Objetivo foi checar os principais itens de segurança e conscientizar quanto à manutenção preventiva dos veículos
A ação de check-up de caminhões, que aconteceu nesta segunda e terça-feira (13 e 14 de dezembro) no Programa Estrada para a Saúde, no km 82, sentido Rio de Janeiro, em Roseira (SP), realizou 105 verificações em veículos. O objetivo foi orientar e conscientizar os motoristas quanto à manutenção preventiva dos seguintes itens: pneus, rodas, iluminação, sinalização, freios, direção, emissões, eixos e suspensão. Neste ano, foram seis ações realizadas.
“A partir de um termômetro laser digital, que possui uma câmera térmica, é possível aferir a temperatura do cubo da roda dos caminhões. Se ela estiver elevada, acima de 90 graus célsius nos eixos de tração ou 60 graus nos eixos livres, há risco de início de incêndio nas rodas, que pode se espalhar inclusive para todo o caminhão”, explica Antônio Gaspar, responsável pelo check-up.
O Programa Estrada para a Saúde
O Estrada para a Saúde é um programa pensado para a saúde do caminhoneiro, que oferece acompanhamento contínuo e gratuito, desde 2001. Também possibilita acesso a exames, tratamento odontológico e outros serviços para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida desse público.
Atendimentos de saúde
Além desses serviços, o caminhoneiro poderá também realizar exames de enfermagem e passar por consulta odontológica. Esses serviços já são fixos no programa Estrada para a Saúde. Os atendimentos dentários são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h. Já os atendimentos de enfermagem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As consultas médicas acontecem de terça a quinta-feira, das 13h às 16h.
Sobre a CCR NovaDutra: A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A Concessionária tem 25 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR.