Quem utiliza a BR-386 no trecho sob administração da CCR ViaSul, principalmente na região entre Lajeado e Marques de Souza já percebeu a mudança na paisagem. Após um ano do início das obras de duplicação da rodovia da produção, as equipes da Concessionária trabalham em ritmo acelerado nas intervenções que já estão transformando a região.
Desde o dia 1º de julho de 2021, as equipes de Engenharia da CCR ViaSul vêm trabalhando de forma cada vez mais intensa nas melhorias, com destaque principal para a conclusão de 10 quilômetros da nova duplicação. O total corresponde a 50% de todo o trecho de 20,3 quilômetros a ser duplicado entre Marques de Souza e Lajeado, neste primeiro trecho.
Além disso, também já estão concluídas as seis novas pontes no trecho, localizadas no km 326 (Várzea Marques de Souza I), no km 329,7 (Sanga Picada Flor), no km 330,2 (Várzea Marques de Souza II), no km 331 (Várzea Marques de Souza III), no km 331,4 (Várzea Marques de Souza IV) e no km 339,1 (Arroio Forquetinha).
Outras frentes atuam também nos trabalhos de implantação de dois novos viadutos em Lajeado, sendo um no km 339, no cruzamento com a rua Arnoldo Scherer, e outro no km 344,4, na região do bairro Olarias.
Ainda, outras frentes atuam na finalização da passarela no km 325,8, em Marques de Souza, bem como em outras três novas estruturas neste primeiro trecho de duplicação entre Lajeado e Marques de Souza, sendo uma no km 338, em Forquetinha e duas em Lajeado: uma no km 342,5 nas proximidades do bairro Olaria e outra no km 344,3, próximo ao bairro Conventos.
Aliado a todas essas ações, as equipes da Concessionária já ultrapassaram a marca de 100 detonações de rochas no trecho, que geraram mais de 400 mil toneladas, o equivalente a carga de cerca de 24 mil caminhões. Para isso, a Concessionária utilizou mais de 140 toneladas de explosivos.
Nova etapa da duplicação
Desde o último mês de junho, com a evolução das obras, a Concessionária implantou desvios em alguns pontos da rodovia. Tais ações se devem por conta do início de outra etapa de intervenções, o alargamento das pontes já existentes e adequação da rodovia para a nova duplicação.
Além disso, teve início a última etapa de detonações de rochas neste trecho da duplicação, próximo à região urbana de Lajeado.
Números que fazem a diferença
Conforme o planejamento da Concessionária, serão investidos cerca de R$ 300 milhões no trecho entre Marques de Souza e Lajeado. Ao todo, 21 frentes de obras compostas por mais de 600 trabalhadores atuam na rodovia, empregando aproximadamente, 110 tipos de máquinas.
E todo esse volume de trabalho traz consigo desenvolvimento, seja por meio das novas oportunidades que surgem para o comércio local, por meio da chegada de novas pessoas buscando os empregos que são criados, ou ainda por meio do repasse do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), por parte da CCR ViaSul.
Do início das obras até agora, os municípios de Marques de Souza, Lajeado e Forquetinha, impactados diretamente pelas obras de duplicação, receberam mais de R$ 4,7 milhões como reforço no caixa.
Investimentos na BR-386
Além da duplicação dos 20,3 quilômetros no trecho, a CCR ViaSul irá construir 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores. Ainda, serão implantados novos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.
Até 2030, a CCR ViaSul irá duplicar mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais. Ainda, serão construídos 52 novos acessos, 28 novas inter conexões, 27 retornos em nível, 18 novas passarelas, quatro passagens inferiores e 58,3 quilômetros de nova iluminação.
Todo esse investimento faz parte do programa de Concessão Federal no Rio Grande do Sul, tendo como órgão regulador a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).