Viaturas atuam ininterruptamente para atender os usuários e salvar vidas
O usuário que trafega pela nova BR-101 Sul/SC já conhece todos os serviços que ele tem à disposição, como as bases operacionais e as viaturas de atendimento. Entre os veículos de atendimento, podemos destacar as viaturas de resgate do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que operam 24 horas por dia, todos os dias.
Ao todo, são seis viaturas destinadas ao atendimento de vítimas de acidentes que requerem atendimento emergencial na fase pré-hospitalar. Elas possuem todos os equipamentos necessários à equipe de resgate da concessionária para prestar os socorros de suporte básico da vida, de forma a estabilizar, imobilizar e transportar adequadamente a vítima ao centro médico mais apropriado para a situação.
Esses veículos apresentam diversas inovações, principalmente quanto à otimização de espaço e integração. Das seis viaturas, duas são UTI’s móveis, com adaptações, por exemplo, do banco do socorrista com movimento de rotação em até 360 graus, com mecanismo de avanço e recuo (como nos bancos de veículos de passeio), além de espaços dedicados para a colocação de equipamentos utilizados em viaturas de suporte avançado de vida, como monitor multiparâmetro, respiradores e mochila de via aérea além de sistema de GPS. “Dependendo da urgência do atendimento, os equipamentos são aplicados em viaturas de suporte básico de vida, o que as transforma em verdadeiras UTI’s móveis. O que nós fizemos, neste momento, foi melhorar esta integração, prevendo espaços específicos para cada equipamento”, destaca Paulo Linck coordenador de Atendimento da CCR ViaCosteira.
Todos esses recursos, juntamente à toda frota do SAU atuam em regime de plantão 24h por dia, todos os dias, ao longo dos 220 km na rodovia, operados por médicos, enfermeiros, resgatistas e socorristas nas bases SAU’s para atendimento nos casos de acidente ou emergência médica.
O socorro médico pode ser acionado por qualquer usuário da rodovia. Para isso, basta ligar para o Disque CCR ViaCosteira pelo número 0800 255 55 50, acionar pelo WhatsApp (48) 3211-3131 ou ainda solicitar atendimento em qualquer uma das seis Bases de Atendimento localizadas ao longo da BR-101 Sul/SC.
Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) – 24 Horas
Os profissionais que trabalham à frente desses serviços são acionados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe os chamados e, imediatamente, avisa as equipes mais próximas para que o atendimento ocorra no menor tempo possível.
No total são 4 Bases de Atendimento ao Usuário, 2 Bases Operacionais e 19 equipamentos, sendo: 6 ambulâncias, das quais 2 são UTI’s móveis, 5 guinchos entre leves e pesados, 6 viaturas de inspeção de tráfego, 2 caminhões para apreensão de animais, 2 caminhões de combate a incêndio e duas minis pás carregadeiras para atendimento a incidentes.
As viaturas de inspeção percorrem os 220 km, divididos em trechos, também 24 horas por dia. Se durante o percurso, a equipe visualizar qualquer fato incomum na rodovia ou algum usuário necessitando de apoio, eles realizam o primeiro atendimento e ficam à disposição do cliente.
Para entrar em contato, o usuário tem disponíveis o site www.ccrviacosteira.com.br, o aplicativo CCR Rodovias Sul, disponível na Apple Store e Play Store, o número do Disque CCR ViaCosteira que também atende ligação de celular a cobrar 0800 255 55 50 e o WhatsApp onde o cliente deve salvar o número (48) 3211-3131 na agenda de contatos.
CCR ViaCosteira
A CCR ViaCosteira é responsável pela administração de 220,4 quilômetros da BR 101, no Sul do estado de Santa Catarina, região de grande importância agroindustrial e turística por contar com algumas das mais belas praias do Brasil. A concessão passa por 19 municípios, entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. A ViaCosteira responde, ainda, pela operação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e pelos Túneis Morro do Agudo, em Paulo Lopes, e Morro do Formigão, em Tubarão.