Com o objetivo de celebrar os 20 anos da segunda pista da rodovia dos Imigrantes (descendente), inaugurada em 17 de dezembro de 2002, a Ecovias lançou um site especial, recontando os principais desafios de projeto, construção, operação e manutenção da pista, que continua sendo considerada uma referência e um dos mais complexos projetos de engenharia rodoviária da América do Sul.
O site está disponível no endereço www.segundapistaimigrantes.com.br. A Ecovias convida, inclusive, a todas as pessoas que tiverem memórias para contar a respeito da construção da segunda pista da Imigrantes, que acessem o site e participem, enviando as suas histórias, com fotos e vídeos que documentem esse passado.
A Ecovias e seus colaboradores e parceiros também abriram o baú de memórias para recontar suas recordações e dar detalhes a partir da ótica de quem participou da construção da pista descendente, entre 1999 e 2002, ou de quem hoje é responsável pelos trabalhos de operação, conservação e modernização do sistema.
Na aba pista, a Ecovias organizou todas as informações sobre o projeto e os desafios de operação, com destaque para os três túneis que foram construídos no maciço da Serra do Mar.
Outro destaque do site é uma linha do tempo especialmente construída para mostrar dois momentos. Primeiro, a operação do Sistema Anchieta Imigrantes desde 1998, quando a Ecovias assumiu a concessão das rodovias que ligam a Capital à Baixada Santista. Mas a página traz ainda o histórico da travessia da Serra do Mar, desde os primórdios da ocupação do litoral, que remonta à chegada de Martim Afonso de Souza em São Vicente. Neste trecho, é possível acessar detalhes sobre a construção da Calçada do Lorena e, posteriormente, a inauguração da própria Via Anchieta, em 1947, e da primeira pista da Imigrantes, em 1976.
A comemoração dos 20 anos da segunda pista da Imigrantes vai contar ainda com uma websérie, que será disponibilizada em episódios no Instagram @_ecovias e no canal da EcoRodovias no YouTube. Nela, é possível acompanhar as transformações da segunda pista, o impacto dela na vida dos usuários e os desafios da operação junto ao time da concessionária. “A gente sabe o quanto as equipes buscam as melhores formas e condições em todo o SAI. A infraestrutura depende de um sistema de manutenção e conservação extraordinário, que faz com que tudo funcione de maneira integrada e preventiva”, explica Ronald Marangon, diretor superintendente da Ecovias.
Sobre a Ecovias
Responsável pela manutenção da principal ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista — o Sistema Anchieta-Imigrantes —, a Ecovias integra o Grupo EcoRodovias e faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, sob fiscalização da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).