Participantes desenvolveram soluções que utilizam tecnologias imersivas com apoio de inteligência artificial e sensores ultrassônicos para evitar acidentes nas rodovias
Quando se fala em tecnologia para rodovias, geralmente são destacadas as recentes inovações embarcadas em veículos. Porém, cada vez mais as concessionárias de rodovias também investem em formas de proporcionar segurança a usuários e colaboradores que trabalham na pista. Internet das Coisas (IoT), wearables e AI são algumas das tecnologias disruptivas que estão a serviço da mobilidade.
A Arteris, que administra 3.200 quilômetros de rodovias no Brasil, é uma das empresas que está buscando inovar na proteção à vida de motoristas, passageiros e profissionais. Durante a 1ª edição do HackArteris, três projetos foram selecionados entre 43 soluções enviadas por 229 participantes. A análise criteriosa foi conduzida por uma banca avaliadora composta por gerentes e diretores da companhia.
Análise de reflectância
Em primeiro lugar ficou o projeto Arteris Traffic Signs, um sistema integrado que utiliza a própria frota de veículos da concessionária para realizar testes e análise de dados de reflectância das placas de sinalização com tecnologia dinâmica. Isso permite avaliar de forma mais precisa se a visualização das informações por parte do motorista está adequada e ajudará a tornar as sinalizações verticais ainda mais eficientes.
“Geramos uma solução impactante para os usuários e colaboradores das estradas, contribuindo para a criação de um ambiente rodoviário mais seguro”, explicou a engenheira civil Laís Zarpelon, líder da equipe autora do projeto.
Sensores ultrassônicos
Um conjunto de sensores ultrassônicos para alertar sobre invasões de veículos em áreas de trabalho nas pistas faz parte do projeto Alert System, que ficou em segundo lugar na maratona. O projeto foi idealizado pela equipe da líder Anália Emília Barbosa Ferreira de Souza, especialista em robótica, e consiste num aplicativo conectado em tempo real a cones e balizadores que delimitam a área de trabalho e avisam com antecedência para que colaboradores evacuem o local rapidamente caso haja uma ruptura do perímetro.
Sam Adam Hoffmann Conceição, líder do projeto Smart EPI, ficou com o terceiro lugar do HackArteris. Sua equipe aproveitou o avanço da inteligência artificial para potencializar os sentidos dos colaboradores por meio de equipamentos de proteção individual (EPIs) e wearables (tecnologias vestíveis imersivas). Desta forma, colaboradores em atividades externas terão tempo suficiente para tomada de decisões que evitam acidentes pessoais. Ele faz doutorado em Gamificação, Metaverso e Neurofisiologia da Aprendizagem. “Depois de tanto estudar sobre a segurança dos colaboradores e da importância do seu trabalho nas estradas, mudamos nossa forma de ver as pistas. Moramos próximo à rodovia da Arteris e já começamos a imaginar o que mais poderíamos propor para deixá-los com mais segurança”, comenta o doutorando.
Todos os vencedores
Clique aqui e assista à apresentação dos projetos vencedores que serão desenvolvidos pela companhia, em parceria com seus criadores, para que seja cumprido o objetivo de reduzir o número de acidentes e fatalidades nas rodovias brasileiras.
Sobre a Arteris
Somos uma empresa especializada em gestão de rodovias e administramos 3.200 quilômetros de vias nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, conectando pessoas e dinamizando o transporte de cargas entre alguns dos mais importantes eixos econômicos do País. Nossas rodovias administradas são as concessões federais Litoral Sul, Planalto Sul, Régis Bittencourt, Fernão Dias e Fluminense, além de Intervias e ViaPaulista, que são concessões do Estado de São Paulo. A empresa é a maior investidora federal em infraestrutura viária no Brasil da última década. Reduzimos em 51% as fatalidades entre 2010 e 2020, atingindo a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) para um trânsito mais seguro, e renovamos esse compromisso para a década de 2020-2030 em busca da redução de 50% dos acidentes nesse período. Oferecemos uma ampla estrutura aos usuários de rodovias: atendimento médico pré-hospitalar, socorro mecânico, monitoramento com câmeras, passarelas, bases de atendimento aos usuários e duas áreas de descanso para caminhoneiros que já atenderam mais de 10 mil motoristas. Implantamos, ainda, três áreas de escape que, juntas, já salvaram mais de 1000 vidas. Nossa agenda ESG inclui objetivos, indicadores e metas que orientam o planejamento estratégico em sustentabilidade, o que reforça nosso compromisso com a vida, o meio ambiente, as comunidades e toda a sociedade. Entre 2021 e 2022, a companhia também foi reconhecida pelo comprometimento contra a corrupção com o Selo Pró-Ética e com a certificação internacional ISO 37001, em virtude do seu Sistema de Gestão Antissuborno. Saiba mais: www.arteris.com.br | facebook.com/ArterisOficial/ | instagram.com/arterisbr | linkedin.com/company/arterisbr
Sobre a ABCR
A ABCR é uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 1996, que representa o segmento de concessões rodoviárias, responsável pela segurança viária do país. Atualmente, a ABCR conta com 49 empresas associadas que representam a voz de quem investe em rodovias no Brasil, em níveis federal, estadual e municipal.