Com ações de inspiração, reconhecimento e relaxamento, mulheres que trabalham no setor de rodovias são felicitadas neste #8M
A Melhores Rodovias do Brasil – ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), por meio do Fórum de Diversidade e Inclusão, realizou nesta semana evento especial em função do Dia Internacional da Mulher. Na segunda-feira (4/3), foi realizada conversa com a jornalista, escritora e palestrante Izabella Camargo sobre “Como equilibrar objetivos pessoais e profissionais?”. Idealizadora do Movimento pela Produtividade Sustentável, Izabella foi premiada pelo iBest como uma das 3 maiores influenciadoras de RH do Brasil, e foi três vezes TEDx speaker. Suas palestras já foram assistidas por 300 mil pessoas.
Na abertura do evento, o Diretor-presidente da ABCR, Marco Aurélio Barcelos, destacou os esforços das concessionárias de rodovias associadas na implementação de ações de combate ao assédio, ampliação dos canais de denúncia e desenvolvimento de programas de diversidade e inclusão. “O que a gente sabe hoje é que a semana da mulher é um momento de reflexão, que se dirige antes aos próprios homens do que às mulheres. Sabemos que os desafios que existem em termos de inclusão decorrem do comportamento que os homens ainda têm. Por isso é extremamente importante contar com a participação masculina nestes eventos para que avancemos nesse processo de aculturamento, de equidade e equiparação.”
Izabella trouxe mensagens importantes.”Não dá pra separar a vida pessoal da profissional, porque a vida é uma só. A gente precisa de saúde mental para lidar com as intempéries”. Trouxe também exemplos práticos de como construir uma produtividade mais sustentável ao longo do tempo, como uma lista de atividades para fazer uma faxina na mente: ter qualidade de sono, atividade física e lazer, entre outros. “Quem quer viver com mais saúde tem que aprender a dizer não. Apenas os limites garantem a liberdade”. Cerca de 300 funcionárias e funcionários de associadas à ABCR em diversos estados do Brasil assistiram a palestra ao vivo.
Confira a seguir outras iniciativas promovidas por algumas das concessionárias associadas à ABCR ao longo da semana para celebrar o Dia Internacional da Mulher.
Durante a semana, as concessionárias de rodovias realizaram rodas de conversa para trocar experiências, como na EcoRodovias, em que foi realizado encontro para compartilhar histórias com os temas maternidade e trabalho, empregabilidade de mulheres negras e mulheres em cargos de liderança. Destaque também para a campanha “Assédio, pare”, desenvolvida em todas as concessões do Grupo EcoRodovias, que busca impedir casos de assédio sexual, moral, injúria e agressão contra colaboradores da empresa que têm contato direto com o público. A proposta da campanha é gerar impacto tanto para os usuários como para os funcionários, para que saibam que podem contar com os canais de denúncia da empresa para receber o auxílio necessário em casos de assédio.
Nas sedes da CCR também foram realizadas conversas entre as funcionárias com o tema “Representatividade”, uma forma de incentivar as mulheres a pensar a respeito das presenças femininas nos lugares de destaque e entender de que maneira podem ocupá-los.
A Arteris também realizou rodas de conversa presenciais nos escritórios para estimular a troca e aprendizado entre os funcionários, e ainda realizou uma live sobre empoderamento feminino, ministrada pela Diretora Executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade da empresa.
Já na SPMar, a roda de conversa proposta foi com o tema “Saúde da Mulher”, uma profissional de saúde foi convidada para dialogar com as funcionárias e tirar suas dúvidas sobre o tema. Também foi realizada palestra com psicóloga sobre bem-estar emocional, onde as funcionárias puderam conversar sobre como administrar a vida corporativa e familiar. A companhia também sorteou 6 exemplares do livro “Mulheres que transformam mulheres: seja protagonista da sua própria vida”, da autora Simone S. Santos.
Já a Rota de Santa Maria – Sacyr, realizou a divulgação de conteúdo inspirador sobre mulheres brasileiras que fizeram a diferença na história, e também a distribuição de materiais com ícones da história brasileira. A concessionária também produziu vídeo com as colaboradoras da empresa contando um pouco sobre suas trajetórias.