Atividades buscam reforçar segurança viária nas rodovias e a mensagem “Paz no trânsito começa por você”, tema da campanha 2024
As concessionárias de rodovias associadas à ABCR promovem mais de 600 ações em todo o País para reforçar as mensagens do Maio Amarelo que, neste ano, tem como tema “Paz no trânsito começa por você”. A campanha 2024 objetiva estimular a sociedade a pensar e refletir sobre a necessidade e a importância da gentileza no trânsito, incentivando uma mudança de atitude e comportamento dos condutores e demais usuários das vias.
O movimento é iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária e recebe o apoio de diversas entidades e empresas em todo o País. A mobilização de pedestres, motoristas, ciclistas, caminhoneiros e motociclistas compõe a agenda das concessionárias, com centenas de atividades durante todo o mês de maio. Confira a programação completa neste link, e algumas ações para cada tipo de público abaixo:
Pedestres
Mais de 100 ações emprendidas pelas concessionárias de rodovias buscam conscientizar os pedestres, público mais vulnerável do trânsito segundo o CTB. A concessionária Rodovias do Tietê, por exemplo, promove o Café na Passarela, ação para abordar os pedestres nas passarelas com café da manhã e material educativo.
A Ecovias e diversas concessionárias da EcoRodovias farão pit stop educativo com distribuição de coleto e materiais. A CCR promove, ainda, peça teatral para crianças, com orientações sobre travessia segura, cinto de segurança e outros. Vale reforçar que é importante que o pedestre tenha atitude responsável no trânsito e não espere apenas que o condutor respeite a legislação.
Motociclistas e ciclistas
Os motociclistas e ciclistas também serão ação de blitz educativas como a da Concessionária Rota das Bandeiras, que busca conscientizar sobre o risco da ingestão de bebidas alcoólicas e entorpecentes antes de dirigir. Algumas ações como da Entrevias irá distribuir refletivos e antena corta-pipa para instalação nas motos. Em diversas praças das concessionárias da EcoRodovias, será feita ação de conscientização com os motociclistas sobre “distração no trânsito”, normas de segurança e uso de EPIs, além de distribuição de coletes refletivos para maior segurança dos ciclistas.
A concessionária AB Colinas realiza a exposição “Motociclista esperto faz o que é certo”, com fotos de motocicletas depois de acidentes. A exposição busca reforçar quais são as boas práticas no trânsito para evitar acidentes – como não fazer ultrapassagens perigosas e respeitar os limites de velocidade, por exemplo.
Motoristas de auto
O uso do celular ao volante é a 3ª maior causa de mortes no trânsito no Brasil, e por isso é um dos focos das campanhas para motoristas. A concessionária Via Bahia, por exemplo, instalou um carro acidentado no perímetro nas praças de pedágio para que os motoristas vejam de perto os riscos do uso do celular ao dirigir. A Rota das Bandeiras também realiza uma ativação no aeroporto de Viracopos, em Campinas, em que colaboradores da concessionária abordam os transeuntes e orientam sobre os perigos de usar o celular ao volante.
Ainda, concessionárias da Arteris e da CCR farão uso de óculos simuladores de sonolência e embriaguez para conscientizar sobre a dificuldade de dirigir sob efeito de álcool e sono. Ação promovida pela Entrevias no Trevo de Ribeirão Preto, tem, ainda roleta com perguntas sobre trânsito e áudios de relatos de pessoas que se envolveram em acidentes de trânsito para sensibilizar os motoristas.
Caminhoneiros
Diversas iniciativas têm como foco a saúde do caminhoneiro, como é o caso do Saúde nos Eixos e o Caminhos para Saúde, iniciativas das concessionárias SPMar e CCR, respectivamente, e que disponibilizam profissionais para conversar com os motoristas e fazer check-up do veículo. Já a blitz Acorda Motorista convida os profissionais a fazerem uma pausa em segurança para tomar um café, lanche e também aferir a pressão e praticar exercícios laborais.
Outras iniciativas
As concessionárias de rodovias também realizam ações além dos trechos. O podcast “De Olho na Estrada”, da concessionária SPMar, por exemplo, terá episódio especial sobre o Maio Amarelo. A concessionária Tamoios divulgará boletins especiais dentro da programação de sua Rádio Web, e a Nova Rota do Oeste produz uma Web Série Cinematográfica sobre o tema Segurança Viária, que terá o primeiro capítulo lançado durante o mês de maio nas redes sociais.
Algumas lives e palestras online também compõem a programação, como a palestra sobre o tema Direção Segura, promovida pela Entrevias, e a Live Conscientizar: A vida é feita de escolhas. No trânsito escolha a vida!, que será disponibilizada nas redes sociais da AB Colinas.
Maio Amarelo
Com centenas de ações em todo o país, o objetivo das concessionárias de rodovias é ajudar a fazer a diferença neste Maio Amarelo e conscientizar toda a população, reforçando a importante mensagem de que a “Paz no trânsito começa por você”.