Nesta etapa, equipes atuam na mobilização dos canteiros e supressão vegetal em Soledade
Após a assinatura da Ordem de Serviço na última quarta (25), a CCR ViaSul deu início às mobilizações iniciais no novo trecho a ser duplicado na BR-386, entre Soledade e Fontoura Xavier, entre os kms 245,3 ao 270,8, totalizando 27,3 quilômetros. Nesta etapa considerada pré-inicial as ações estarão concentradas na região de Soledade, com implantação de canteiro de obras, pátio de estacionamento de máquinas e instalação de sinalização.
O Consórcio Construtor Viasul, formado pelas empresas OECI e Power China será responsável pela duplicação do novo segmento, que tem previsão de conclusão para 2025. A expectativa da CCR ViaSul é de que as obras contarão com cerca de 800 operários no período, divididos em três frentes executando os serviços que vão desde supressão vegetal, drenagem, terraplenagem até, posteriormente, pavimentação e implantação de nova sinalização próximo à conclusão das ações. Ainda, outras frentes ficarão responsáveis pela produção de vigas, estacas e outras peças pré-moldadas utilizadas nas novas passarelas, pontes e viadutos. Também, há a previsão de utilização de algo em torno de 80 máquinas em todo o trecho.
De acordo com a CCR ViaSul, serão investidos no novo segmento cerca de R$ 340 milhões, contemplando, além da duplicação, com oito quilômetros de novas vias marginais, duas novas interseções, dois novos retornos, uma passagem inferior e duas novas pontes.
Duplicação da BR-386
Desde 2021 a CCR ViaSul vem trabalhando nas obras de duplicação do primeiro trecho entre Marques de Souza e Lajeado, num total de 20,3 quilômetros de novas pistas. Além disso, as ações incluem a construção de 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores. Ainda, seguem em implantação novos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.
Ao todo, serão mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais.
Todo esse investimento faz parte do programa de Concessão Federal no Rio Grande do Sul, tendo como órgão regulador a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Sobre a CCR ViaSul
A CCR ViaSul é responsável pela administração, conservação, ampliação e operação de 473,4 quilômetros de rodovias no Rio Grande do Sul, conectando pontos de maior relevância econômica no Estado. A concessão passa por 36 municípios, distribuídos em quatro trechos: BR 290 (Freeway) – 98,1 kms entre Osório e Porto Alegre; BR 101 – 87,9 kms entre Osório e Torres; BR 386 – 265,8 kms entre Canoas e Carazinho e BR 448 – 21,6 kms entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul. A concessionária responde, ainda, pela operação do vão móvel da ponte do Guaíba.
Sobre a ABCR
A ABCR é uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 1996, que representa o segmento de concessões rodoviárias, responsável pela segurança viária do país. Atualmente, a ABCR conta com 49 empresas associadas que representam a voz de quem investe em rodovias no Brasil, em níveis federal, estadual e municipal.