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Bernard Jacob, Presidente da ISWIM

A 8ª edição do CBR&C terá como parceiro a International Society for Weigh-in-Motion (ISWIM), entidade internacional que atua no campo da pesagem de carga em movimento. Em entrevista à Agência ABCR, Bernard Jacob, presidente da ISWIN, aborda importantes questões relacionadas à pesagem em movimento e informa que irá realizar duas sessões plenárias no CBR&C, cujo tema será o excesso de peso transportado nas rodovias, uma das principais causas da deterioração e envelhecimento precoce dos pavimentos das rodovias brasileiras.

Agência ABCR: Quais os principais projetos e frentes de atuação da International Society for Weigh-in-Motion (ISWIM)?

Bernard Jacob: A ISWIM foi fundada em 2007, com o objetivo de continuar a organizar as conferências internacionais sobre pesagem em movimento, realizadas de 1995 (ISWIM1) a 2005 (ISWIM4). Trata-se de uma rede internacional de e para pessoas e organizações ativas no campo da pesagem em movimento. A ISWIM apoia os avanços e o uso intenso de tecnologias voltadas para a pesagem em movimento, incluindo a padronização dessa atividade, além de promover conferências, seminários e cursos de treinamento, bem como coletar, distribuir e divulgar publicações técnicas e científicas a ela relacionadas. A página da ISWIM na internet pode ser acessada em http://iswim.free.fr.

Agência ABCR: Esses projetos podem ser adaptados para o setor brasileiro de infraestrutura rodoviária?

Bernard Jacob: O Brasil é um país emergente, apresenta uma economia que cresce rapidamente e, por ter uma extensão territorial muito grande, necessita de um sistema eficiente de transporte de longa distância. O modal rodoviário é o dominante, sendo o tráfego de caminhões responsável pelo impacto mais severo nos pavimentos e nas pontes e viadutos. A sobrecarga inflige graves danos às estruturas e superfícies pavimentadas, reduzindo significativamente seu ciclo de vida útil, podendo, inclusive, no caso de pontes, levar ao colapso. As tecnologias de pesagem em movimento oferecem meios eficientes para identificar e fiscalizar essas sobrecargas, assegurando uma redução significativa nos danos por elas causados, além de contribuir para a segurança nas rodovias e incentivar a justa competição entre os transportadores. A ISWIM irá apresentar sua experiência internacional e promover a troca de informações, tecnologias e aplicações para pesagem em movimento, cooperando com as autoridades e concessionárias de rodovias brasileiras na definição de suas necessidades e na identificação das melhores soluções.

Agência ABCR: Como a ISWIM avalia a parceria firmada com a ABCR para a participação da entidade na oitava edição do CBR&C?

Bernard Jacob: O CBR&C é um dos maiores eventos brasileiros sobre rodovias e engenharia viária. O assunto relativo às cargas dos veículos pesados e seus impactos na infraestrutura será um dos aspectos dominantes desse Congresso. Após uma participação gratificante, incluindo uma apresentação no 7º CBR&C, realizado em 2011, na cidade de Foz do Iguaçu, espero promover uma ampla parceria entre a ISWIM e a ABCR, organizando uma Sessão Plenária no 8º CBR&C. Essa sessão permitirá cobrir os principais temas de interesse das concessionárias de rodovias, facilitando o debate e o intercâmbio de experiências entre especialistas brasileiros e internacionais. Dessa parceria, espero que surja uma cooperação com as concessionárias de rodovias e demais organizações de pesquisa e desenvolvimento brasileiras interessadas na pesagem em movimento.

Agência ABCR: Qual a experiência da ISWIM em congressos com o perfil do CBR&C, realizado pela ABCR, e como esses eventos podem contribuir para o avanço tecnológico e operacional do setor de infraestrutura rodoviária no mundo?

Bernard Jacob: Além das seis conferências internacionais organizadas pela ISWIM entre 1995 e 2012, sendo duas delas em parceria com a North American Traffic Monitoring Exhibition and Conference (NATMEC), promovemos um workshop em Taipei (Taiwan), juntamente com a Universidade Nacional de Taiwan. Em abril de 2011 organizamos com sucesso um workshop Internacional, em Florianópolis, juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina e a Associação Catarinense de Engenheiros. A maioria dos fabricantes de produtos para pesagem em movimento, baseados na América Latina, esteve presente expondo seus produtos. Intensos e proveitosos debates ocorreram entre executivos e engenheiros do Instituto de Metrologia Brasileiro (INMNETRO), da ABCR, do DNIT, do meio acadêmico e especialistas internacionais. Foram discutidas e propostas soluções para equacionar os problemas relativos a caminhões sobrecarregados, evitar os danos às rodovias e melhorar os procedimentos para aprovação de modelo e verificação dos sistemas de pesagem em movimento.

Agência ABCR – A parceria entre ISWIM e ABCR trará ao CBR&C palestrantes internacionais, especialistas em questões relacionadas com o excesso de peso nas rodovias. Quais os principais temas que serão apresentados no CBR&C a respeito desse assunto?

Bernard Jacob: O tópico principal proposto pela ABCR é “Pesagem dinâmica de cargas líquidas e granéis sólidos, e o impacto da sobrecarga nos pavimentos”. As apresentações de especialistas brasileiros e internacionais cobrirão a fiscalização em movimento das cargas transportadas, o controle “on board” do peso embarcado, as ações governamentais para controle do excesso de peso e os danos aos pavimentos e pontes decorrentes desses excessos. Outros temas poderão ser abordados durante uma mesa redonda que terá lugar após as apresentações.

Agência ABCR – Como esses debates contribuirão para o aprimoramento das questões ligadas ao excesso de peso transportado nas rodovias, sua fiscalização e até aprimoramento da legislação que proíba tal prática?

Bernard Jacob: Durante o CBR&C 2013 será apresentada a situação e evolução do controle do excesso de peso na Europa. A Comissão Europeia revisou a Diretiva 96/53 sobre pesos e dimensões de veículos comerciais de grande porte, a qual propõe um n ovo capítulo sobre fiscalização da sobrecarga. O pré-padrão COST 323 sobre pesagem em movimento foi submetido ao Comitê Europeu de Normatização (CEN), para ser adotado como padrão pleno. A República Checa aprovou, recentemente, uma lei permitindo a fiscalização da sobrecarga usando pesagem dinâmica em alta velocidade. A França também está investigando soluções para controle automático de sobrecarga. Entretanto, falta ainda muito trabalho a ser realizado para finalizar os procedimentos para apro

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