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Concessionária divulga balanço de 1º ano de concessão

A Concessionária SPMAR, responsável pela concessão do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas e construção do Trecho Leste, completa nessa sexta-feira, 9 de março, um ano de gestão do trecho em operação.

Durante este primeiro ano de atuação, a concessionária investiu em ações de apoio ao usuário e melhorias na rodovia, incluindo total revitalização da pista, compromissos concluídos com uma média de 3 meses de antecedência do prazo estipulado no contrato. Um investimento, neste primeiro ano, superior a 48 milhões e que resultou no aumento do tráfego em 81% e queda do número de acidentes.

Além disso, a concessionária também iniciou a obra do Trecho Leste do Rodoanel, com um mês de antecedência, com previsão de investimento de R$ 2,8 bilhões em três anos , que será aplicado na construção, desapropriações, reassentamentos e projetos ambientais.

Ações de apoio ao usuário:

  • Em virtude do crescimento do fluxo de veículos e da preocupação em manter a qualidade dos serviços prestados, a concessionária colocou mais recursos que o previsto no contrato. Hoje, a rodovia conta com 14 veículos novos em sua frota de apoio ao usuário, sendo: 4 veículos de inspeções de tráfego; 2 Guinchos pesados; 3 Guinchos leves; 3 Ambulâncias, sendo uma UTI; 1 Caminhão de combate a incêndio e 1 Veículo para apreensão de animais.
  • A Concessionária SPMar realizou a entrega de 21 novas viaturas à Polícia Militar Rodoviária, para uso no patrulhamento do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas.
  • Estão em fase de implantação 6 novos radares fixos e 2 estáticos. A operação destes radares será realizada pela concessionária, mas a aplicação de multas está sob responsabilidade do DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Ações de melhorias na segurança

  • Com 90 dias de antecedência do prazo determinado em contrato foram refeitos mais de 110 mil m² de revestimento asfáltico e 43 mil m² de pavimento de concreto.
  • Realizada roçada em 600 hectares ao longo do trecho, equivalente a mil campos de futebol, sendo que esse é um trabalho repetido constantemente.
  • Instalados mais de 16.830 elementos sinalizadores.
  • Implantados 32 km de sinalização horizontal, 450 m3 de recuperação de talude e 12.600 delineadores reflexivos, alocados em defensas metálicas e barreiras de concreto.
  • Foram reparados e ligados 1.551 postes de iluminação, espalhados pelos principais pontos da rodovia.
  • Houve trabalho de revitalização em toda extensão da rodovia, o que incluiu limpeza de 1.000 placas, retirada de 400 toneladas de entulho e lixo e de 400 m2 de pichação já nos primeiros três meses de concessão.

O resultado desse trabalho é uma via mais segura ao usuário. E para manutenção desse cenário são programados trabalhos constantes de recuperação de passivos ambientais, de obras de arte especiais, de revestimento asfáltico e de talude; além de levantamento do sistema de drenagem, das condições do pavimento, das condições da sinalização da via e limpeza de placas e da rodovia.

Números do Trecho Sul do Rodoanel

Tráfego: 83 mil veículos/dia (fev. 2012) contra 44mil veículos/dia (março2011)

Picos: 120 mil veículos/ dia (na sexta feira de carnaval registrou-se a passagem de 136 mil veículos)

Perfil usuário: Caminhões e ônibus correspondem a 30,68%.

Durante o primeiro ano foram registrados 679 acidentes, sendo que houve uma redução de 22% na média mensal de acidentes conforme fluxo de veículos.

2011 (setembro 2011 a fevereiro 2012)– neste período foram registrados 499 acidentes para um volume de 14,9 milhões de veículos que passaram no Rodoanel (ou seja, 3,34 acidentes a cada 100 mil veículos que passam no Rodoanel Trecho Sul).

2010 (abril de 2010 a dezembro 2010)– No período anterior à gestão da SPMar, ocorreram 532 acidentes para um volume de quase 12,4 milhões de veículos (ou seja, 4,29 acidentes a cada 100 mil veículos).

As equipes e viaturas que atuam na rodovia 24 horas por dia oferecem uma estrutura completa de atendimento ao motorista e realizaram:

  • 22.804 socorros mecânicos;
  • 205 atendimentos de cargas especiais;
  • Captura de 136 animais da rodovia;
  • 392 atendimentos médicos a vítimas de acidentes ;
  • 141 atendimentos médicos a usuários.
  • No último ano, houve uma média mensal de 2.139 ocorrências de objetos na pista, sendo que a maioria é de bandas de caminhões. As bandas retiradas são encaminhadas para empresas especializadas, que darão tratamento ecologicamente correto a esse material.

Plano de ações:

  • A equipe operacional da SPMar recebe treinamento constante para garantir o melhor desempenho no trabalho de ordenação de fluxo e controle de congestionamentos, visando mitigar o impacto ao usuário.
  • A concessionária conta também com o PAE – Plano de Ação de Emergência – destinado a atendimentos à acidentes no transporte de produtos perigosos e com o PRA – Plano de Redução de Acidentes – elaboração de atividades operacionais e campanhas para redução de acidentes no trecho SUL.
  • A concessionária faz parte também do PAM ETI Embu (Plano de Ação Mútua) onde um grupo de empresas da região de EMBU, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, juntamente com a Defesa Civil e o comando Corpo de Bombeiros , participam mensalmente de reuniões para definir estratégias de atendimento à acidentes de grande proporção, seja este na rodovia ou na própria sede das empresas

Comunicação:

  • O Centro de Operações do Trecho Sul recebeu 41 mil ligações pelo 0800, tanto para esclarecimento de dúvidas, quanto para solicitações de atendimento na pista.
  • Foram construídas 5 novas torres de telefonia na faixa de domínio, em parceria com empresas de telecomunicação, totalizando 30 torres de telefonia celular no Trecho Sul do Rodoanel. Vale ressaltar que a responsabilidade dos sinais de cobertura de celular no Rodoanel é das operadoras de celular.
  • Também já se encontram em instalação os 114 telefones de emergência. A concessionária optou pela escolha de uma empresa nacional para a fabricação destes telefones e a previsão é que no próximo mês todos os telefones estejam operando.
  • A concessionária esta refazendo todo o projeto da rede de fibra Ótica, utilizando tecnologia de ultima geração que dará maior eficiência a operação e centro de controle da Concessionária.
  • O sistema de comunicação de radio está sendo substituído por um sistema digital que cobrirá 100% do trecho, melhorando a comunicação do centro de controle com as viaturas operacionais. Este sistema de radio será integrado a um GPS que permitirá determinar o posicionamento de todos os veículos de apoio ao usuário com maior agilidade e precisão.

Trecho Sul do Rodoanel

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