Obra adotou solução inovadora com reciclagem de asfalto realizada no local, visando a sustentabilidade e rapidez na execução
A Arteris Fernão Dias, responsável pela gestão dos 562,1 quilômetros da rodovia Fernão Dias (BR-381), que liga as cidades de Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), informa a entrega de mais uma importante obra para os usuários da região metropolitana de Belo Horizonte. São 11,1 km de recuperação do pavimento do trecho que liga o km 477 ao 530, incluindo contorno de Betim, do km 0 ao 8. Alinhada à estratégia de sustentabilidade que comporta a Agenda ESG da companhia, a técnica empregada inclui a reciclagem de pavimento no local da intervenção. A sinalização horizontal do km 0 ao 8 também foi revitalizada, em todas as faixas de tráfego e em ambos os sentidos da rodovia.
“O Contorno de Betim é uma via estratégica para auxiliar a desafogar o trânsito da região metropolitana de Belo Horizonte. As obras proporcionam maior conforto e segurança aos milhares de usuários que trafegam diariamente pelo local”, destaca o diretor de Operações da Arteris Fernão Dias, Ricardo Silva.
Em dois meses e meio, de agosto ao início de novembro, foram mobilizados 190 colaboradores na reforma da via, que utilizou uma tecnologia inovadora e sustentável. Por meio da reciclagem do pavimento realizado no próprio local da obra foi possível obter significativa redução do tempo de execução, já que não foi necessário o deslocamento de material para reciclagem do pavimento, proporcionando também um menor impacto ao tráfego no local. Foram investidos cerca de R$ 31 milhões na intervenção.
Solução tecnológica e sustentável
O projeto de recuperação asfáltica, em parceria com o Laboratório de Tecnologia de Pavimentação da USP (Universidade de São Paulo), com a utilização do RAP (sigla em inglês, que significa Pavimento de Asfalto Recuperado), vem sendo estudado na rodovia Fernão Dias desde 2021.
A técnica de reciclagem in situ (no local) com emulsão, envolve o processamento e estabilização das camadas existentes do pavimento, incluindo o revestimento e a base, com o propósito de criar uma nova camada de base reaproveitando os materiais da antiga estrutura do pavimento, como o RAP. Posteriormente, essa base é coberta com uma camada de revestimento asfáltico, resultando na formação de uma nova estrutura de pavimento. Todo o processo é realizado no local da obra, por meio de equipamentos específicos, desenvolvidos para sua execução. O principal deles é a “recicladora”, que permite que processamento de todo o material existente da camada antiga em conjunto com a adição de novos materiais que vão compor a nova camada de base.
“Diante da demanda por projetos e estudos visando o reaproveitamento de materiais e a reconstrução de pavimentos, a técnica de reciclagem in situ, com adição de emulsão surge como uma solução para proporcionar benefícios tanto econômicos quanto ambientais”, explica o gerente de obras e conserva, Mateus Wobeto.
No contexto da concessão de rodovias, essa técnica é inovadora, oferecendo oportunidades significativas de economia de recursos e redução do impacto ambiental em projetos de reconstrução de pavimentos, além dos ganhos operacionais em se fazer a obra muito mais rapidamente, o que reduz significativamente o risco de acidentes. Essa estratégia alinha-se com as iniciativas ESG na busca por práticas sustentáveis e eficientes na gestão de rodovias.
Agenda Global da ONU
Essa é apenas uma das iniciativas previstas pela Agenda ESG da Arteris no eixo de ecoeficiência. Ela está alinhada aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas, principalmente no que diz respeito ao combate à mudança global do clima e ao consumo e produção responsáveis. Para saber mais sobre a atuação da Arteris em sustentabilidade, acesse o relatório de 2022 aqui.
Sobre a ABCR
A ABCR é uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 1996, que representa o segmento de concessões rodoviárias, responsável pela segurança viária do país. Atualmente, a ABCR conta com 49 empresas associadas que representam a voz de quem investe em rodovias no Brasil, em níveis federal, estadual e municipal.