O usuário que trafega pela BR-101 Sul/SC certamente já observou as viaturas da CCR ViaCosteira que fazem o monitoramento integral da rodovia. Porém, o que muitos desconhecem é sobre como é feito o acionamento dessas viaturas em uma ocorrência. Toda essa operação é comandada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária.
O CCO pode ser considerado o coração da operação. Seus operadores acompanham em tempo real tudo o que ocorre na rodovia, por meio de um mapa eletrônico que mostra todos os recursos na rodovia. Quando o usuário precisa de qualquer apoio, seja com informações ou em situações de emergência, sistema permite que os controladores tomem decisões de forma rápida e acionem os recursos de atendimento mais próximos do local da ocorrência.
Instalado próximo ao túnel do Morro Agudo, no km 257 da pista Sul, em Paulo Lopes, o CCO da CCR ViaCosteira coordena também as equipes de operação e atendimento do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), por sistema de radiocomunicação. Tudo que acontece é monitorado e registrado pelas equipes de atendimento no CCO, compostas por 14 colaboradores que atuam em regime de escala, 24 horas por dia, todos os dias. O trabalho dessa equipe é focado na eficiência e agilidade nas tomadas de decisões nos atendimentos, fator determinante para a preservação de vidas e melhores condições de trafegabilidade.
Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)
Os profissionais que trabalham à frente desses serviços são acionados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe os chamados e, imediatamente, avisa as equipes mais próximas para que o atendimento ocorra no menor tempo possível.
No total são 4 Bases de Atendimento ao Usuário, 2 Bases Operacionais e 19 equipamentos, sendo: 6 ambulâncias, das quais 2 são UTI’s móveis, 5 guinchos entre leves e pesados, 6 viaturas de inspeção de tráfego, 2 caminhões para apreensão de animais, 2 caminhões de combate a incêndio e duas minis pás carregadeiras para atendimento a incidentes.
As viaturas de inspeção percorrem os 220 km, divididos em trechos, também 24 horas por dia. Se durante o percurso, a equipe visualizar qualquer fato incomum na rodovia ou algum usuário necessitando de apoio, eles realizam o primeiro atendimento e ficam à disposição do cliente.
Para entrar em contato, o usuário tem disponíveis o site www.ccrviacosteira.com.br, o aplicativo CCR Rodovias Sul, disponível para iOS e Android, o número do Disque CCR ViaCosteira que também atende ligação de celular a cobrar 0800 255 55 50 e o WhatsApp onde o cliente deve salvar o número (48) 3211-3131 na agenda de contatos.
CCR ViaCosteira
A CCR ViaCosteira é responsável pela administração de 220,4 quilômetros da BR 101, no Sul do estado de Santa Catarina, região de grande importância agroindustrial e turística por contar com algumas das mais belas praias do Brasil. A concessão passa por 19 municípios, entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. A ViaCosteira responde, ainda, pela operação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e pelos Túneis Morro do Agudo, em Paulo Lopes, e Morro do Formigão, em Tubarão.