Concessionária atinge marco após assumir a concessão de quatro rodovias no RS
No dia 11 de novembro de 2021, a CCR ViaSul atinge a marca de 1 mil dias de concessão. A Concessionária assumiu, em 15 de fevereiro de 2019, a administração de quatro rodovias no Rio Grande do Sul: BR-101, BR-290 (Freeway), BR-386 e BR-448, num total de 473,4 quilômetros, passando por 36 municípios do Estado.
Desde então, as melhorias promovidas pelas equipes da Concessionária vêm transformando a vida dos usuários das rodovias. Pavimento de qualidade, excelente sinalização, apoio 24 horas todos os dias, limpeza, infraestrutura de apoio, diversos canais de comunicação, entre muitos outros fatores tornaram a CCR ViaSul referência no modelo de concessão.
Preservação de vidas
Ao assumir uma concessão de rodovia, uma empresa assume todas as responsabilidades estabelecidas no contrato de concessão. Porém, é fundamental ir além. Muito mais do que promover melhorias na qualidade do tráfego por meio da implantação de dispositivos como interconexões, novas pistas e sinalização, é preciso garantir a preservação de vidas. Uma pista duplicada, por si só, ajuda a diminuir o de acidentes, sim. No entanto, é preciso zelar pela qualidade do pavimento e as condições da pista, por meio das ações de conservação como recuperação e/ou substituição do pavimento, sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas) adequadas e bem visíveis, entre outros.
Todos esses fatores contribuem para a preservação de vidas. Ainda assim, é preciso levar em considerar fatores que extrapolam as previsões, que são os chamados imprevistos. Problemas no veículo, chuvas torrenciais, entre outros, também interferem diretamente na experiência do usuário que utiliza uma rodovia sob concessão.
Nesse caso, a tranquilidade de saber que pode contar com serviços de socorro médico e mecânico, 24 horas todos os dias, é o diferencial. Para se ter uma ideia, desde o início da operação, em 2019 até agora, a CCR ViaSul já fez 189.342 atendimentos ao longo das 4 rodovias. Isso equivale a uma média de 5.737 por mês, ou 191 por dia, ou, ainda, aproximadamente 8 atendimentos por hora.
Deste total, mais de 90.812 mil referem-se à atendimentos de socorro mecânico, entre pane mecânica (58.759), pneu furado (17.618), superaquecimento de motor (5.061), pane seca (4.503), bateria descarregada (2.663) e pane elétrica (2.208). Ainda, as equipes de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) realizaram 3.762 atendimentos clínicos.
Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)
Os usuários dos trechos concedidos das BRs 101, 290 (Freeway), 386 e 448 têm à disposição, 24 horas por dia, todos os dias, atendimento de emergência médico e mecânico, inspeção permanente de tráfego, solicitação de informações, entre outros, acionados por meio do Disque CCR Viasul 0800 000 0290 pelo WhatsApp pelo (51) 3303-3858.
Além do atendimento ao longo dos 473 quilômetros, a concessionária disponibiliza 14 Bases de Serviços Operacionais, onde ficam dispostos os veículos indispensáveis ao atendimento das ocorrências. Sete desses pontos contam com Serviços Atendimento ao Usuário (SAU), oferecendo estruturas com banheiros, fraldários, água e café, totens para informações, entre outros.
As equipes do SAU são compostas por mais de 200 colaboradores, dos quais aproximadamente 100 são de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), entre socorristas, enfermeiros e médicos. A frota do serviço é composta por 67 veículos de atendimento, entre guinchos leves e pesados, caminhões-pipa, caminhões de apreensão de animais, ambulâncias de resgate e de UTI móvel.
Obras que promovem a fluidez do tráfego
Um dos principais fatores que podem tornar uma viagem inesquecível é a fluidez do tráfego, tanto de forma positiva quanto negativa. Por isso, desde que assumiu a concessão, a CCR ViaSul vem implantando obras que promovam a fluidez do tráfego.
Por isso, uma das mais importantes, se não a mais importante, obra a ser feita pela Concessionária é a duplicação de 225,2 quilômetros da BR-386, entre Canoas e Carazinho. A principal rodovia, que é responsável pelo escoamento de quase metade da produção do Rio Grande do Sul, será duplicada em 9 anos, sendo que o primeiro trecho, de 20,3 quilômetros, entre Marques de Souza e Lajeado, teve suas obras iniciadas em julho de 2021, após a emissão da Licença Ambiental. Neste primeiro trecho, com previsão de conclusão para 2023, também serão construídos 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores. Ainda, serão implantados novos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.
Até 2030, a CCR ViaSul irá duplicar mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais. Ainda, serão construídos 52 novos acessos, 28 novas interconexões, 27 retornos em nível, 18 novas passarelas, quatro passagens inferiores e 58,3 quilômetros de nova iluminação.
