Com o patrocínio da CCR SPVias, a consultoria JLeiva Cultura & Esporte percorreu Sorocaba e outras 20 cidades do Estado de São Paulo com mais de 100 mil habitantes, incluindo as dez mais populosas, e entrevistou cerca de 8 mil moradores, com 12 anos ou mais, em busca de informações sobre seus hábitos culturais.
Cada um dos entrevistados respondeu a mais de 80 perguntas. A pesquisa “Cultura em SP: Hábitos Culturais dos Paulistas” foi levada a campo pelo Instituto Datafolha, entre abril e maio de 2014, e traz dados inéditos sobre o comportamento e os interesses culturais dos paulistas. Os dados deram origem a três diferentes produtos: seminário, livro e um site, cujo conteúdo 100% gratuito pode ser consultado por gestores públicos, privados e produtores culturais.
Na próxima quarta-feira, dia 12 e quinta-feira, dia 13, a divulgação do resultado das pesquisas acontecerá no Sesc Sorocaba com um evento gratuito e aberto ao público.
No dia 12, será realizado o seminário para apresentação e debate sobre os números da pesquisa. No dia 13, além de demonstração dos dados, acontece workshop para produtores culturais da região com os temas “Da ideia ao projeto” e “Fontes de recurso para a cultura”.
O estudo, que foi idealizado por João Leiva, diretor da JLeiva Cultura & Esporte, também teve patrocínio da CCR ViaOeste, Grupo CCR, Sabesp e Oi, com recursos obtidos pelas Leis Rouanet e Proac, e apoio cultural do SESC-SP, do Oi Futuro e da Secretaria de Estado da Cultura.
“Iniciativas como esta são de extrema importância para o desenvolvimento da cultura, pois apresentam um diagnóstico da realidade atual e possibilitam o aperfeiçoamento das políticas públicas promovidas pela Secretaria da Cultura”, diz Marcelo Mattos Araujo, Secretário da Cultura do Estado de São Paulo.
A entrevista foi feita com base nos critérios de representatividade do IBGE.
HÁBITOS CULTURAIS EM SOROCABA
Entre os diversos recortes analisados, a pesquisa perguntou sobre o grau de conhecimento de 10 equipamentos culturais de Sorocaba(SESC / Auditório Pedro Salomão José (Teatro do Getúlio) / Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV) / Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) / Museu Histórico Sorocabano / Sesi / Multiplex – Shopping Cidade Sorocaba / Cine Pátio Cianê/ Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger / Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury) e constatou que, entre eles, o mais conhecido é o SESC, com 93%. Em segundo lugar, vem o Sesi, com 89%, seguido pelo Cine Pátio Cianê (88%). Apesar do alto índice de conhecimento, o número de pessoas que já frequentaram pelo menos uma vez estes espaços cai para 38% no SESC, 45% no Sesi e 55% no Cine Pátio Cianê.
O Museu Histórico e o Teatro Municipal, apesar de muito conhecidos, 73% e 71%, respectivamente, ainda não conseguiram atrair mais da metade dos sorocabanos com idade a partir de 12 anos: 43% disseram ter ido ao menos uma vez ao museu e 41% ao teatro.
Na pergunta aberta (as pessoas podiam responder livremente) sobre qual é o espaço cultural e de lazer mais frequentado pela população, o mais lembrado foi o Parque das Águas, com 11%, seguido pelo Zoológico (7%) e pelo SESC (6%). As respostas incluíram ainda diversos cinemas e bibliotecas (7% para cada grupo), além de igrejas (5%), teatros e shoppings (4% cada).
A pesquisa também identificou o deslocamento dos moradores de Sorocaba motivados pela cultura: 58% deixaram a cidade ao menos uma vez para participar de atividades culturais e 26% afirmaram ter feito isso no último ano. Os destinos mais citados foram a capital paulista (22%), Votorantim (15%) e Itu (7%). Os principais motivos citados foram as festas populares (33%), shows musicais (27%) e as visitas a museus (22) e exposições (20%).
Com relação às práticas culturais, a cidade apresenta índices inferiores à média das cidades pesquisadas para a maioria das atividades. No caso de teatros e museus, por exemplo, o percentual de pessoas que foi a cada uma dessas atividades no último ano foi de 22% e 20%, respectivamente. Nos dois casos, seis pontos percentuais abaixo da média. Os destaques positivos foram as feiras de artesanato (40%) e festas populares (50%), que registraram índices acima da média.
Seminários e workshops:
*A programação poderá sofrer alterações
Sorocaba – Quarta-feira (12.11) Local: Sesc Sorocaba |
|
HORÁRIO |
ATIVIDADE |
09h00 – 09h30 |
Credenciamento |
09h30 – 09h45 |
Abertura |
09h45 – 11h15 |
Mesa 1: “Uso do tempo livre, atividades culturais e a importância de educação e renda. Cinema, Teatro, Museus, Música, Festas Populares e as principais barreiras de acesso” |
11h15 – 11h45 |
Intervalo |
11h45 – 13h15 |
Mesa 2: “O impacto da tecnologia na vida cultural, da escolha da programação às formas de consumo” |
13h15 – 14h00 |
Bate-papo |
Sorocaba – Quinta-feira (13.11) Local: Sesc Sorocaba |
|
HORÁRIO |
ATIVIDADE |
09h00 – 09h30 |
Credenciamento |
09h30 – 10h00 |
Discussão dos resultados da Pesquisa: Geral e da CIDADE |
10h00 – 12h00 |
Sonia Kavantan |
13h30 – 15h30 |
Workshop 2: “Fontes de recurso: Fundos, Editais públicos e privados, Leis de Incentivo, Crowdfunding, etc.”, com Sonia Kavantan |
Seminários – Os principais resultados da pesquisa serão divulgados em seminários abertos ao público nos dias 04 e 05 de novembro, no auditório da Pinacoteca do Estado. Algumas cidades do interior que participaram do estudo também serão contempladas com seminários onde serão divulgados os resultados locais. Em Sorocaba, os seminários serão realizados nos dias 06 e 07 de novembro, no Sesc Sorocaba, em So