A AB Colinas, concessionária do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, realizou em 2022 um total de 89 mil atendimentos em todas as rodovias que administra. Uma média de 244 atendimentos feitos por dia, ou pouco mais de 10 por hora. Todas essas ações foram realizadas para auxiliar em diversos tipos de situações ocorridas ao longo das rodovias SP-075, SP-127, SP-280, SP-300 e SPI-102/300.
O número total mostra um crescimento de 4% nos atendimentos realizados entre 2021 (86 mil) e o ano passado, situação que comprova a eficácia e a qualidade das equipes e dos serviços prestados pela concessionária.
Com 33.947 atendimentos, os casos de pane mecânica foram as ocorrências mais atendidas pelas equipes da AB Colinas, representando pouco mais de 38% do total.
Também aparecem nessa lista os casos de pneu furado (9.049 ocorrências – 10,2%), veículo com pane seca (4.082 ou 4,6%), pane elétrica (2.750 ou 3,1%), dentre outros.
As viaturas de inspeção da concessionária foram as mais requisitadas com 42 mil atendimentos (47,7%), seguidas pelo guincho leve com 31 mil (35,4%), a ambulância com 8,1 mil (9,1%), guincho pesado com 6,5 mil atendimentos (7,3%) e o caminhão boiadeiro, para atendimento envolvendo animais, com quase 500 atendimentos (0,5%).
De todos esses atendimentos, 29 mil (32,4%) foram originados pelas equipes de inspeção da concessionária que trafegam por todo o trecho das rodovias. O serviço do 0800-703-5080 oferecido pela empresa foi o segundo mais utilizado para a solicitação de serviços com quase 19 mil atendimentos (20,9%). Com quase 15 mil solicitações (16,6%), as chamadas feitas utilizando os aparelhos de call box (telefones de emergência) instalados a cada quilômetro em todas as rodovias administradas pela AB Colinas aparecem na terceira posição dentre os mais utilizados.
Ao percorrer os 307 quilômetros de rodovias administrados pela AB Colinas, que passam pela SP-075, SP-127, SP-280, SP-300 e SPI-102/300, os usuários contam com serviços gratuitos, 24 horas por dia, prestados por uma equipe sempre atenta e treinada para oferecer o melhor atendimento. Além de poder fazer contato pelo 0800, ainda podem utilizar um dos 565 aparelhos de call box distribuídos por todo o trecho, onde a ligação é gratuita.
Rodovias monitoradas
Com câmeras instaladas em pontos estratégicos ao longo das rodovias, a AB Colinas realiza um monitoramento que é executado pela equipe do C.C.O. (Centro de Controle Operacional) em uma sala com monitores de vídeo que permitem aos operadores acompanhar o tráfego e, se necessário, acionar as equipes de campo para o atendimento ao usuário. É por esse sistema de monitoramento que os operadores do C.C.O também identificam ocorrências e enviam ajuda aos motoristas antes mesmo do primeiro contato.
Ao mesmo tempo em que as rodovias são monitoradas por vídeo, as equipes de inspeção de tráfego percorrem todo o trecho durante 24 horas, analisando a situação do tráfego, identificando casos que necessitam de auxílio, realizando a sinalização e o desvio do trânsito, dentre outros trabalhos.
Sobre a AB Colinas e o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo
A AB Colinas está entre as 20 concessionárias do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, que recuperam e conservam cerca de cinco mil quilômetros da malha viária paulista. A concessionária é responsável por 307 quilômetros de rodovias desde março de 2000.