Mudando de rodovia, os cinco novos acessos da Freeway, entregues em fevereiro deste ano, proporcionam muito mais segurança aos moradores de Osório, Santo Antônio da Patrulha, Gravataí e Cachoeirinha ao acessarem o trajeto para suas casas ou para o trabalho. Ainda, todos os viadutos nesses locais passaram por um processo chamado ‘alteamento’, que elevou a altura mínima para 5,5 metros, seguindo as diretrizes do gabarito rodoviário do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), facilitando a passagem de cegonheiras e caminhões com excesso de altura.
Em outro trecho, na BR-101, as melhorias chegaram aos pedestres, por meio da implantação de três novas passarelas em Torres e Terra de Areia. As novas estruturas contam com tela de proteção no trecho de travessia sobre a pista para evitar que quaisquer resíduos sejam atirados na pista. As calçadas e passeios que dão acesso à rampa seguirão todas as exigências que garantem acessibilidade às pessoas com deficiência. Ao todo, serão 32 novos dispositivos ao longo da concessão, sendo 10 na BR-101; 18 na BR-386 e quatro na BR-290 (Freeway).
Considerando todas as intervenções feitas pelas equipes de Engenharia da CCR ViaSul, desde fevereiro de 2019, já foram investidos mais de R$ 725 milhões e utilizadas quase 400 mil toneladas de camada asfáltica na recuperação do pavimento, o equivalente a quase 2 mil quilômetros.
Conservação, a paisagem que faz toda a diferença
Ao longo do trajeto pelas rodovias, o motorista precisa estar bem informado para que chegue com tranquilidade, conforto e segurança ao seu destino. E tudo isso é assegurado pelas equipes responsáveis pela conservação da faixa de domínio.
Capina, roçada, limpeza dos sistemas de drenagem, limpeza e implantação de placas, manter a pintura em dia, recuperar e substituir as defensas, entre muitas outras. O que muitas vezes acaba passando de maneira imperceptível para os motoristas é cuidado no detalhe pelos profissionais que atuam na área.
E os números ilustram todo esforço e dedicação empregados até agora pela CCR ViaSul. Foram mais de 20 mil quilômetros de capina e roçada, além de 40 quilômetros de novas defensas implantadas. Na sinalização vertical, a Concessionária revitalizou 15 mil placas e implantou outras 11,2 mil novas. Já na sinalização horizontal foram revitalizados mais de 400 quilômetros de pintura. Ainda, foram implantadas 40 mil tachas refletivas.
Para a realização desses e outros serviços, foram investidos, aproximadamente, R$ 60 milhões, de fevereiro de 2019 até a outubro de 2021, reforçando o compromisso com a segurança dos usuários que trafegam por nossas rodovias.
Tecnologia a serviço do usuário
Ao trafegar pelas rodovias sob concessão da CCR ViaSul, o usuário é acompanhado integralmente durante seu trajeto. Isso porque a Concessionária utiliza suas câmeras de CFTV, que auxiliam no monitoramento do tráfego e são determinantes para um atendimento com agilidade. Os equipamentos são dotados da tecnologia DAI (Detecção Automática de Incidentes), que emite um alerta automaticamente ao operador no Centro de Controle Operacional (CCO), informando sobre qualquer anormalidade no fluxo da rodovia. No caso de um acidente, por exemplo, é possível identificar pela câmera o local do evento, veículos envolvidos, entre outras informações primordiais que fazem toda a diferença em um atendimento de emergência. Até fevereiro de 2022, serão cerca de 310 equipamentos responsáveis pelo monitoramento do tráfego, num total de mais de 1,1 mil ao longo de toda a concessão, entre passarelas e praças de pedágio.
Aliados a esses recursos, os Sistemas de Análise de Tráfego (SATs) auxiliam as equipes da CCR ViaSul no estudo do comportamento dos veículos em todas as rodovias. Os 49 equipamentos instalados em toda a concessão contam o tipo, quantidades, a velocidade e o peso de todos os veículos que passam pela pista. Dessa forma, é possível estudar campanhas de conscientização, intervenções de melhoria e outras ações que possam promover tanto a segurança quanto a qualidade dos serviços.
Ainda, foram implantados 8 painéis eletrônicos de mensagens que auxiliam na comunicação em tempo real com o motorista que trafega pelas rodovias.
Para implementar e manter toda essa tecnologia funcionando plenamente, foram investidos mais de R$ 20 milhões.
E ainda vem muito mais
A partir de fevereiro de 2022, com o início do 4º ano de concessão, novas intervenções terão início. Entre elas, podemos destacar a construção de novas passarelas na Freeway e a construção das terceiras faixas no trecho entre Estrela e Lajeado, na BR-386, além, claro, da ampliação das obras de duplicação entre Lajeado e Marques de Souza. Tudo isso gerando mais empregos e proporcionando incremento na economia.
Muito mais do que cumprir prazos e obrigações contratuais, a CCR ViaSul tem como principal objetivo promover a segurança, a fluidez do tráfego e, consequentemente, o desenvolvimento regional e do país.
Assista ao vídeo produzido pela CCR ViaSul em comemoração aos 1 mil dias: https://grupoccr-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/angelo_smaniotto_grupoccr_com_br/ES3xh19b74VKoMA_KbL8ZMQBRk_V8_5ZnfYkD3wJ6ug5ng?e=oSoEiR