimento Econômico e Infra-Estrutura: o Impacto – Lucas Siqueira de Castro (Orientador: João Eustáquio de Lima. Coorientadores: Eduardo Simões de Almeida e Evandro Camargos Teixeira):
O papel de investimentos públicos e privados em infraestrutura, influenciando o crescimento econômico entre regiões e países, é um tema que tem recebido atenção nos últimos anos. Entre as modalidades de investimento em infraestrutura, a de transportes, principalmente a rodoviária, merece destaque no Brasil, país de dimensões continentais. Mudanças no sistema de transporte, como a construção de novas vias, impactam nas condições de acessibilidade e, consequentemente, no crescimento econômico local. Neste contexto, a presente tese se propõe a avaliar o impacto do ProAcesso sobre o crescimento econômico dos municípios beneficiados pelo programa entre os anos de 2000 e 2010. Para tanto, procurou-se por modelos que estabelecessem a relação teórica desejada e controlassem problemas recorrentes na literatura como a dependência espacial, a ausência de controle para efeitos não observados, a simultaneidade e o erro de medida na construção da variável de infraestrutura.
Prêmio Melhor Mestrado
- The Role of Information in Transit use by Undergraduate and Graduate Students in Brazil and Denmark – Mayara Moraes Monteiro (Orientador: Leandro Herszon Meira, PhD. Coorientador: Otto Anker Nielsen, PhD):
Com a rápida melhoria da tecnologia, acompanhada por mudanças no estilo de vida, e o crescimento das cidades, que tornou o transporte público (TP) muito mais complexo, entregar informação integrada do sistema de transporte de uma forma eficiente e clara é de extrema importância, mas nem sempre está disponível. Este estudo procurou entender a relação entre informações sobre viagens, intenções de uso de TP e viagens não habituais (à noite). A hipótese é que as intenções de uso de TP estão relacionadas com a percepção sobre a utilidade e a facilidade de uso do sistema, que estão relacionados com a qualidade da informação e a disponibilidade de informação em tempo real. Os dados foram recolhidos através de um questionário feito sob medida e respondido por 1.123 estudantes universitários na Dinamarca e no Brasil. Modelos de equações estruturais foram utilizados para explicar a utilização do TP em função das características observadas dos respondentes e os construtos latentes. Os resultados mostram: (i) a qualidade da informação é essencial para explicar o uso do TP; (ii) a percepção da qualidade da informação está direta e positivamente relacionada com a percepção do nível de serviço, conveniência e familiaridade com o sistema de TP; (iii) o uso da informação em tempo real está positivamente relacionado com a quali dade da informação e familiaridade, enquanto está associado negativamente com a percepção de segurança do TP; (iv) utilização do TP à noite está positivamente relacionada com a utilização habitual do TP e a busca de informações.