A ABCR realizou, nesta sexta-feira (10/11), a 2ª edição do evento “Os rumos da integridade e advocacy no Brasil”, que teve como objetivo discutir a advocacy no setor público e privado no País e promover o debate qualificado, sob o viés da integridade e compliance, a respeito da atuação das entidades representativas de interesses.
O evento, que aconteceu no Museu de Arte Moderna de São Paulo, teve participação de autoridades como a Secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União, Izabela Côrrea; do Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle; e de painelistas como o vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Renato Buranello; o diretor-executivo da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON SINDCON), Percy Neto; a coordenadora jurídica da CropLife Brasil, Amanda Lima; o CEO da Iguá Saneamento, Roberto Barbuti; o especialista de Compliance da Inframérica, Lincoln Fernandes; a diretora jurídica e de compliance da Arteris, Flávia Tamega; o vice-presidente de governança e compliance da CCR, Pedro Sutter; o VP Corporativo da EcoRodovias, Rodrigo Salles; o sócio das práticas de infraestrutura e regulatório do Demarest Advogados, Bruno Aurélio; o VP de Mobility and Smart Cities da SONDA, Robert Buchholtz; e o diretor-presidente da ABCR, Marco Aurélio Barcelos.
Durante o evento, foram discutidos os avanços nas iniciativas de integridade das entidades representativas de interesse, os desafios e a importância da cultura de integridade dentro das corporações e nas relações público-privadas. “A integridade é um tema caro para o setor de concessões de rodovias, e uma entidade é responsável por transformar o contexto do futuro. E um dos ingredientes com o qual estamos lidando para promover essa transformação é a mudança da linguagem. Nós temos a capacidade de dialogar tecnicamente”, destacou o diretor-presidente da ABCR, Marco Aurélio Barcelos.
A edição marcou, ainda, o lançamento oficial de projeto da ABCR em parceria com o Pacto Global da ONU no Brasil e a KPMG, que visa apoiar e consolidar uma rede de entidades representativas de interesse comprometidas com a promoção da cultura da ética e da integridade. O projeto será iniciado com a publicação de pesquisa de avaliação do grau de maturidade de compliance das entidades. A representante do Pacto Global, Brenda Franco, esteve presente e falou sobre a importância da iniciativa. “Estamos muito animados com esse projeto, que será de grande valia para entendermos os graus de maturidade das iniciativas de integridade nas entidades representativas”, afirmou.